Profile picture
, 11 tweets, 2 min read Read on Twitter
Qual é o problema desta notícia? Seguinte: 1/ A Amil pertence a maior empresa de serviços em saúde do mundo, a United Health. 2/ O Brasil é o mercado mais importante da empresa fora dos EUA. 3/ A Amil deu um prejuízo enorme (> 700 milhões).
4/ gde parte do prejuízo da Amil foi devido ao enorme contingente de planos individuais q a operadora tem. Tais planos têm regulação de reajustes pela ANS e, em geral, sobem menos q os planos empresariais ou vinculados à categorias profissionais (pex mediados pela Qualicorp)
5a/ Outras operadoras como a Sulamerica e o Bradesco resolveram isso reduzindo ao máximo os planos individuais, alguns até de forma vil. (Sei de varias historias em q a pessoa atrasou 1 ou 2 dias e teve o plano cortado pela cláusula de inadimplência).
5b/ Só pode plano empresarial, cujo reajuste é dado por uma fórmula q inclui 2 variáveis: sinistralidade e o tal VCMH - variação de custos médico hospitalares. Essa fórmula que computa os dois é guardada a 7 chaves pelas operadoras e nem sob requisição judicial é revelada!
6/ o VCMH é a fonte do sintagma “inflação médica”. As entidades médicas fizeram a conta e alegam que seu custo representa 8% do montante. clubedosmedicos.abmnet.org.br/noticias/prg_n…
7/ Os custos subiram. Os lucros caíram. (Não vou nem entrar no mérito se a Saúde deveria ou não dar lucro, que seja). Pelo menos 3 milhões de pessoas perderam o plano de saúde nos últimos anos de crise. Que fazer?
8/ a Amil propos um novo modelo de remuneração, o orçamento ajustável, no qual os riscos são compartilhados com os prestadores de serviço. Ex. Cirurgia de vesícula: eu pago X. Complicou? Problema seu. Continuo pagando X.
9/ O problema disso é a regra de Pareto aplicada à medicina. 80% (ou mais) do que fazemos é trivial e vai bem. 20% é pepinaço e complica. Quem vai querer trabalhar com esses 20%? Na prática, o que ocorre é o seguinte
10/ Ou judicializa-se o atendimento via usuário, já que os prestadores PJ (hospitais e clínicas) não podem fazer isso, seja por questões contratuais, seja por coerção sobre a demanda ou..
11/ manda os pepinos pro SUS.. hehe. E assim vamos nós.. a discussão é muito complexa e com certeza esse recorte não faz jus a todas as variáveis q estão em jogo.
12/ Os médicos já não são mais os detentores de seus meios de produção. Faz um tempinho já. O “patrão” do médico não é mais o paciente. Isso tem algumas implicações. Nenhuma boa.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Каrl
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!