Profile picture
Каrl @Karl_MD
, 17 tweets, 3 min read Read on Twitter
1/ Bom. Vamos lá. Essa será uma longa thread pq eu ainda acredito q a melhor forma de combater o obscurantismo e o anti-intelectualismo q reina hoje nesse país é mostrar q pensamento crítico com boas fontes de dados ajudam a gente a entender melhor o mundo q habitamos
2/ Vou comentar artigo recém-publicado numa das mais prestigiosas revistas especializadas Hansen H Riano NS Meadows T Mangurian C. Alleviating the Mental Health Burden ofStructural Discrimination and Hate Crimes The Role of Psychiatrists Am J Psychiatry 2018 Oct 1;175(10):929–33
3/ Uma tradução possível para o título do artigo seria: "Aliviando a carga da saúde mental por Discriminação Estrutural e Crimes de Ódio: O papel dos psiquiatras". O artigo começa mostrando 3 casos clínicos.
4/ No 1o, um psiquiatra acompanha jovem negro gay de meia idade por depressão e ansiedade. O quadro piora nos últimos 4 m em função de acontecimentos onde a polícia atirou contra jovens negros e principalmente após o shooting de um NightClub Gay em Orlando. Ele acha q vai morrer
5/ No 2o, uma psiquiatra nota um aumento da insegurança tanto em pacientes como no staff de um centro de apoio a imigrantes. Pessoas estão fazendo testamentos entre outras coisas em função de notícias "pouco acuradas" veiculadas nas TVs chinesa e espanhola da região.
6/ Finalmente, no 3o. Um psiquiatra Sikh (indianos não muçulmanos que usam turbantes) reporta o desespero de algumas famílias que referem sofrer perseguição religiosa. Muitas estão vendendo os negócios e pensando em mudar de país apesar de terem nascido nos EUA.
7/ Na introdução eles citam dados de aumento significativo de violência contra negros, pop LGBT, imigrantes e muçulmanos desde 2016 e que isso tem impacto enorme na saúde mental da população. Eles agrupam esse tipo de violência sob o termo Targeted violence and discrimination
8/ As propostas p/ melhorar o acolhimento tem um grupo que inclui: Segurança Cultural, Humildade Cultural e Humildade Narrativa. São um conj de técnicas (algumas importadas da N Zelandia que fizeram sucesso com a pop Maori) visando compreender melhor a cultura estrangeira
9/ Um segundo grupo é chamado de trauma-informed care. Basicamente, são diretrizes para identificar melhor pacientes vulneráveis e evitar que o próprio atendimento os retraumatize evitando abusos discursivos e relações de poder.
10/ Uma 3a atitude é identificar situações onde há racismo e outros desvios de natureza sistêmica ou mesmo institucional. Citam o exemplo da diferença como a lei é aplicada a comunidades brancas e negras ou de imigrantes.
11/ Por fim, naquilo que é chamado competência estrutural têm todas as ações integradas em uma instituição com profissionais treinados.
12/ Na discussão, os autores retornam às vinhetas clínicas. O psiquiatra do rapaz gay conhecia uma entidade que trabalhava com pop LGBT vulnerável e encaminhou-o para lá. Ele terminou por melhorar clinicamente a ponto de participar de um protesto.
13/ A psiquiatra dos imigrantes contactou um grupo de defesa legal sobre imigração para esclarecimentos adequados e formou um grupo “Todos Somos Bienvenidos/All Welcome Here” com yoga, orientação nutricional e apoio psicológico.
14/ a psiquiatra q trabalhava com os Sikhs e violência anti-Muslim convenceu a Coalisão Sikh local a participar de marchas inter-fés contra a violência religiosa, a formar fóruns de discussão religiosa e ações para fomentar a difusão da cultura Sikh em escolas elementares
15/ Ou seja. Não se trata de trabalho simples e de um único profissional. Ações sociais são requeridas. Ações em grupo. Redes de suporte social..
16/ Minhas conclusões: A eleição de Trump nos EUA deu voz e ação a uma série de violências anti-minorias sejam elas a população afro-descendente, LGBT e minorias religiosas. O impacto disso na saúde mental das pessoas não é pequeno.
17/ Quem não acredita que a eleição de um chefe de estado com um discurso violento anti-minorias não influencie tais comportamentos não acompanha a realidade norte-americana. Quem quiser o artigo, manda o email na DM que eu envio com prazer.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Каrl
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!