, 8 tweets, 2 min read Read on Twitter
Assisti ontem ao documentário ‘Democracia em Vertigem’ e recomendo sob todos os aspectos: artístico, histórico e cinematográfico. Mas um outro ponto me chamou mais atenção: o autobiográfico (explico na sequência abaixo).
A cineasta Petra Costa é filha de Marília Andrade, herdeira da construtora Andrade Gutierrez, uma das maiores do País. Atacada por sites de extrema-direita pelo pecado do “berço de ouro”, Petra transformou seu lugar de fala em algo extremamente poderoso na narrativa.
Família conservadora de Minas Gerais, os Andrade preparavam a mudança para os Estados Unidos quando João Goulart anunciava suas reformas de base. Os pais de Petra, no entanto, eram militantes de esquerda e seu nome é uma homenagem a Pedro Pomar, assassinado na ditadura.
Com o golpe militar de 1964, os Andrade não fugiram para os Estados Unidos. Ao contrário, ficaram no Brasil e lucraram muito com as obras, algumas faraônicas, da época. Com o passar do tempo, corrupção e obras públicas viraram quase sinônimos, até que a bomba explodiu em 2013.
Os protestos de junho daquele ano já eram a preparação para a Lava Jato, que começaria em 2014, na guerra híbrida contra o Brasil. No ano da Copa, em que a Andrade Gutierrez construiu diversas arenas, o financiamento empresarial de campanha foi o pretexto para a derrubada do PT.
Enquanto os setores da família Andrade lucravam com as obras públicas, que geravam as doações políticas, Petra e seus pais admiravam as conquistas sociais dos governos Lula e Dilma, mas criticavam as alianças com políticos corruptos e a ausência de uma reforma política.
Na Lava Jato, executivos da Andrade Gutierrez chegaram a ser presos, enquanto Petra rodava seu documentário. Nas eleições de 2018, muitos de seus parentes votaram em Bolsonaro, que gostaria que seus pais tivessem sido também assassinados na ditadura.
O filme, portanto, é também uma jornada pessoal de descoberta e autoconhecimento. Quem é Petra Costa? Quem são seus pais? O que sua família representa? O que é a sociedade brasileira? Quem somos nós? Como nossa individualidade se entrelaça com a história coletiva? Somos todos um?
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Leonardo Attuch
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!