, 13 tweets, 5 min read Read on Twitter
Hoje o Plano Real faz 25 anos. estabilização macroeconômica brasileira foi, de fato, uma Revolução. Ela modificou completamente as possibilidades das pessoas. Para entender, segue fio. 🧵👇🏽
Ao fim do regime militar, com as pessoas acostumadas com uma inflação alta e reajustes anuais, a economia plenamente indexada e uma revolta acumulada pelo arrocho salarial, a bomba-relógio estava prestes a explodir. E assim ocorreu.
Tentou-se todo tipo de feitiçaria macroeconômica (como o congelamento de preços do Plano Cruzado e o confisco da poupança do Plano Collor) para se tentar combater uma inflação que chegou a 2.700% em 1993.
Esse ambiente tornava impossível que as pessoas se planejassem, poupassem e investissem. Ao invés de comprar caminhões para fazer entregas, donos de supermercado estavam comprando caminhões para se proteger da inflação. Ninguém conseguia fazer planos de longo prazo.
As pessoas investiam no “overnight”, um mercado de empréstimos diários que em países com economia normal tem margens tão pequenas que só interessa a bancos – nunca a pessoas físicas. A economia estava em colapso.
A Revolução de 1994 tornou possível que empresários e consumidores fizessem planos e investimentos e que governantes pudessem engendrar políticas públicas de uma forma mais ordinária e transparente. Para entender o tamanho dessa Revolução, dê uma olhada no gráfico abaixo.
Os pobres, como sempre, eram os mais afetados por toda essa confusão macroeconômica. A maioria n tinha conta no banco, o que significava q eles tinham de correr para o supermercado assim que recebessem seu dinheiro e que n podiam poupar. Preços eram remarcados mtas vezes ao dia.
Em dois anos, o Plano Real tirou cerca de 9 milhões de pessoas da miséria. Na década seguinte, uma combinação de crescimento econômico, mudanças demográficas favoráveis e políticas sociais direcionadas aos mais pobres retiraria mais 20 milhões de pessoas da miséria.
Inflação e desequilíbrios macroeconômicos são armas de destruição em massa. São armas que condenam pessoas à miséria, à fome e, consequentemente, à própria morte. N se deve minimizar o impacto do Real — ele foi condição necessária para nos tornarmos um país de renda média alta.
Cinco leituras que eu recomendo para esse período.

1) Notícias do Planalto de Mário Sérgio Conti conta os bastidores do governo Collor, suas crises e sua relação com a imprensa.
2) Saga Brasileira, de @MiriamLeitaoCom, é um ótimo relato do caos econômico pré-real.
3) A Arte da Política, autobiografia do @FHC, traz importantes relatos para o período - inclusive como ele se tornou protagonista político do Real, ofuscando o então presidente Itamar Franco.
4) O paper “A ESTABILIZAÇÃO HETERODOXA NO BRASIL: idéias e redes políticas”, de @carlosrpio, publicado na Revista Brasileira de Ciências Sociais, resume sua tese de PhD e relata o papel dos economistas: Arida, Lara Resende, Malan, Bacha, Lopes, Franco, Modiano, Zé Márcio.
5) Um dos melhores livros-texto de história econômica brasileira contemporânea tem um belo relato desse período.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Góes, Carlos📈
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!