, 14 tweets, 3 min read Read on Twitter
1/ Aqui um resumo do que coloquei ontem no seminário do @FGVIBRE: no atual contexto macro, faz sentido abrir espaço para investimento público, para terminar obras paradas, repor depreciação da infraestrutura, aumentar produtividade e gerar emprego e renda.
2/ Um programa de 0,5% do PIB por ano, em 4 anos (R$ 140 bi), pode acelerar a recuperação da economia. O foco deveria ser manutenção da infra de transportes e logística e desenvolvimento urbano (saneamento, pavimentação, habitação, transporte urbano), onde há necessidades claras.
3/ Ampliar investimento público com dívida tem risco? Sim, toda decisão tem risco, inclusive a decisão atual de não fazer nada. Já são três anos de consolidação fiscal e redução do investimento público, com a recuperação sendo adiada sucessivamente para o ano seguinte.
4/ No contexto atual, de alta ociosidade, desemprego ainda elevado e núcleo de inflação correndo no piso da meta, o risco de uma pequena expansão do investimento público gerar uma corrida contra o real é baixo, mesmo que essa iniciativa seja financiada com expansão da dívida.
5/ Porém, há três barreiras consideráveis para a recuperação do investimento público. A primeira é ideológica: a atual equipe econômica defende que se adotem somente medidas de oferta, mas como já coloquei, as duas coisas não são excludentes. É possível fazer as duas coisas.
6/ A segunda barreira é jurídica. Com o atual teto de gasto, um programa temporário de aumento do investimento depende de PEC, ou seja, mesmo que o governo queira, será necessário aprovação não trivial pelo Congresso. Até acho que o Congresso aprova, mas é a segunda barreira.
7/ E mesmo que o governo queira e o Congresso concorde, há a barreira institucional: após 5 anos de Lava Jato, a estrutura de governança e execução de investimento público travou. Há grande incerteza jurídica para ordenadores de despesa, logo mesmo com $, o projeto pode não sair.
8/ Mas o primeiro passo continua o mesmo: o governo decidir que é necessário um programa emergencial e temporário de recuperação do investimento público, em áreas que só o governo faz (o resto vai via concessão, como já está encaminhado) e revisar o teto de gasto nesse sentido.
9/ O programa pode e deve ser feito com transparência e prestação de contas, recuperando a capacidade do Estado em executar investimentos na realidade pós-Lava Jato (o que requer mais coordenação e menos busca pelo protagonismo midiático entre órgãos de regulação e controle).
10/ Do lado financeiro, com taxa de juro real de 4% e crescimento do PIB entre 2% e 3% no médio prazo, o aumento do investimento via dívida é um risco menor do que insistir na "macroeconomia da sangria" (aprofundar a recessão para estimular a expansão) atualmente.
11/ Mas infelizmente 2019 já passou do ponto de vista orçamentário. Estamos em julho, o governo deve fazer novo contingenciamento e liberar $ somente no apagar das luzes, em dezembro, após receber o bônus de assinatura do leilão de petróleo.
12/ Apesar de 2019 estar quase perdido do lado fiscal, o orçamento de 2020 está sendo definido agora. O governo enviará sua proposta de orçamento (PLOA) e plano plurianual (PPA) até o final de agosto. Por isso é importante apontar a necessidade de mais investimento público agora.
13/ Por fim, se o governo não tomar a iniciativa, provavelmente o impulso fiscal virá de modo desordenado pelo Congresso, via mais um auxílio temporário para Estados e Municípios pagarem folha, junto com reajuste da tabela de IR e liberação de FGTS. Ajuda, mas não é o ideal.
14/ E quase esqueci: para tornar a proposta de aumento do investimento público mais palatável para Bolsonaro, ontem apontei iniciativa similar adotada por um Presidente ex-Militar, Eisenhower nos EUA de 1956. A medida está descrita no link abaixo: en.wikipedia.org/wiki/Federal_A…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Nelson Barbosa
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!