, 7 tweets, 4 min read Read on Twitter
1/ No @TJAmazonas, cargo é herança de família. Dando um “jeitinho”, concurso foi ampliado até que filhos de magistrados entrassem. Eram 23 vagas, mas os gêmeos Igor e Yuri Caminha, filhos da desembargadora Nélia Caminha Jorge, que ficaram no 34º e 43º lugar, foram empossados. 👇🏾
2/ Também tomou posse, Rebecca Ailen Nogueira Vieira, herdeira de uma família com tradição no @TJAmazonas. Ela é neta do desembargador aposentado Lafayette Vieira, filha do juiz Rogério José Vieira e sobrinha do desembargador Lafayette Vieira Júnior. Ela ficou na 51º lugar.
3/ O Judiciário local trata bem os familiares d0s magistrados. Para nomear Igor, Yuri e Rebecca, o tribunal nomeou ao todo 51 candidatos em um concurso que previa 23 vagas.
4/ No @TJAmazonas existem ao menos 27 juízes, desembargadores ou funcionários que dividem sobrenomes. Pelo menos sete famílias têm grande influência para agregar parentes. Uma inspeção do @CNJ_oficial em 2017 identificou ao menos dez casos de indício de nepotismo no tribunal.
5/ O beneficiamento de familiares em concurso público não é a única coisa a chamar atenção. Entre os 12 desembargadores do tribunal que possuem "função de confiança” e recebem acréscimos no salário devido a cargos que dependem de indicação, nove têm parentes em altos cargos.
6/ Até o presidente da corte, desembargador Yedo Simões, dá o mau exemplo. O seu irmão, desembargador Elci Simões, foi nomeado ouvidor do tribunal e recebe R$ 11,8 mil a mais no contracheque. A nomeação vai contra resolução do @CNJ_oficial que proíbe a nomeação de parentes.
7/ Por e-mail, a assessoria de comunicação do TJ informou que "a função de ouvidor-geral é de exercício voluntário”, mas não explicou como Elci passou a receber R$ 11,8 mil a mais em sua folha de pagamento como benefício por "função de confiança". Leia👇🏾 interc.pt/2FKJks3
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to The Intercept Brasil
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!