My Authors
Read all threads
Esta é uma thread sobre o que está acontecendo em Porto Rico

e a inveja que eu estou dos porto-riquenhos que estão tomando as ruas por causa mensagens vazadas do Telegram.
A tensão na ilha já estava altíssima por conta de suspeitas de corrupção do governo, o que afetou gravemente a recuperação de Porto Rico após o furacão que devastou a ilha em 2017.
O caldo ferveu no último dia 10, quando o FBI prendeu dois ex-funcionários do governo, além de empresários e empreiteiros, alegando participação em corrupção com recursos federais destinados a educação e saúde. A fraude chegaria a 15,5 milhões de dólares entre 2017 e 2019.
Três dias depois, no último dia 13, o governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, teve 889 páginas de conversas de um grupo de Telegram publicadas pelo Centro de Jornalismo Investigativo de Porto Rico. Além dele, faziam parte do grupo outros 11 homens membros do seu governo.
Entre as mensagens, comentários absolutamente machistas, homofóbicos, violentos e desrespeitosos sobre a população porto-riquenha e adversários políticos do Democrata. Exemplos:
O responsável de Finanças, Christian Sobrino Vega, que representava Rosselló no conselho federal, disse sobre a prefeita de San Juan, Yulín Cruz: “estou salivando de vontade de atirar nela”. O governador respondeu que ele “estaria fazendo um grande favor”.
Em outra mensagem, o mesmo Christian Sobrino Vega disse sobre o cantor Ricky Martin:

"Nada é tão patriarcal quanto o Ricky Martin. Ele é tão machista que fode com homens porque mulheres não estão à altura. Puro patriarcado."
Outra alvo foi a ex-presidente do Conselho de Nova York, Melissa Mark Viverito. Na época, Rosselló ficou chateado que ela tinha criticado o presidente do Comitê Nacional Democrata, Tom Perez. “Nosso povo devia defender Tom e bater nessa vadia”, escreveu o governador da ilha.
Questionado sobre o orçamento para patologistas forenses, Sobrino Vega respondeu com piada sobre as pilhas de cadáveres da época do furacão Maria:

"Agora que estamos no assunto, não temos alguns cadáveres para alimentar nossos corvos?", em referência aos críticos do governo.
Essas são só algumas das muitas mensagens que envolvem machismo, gordofobia e LGBTfobia.

Aí queridos, o caldo esquentou e a população está enfurecida tomando as ruas desde o do 15 demandando que o governador renuncie e organizando uma greve geral.

#RickyRenuncia #ParoNacional
A maior manifestação foi ontem, dia 22. Estima-se que 500 mil pessoas foram às ruas. Porto Rico tem 3,2 milhões de habitantes.

Ou seja, mais de 15% da população está protestando.

No Brasil, seria equivalente a protestos com 31 milhões de pessoas.

Celebridades porto-riquenhas se juntaram aos manifestantes pedindo a renúncia do Governador.

Ricky Martin foi um deles:

Além dele, também participam dos protestos, o ator Benício Del Toro, o rapper Residente, um dos maiores da América Latina, e a estrela do reggaeton e trap, Bad Bunny, que suspendeu sua turnê na Europa para participar das manifestações.
Depois desse auê, no último domingo, dia 21, o governador da ilha, Ricardo Rosselló, anunciou que não tentará a reeleição e que deixará o cargo de chefe do seu partido, o Novo Partido Progressista.

Todos os 11 homens do governo que estavam no grupo largaram seus cargos.
Nada disso adiantou. O povo segue se manifestando por toda a cidade - principalmente em frente à casa do Governador - pedindo sua renúncia.
E eu fico aqui pensando que maravilha deve ser morar num país em que mensagens absurdas e comprometedoras vazadas de grupos de Telegram de fato indignem a população e façam o povo se manifestar.

Toda admiração e solidariedade aos porto-riquenhos!
O @NexoJornal fez o “Durma com essa” de segunda-feira sobre Porto Rico. Dez minutinhos falando sobre isso tudo:

open.spotify.com/episode/2FOzQs…
Para quem fala inglês, o podcast The Daily do New York Times fez o episódio de sexta passada sobre isso e está simplesmente perfeito e maravilhoso e muito completo:

open.spotify.com/episode/66Ks7J…
O GOVERNADOR DE PORTO RICO, RICARDO ROSSELLÓ, ACABA DE RENUNCIAR!

Em vídeo publicado no seu Facebook, ele anunciou que deixará o cargo na próxima sexta-feira, dia 2 de agosto.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Isabela Reis

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!