@naomypersona Coisas assim aconteceram no Japão, Galápagos e Madagascar. Mas será que na Austrália há tantos animais "estranhos"? Pelo menos em relação a serpentes, aranhas e insetos, muito do que se atribui à Austrália existe equivalente também em outras partes do mundo, incluindo no Brasil.
@naomypersona Agora coloquem australianos para ver fotos dos bichos do Brasil. Mostre um peixe-boi, uma anta, um tamanduá, um bicho-preguiça, um tatu-canastra, uma sucuri, uma aranha-golias, uma lacraia-gigante, um urutau, uma traíra, etc. Não serão bichos estranhos para eles também? 🤔
@naomypersona Alguns comentaram que há animais na Austrália mto perigosos. Fato! Porém, no Brasil até lagarta-de-fogo (Lonomia sp.) tem toxina fatal! Nossas aranhas armadeiras (Phoneutria sp.) têm um dos venenos mais potentes dentre todas e sempre a galera me manda foto de uma dentro de casa!
@naomypersona Nossos escorpiões-amarelos (Tityus serrulatus) causam diversas mortes no país, principalmente em crianças. As fêmeas podem se reproduzir sem machos (partenogênese), e são pragas urbanas terríveis, tendo sido encontrados até nos andares mais altos de apartamentos!
@naomypersona Algumas das picadas mais dolorosas do mundo também são de insetos do Brasil. É o caso do nosso cavalo-do-cão (Pepsis sp.), uma vespa enorme e que é caçadora de aranhas caranguejeiras. É a que comparo com minha mão na foto abaixo.
@naomypersona Há quem diga que a picada mais dolorosa do mundo é a da nossa formiga-tocandira (ou tocandeira). Lá fora a chamam de "bullet ant" pois a dor é comparada a tomar um tiro. E há índios na nossa Amazônia que usam luvas cheias dessas formigas em rituais de passagem!
@naomypersona Também ocorrem no Brasil diversas espécies de sapinhos minúsculos e maravilhosos, porém extremamente tóxicos da família Dendrobatidae. Na amazônia há inclusive índios que usam as toxinas desses bichos em pontas de flecha de defesa.
@naomypersona No Brasil temos uma ilha no litoral de São Paulo tomada por milhares de jararacas-ilhoa (Bothrops insularis). Essas cobras tem peçonha muito poderosa e só existem lá, tornando a ilha inabitável!
@naomypersona No Brasil vivem o maior e também alguns dos maiores besouros do mundo! O besouro-titã (Titanus giganteus) no centro do quadro é tido como a maior espécie, onde fêmeas podem chegar aos 22 cm. Alguns autores dizem que a força de sua mandíbula é capaz de cortar um lápis ao meio.
@naomypersona O Brasil é o único lugar do planeta onde ocorre o fenômeno da bioluminescência em cupinzeiros. É provocado por larvas de vagalumes e torna os cupinzeiros parecidos com prédios iluminados à noite. Esses cupinzeiros, aliás, estão ameaçados de desaparecer.
@naomypersona Nossas cobras corais da família Elapidae são extremamente lindas e absolutamente perigosas. São tão temidas que outras cobras imitam (mimetizam) suas cores, as falsas corais. O caso de um bêbado manuseando uma, sendo picado e morrendo logo em seguida repercutiu faz pouco tempo.
@naomypersona No Brasil temos os sapos do gênero Ceratophrys e que são conhecidos como "pac man frog" por causa do seu hábito de abocanhar qualquer bicho que caiba em sua boca. As vezes abocanham o que não cabe. Nem ratos ou até mesmo outros sapos da mesma espécie escapam da dieta desse bicho.
@naomypersona Temos nos rios da amazônia brasileira o poraquê, peixe que só pelo nome científico (Electrophorus electricus) vocês já deduzem o que faz, né? Ele dá descargas elétricas que ultrapassam os 600 volts e até mais de 1 ampere de corrente elétrica! ⚡
@naomypersona A maior mosca do mundo também é do Brasil. A espécie é Gauromydas heros e é um bicho efetivamente raro e difícil de ser encontrado.
@naomypersona Nossas formigas-saúvas (Atta sp.) deram também uma baita lição de engenhosidade ao mundo quando pesquisadores resolveram escavar um formigueiro delas que já estava inativo lá no sul do Brasil.
@naomypersona Na região do Tocantins vivem os peixes conhecidos como candirus (Vandellia cirrhosa). Esses peixes são atraídos pela urina dos banhistas, nadam até às genitalias deles, se infiltram no pênis, vagina ou ânus, e então se fixam dentro do corpo da pessoa, se alimentando de sangue.
@naomypersona No Brasil também temos as fantásticas borboletas-azuis do gênero Morpho. Por incrível que pareça não existe pigmento azul nessas asas. O azul metálico que vemos é resultado apenas de um fenômeno optico, a iridescência.
@naomypersona Lá no começo da thread eu citei o Urutau e acho que vale a pena destacar também essa curiosa ave brasileira e que talvez muita gente não conheça.
@naomypersona Na amazônia brasileira também encontramos o estranho pirarucu (Arapaima gigas), um dos maiores peixes de água doce do planeta! O bicho é tão primitivo que tem dois sistemas respiratórios: as brânquias e a bexiga natatória (que funciona como pulmão).
@naomypersona Na nossa amazônia também vive o Mata-mata, como são chamados esses estranhos cágados da família Chelidae. Vivem em águas rasas camuflados entre as folhas que afundam lá dentro.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Observações Naturalistas
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!