, 21 tweets, 15 min read Read on Twitter
Na terceira #AulaFio sobre a desinformação, trataremos do Módulo 2 do Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo, “Reflexão sobre a “desordem da informação: formatos da informação incorreta, desinformação e má informação” assinado por Claire Wardle e Hossein Derakhshan.
Neste módulo, é explicado por que o uso do termo “FakeNews” é inadequado para explicar a escala de poluição de informação e por que o termo tornou-se tão problemático que devemos evitar usá-lo. Por isto o termo está riscado na capa do livro.
Grande parte do discurso sobre fake news combina duas noções: informação incorreta e desinformação. Pode ser útil, no entanto, propor as seguintes definições:

Informação incorreta - informação falsa que a pessoa que está divulgando acredita ser verdadeira;
Desinformação - uma informação falsa e a pessoa que a divulga sabe que é falsa.

É uma mentira intencional e deliberada, e resulta em usuários sendo ativamente desinformados por pessoas mal-intencionadas.
Uma terceira categoria poderia ser considerada:

Má-informação - informação que é baseada na realidade, mas usada para causar danos a uma pessoa, organização ou país.

Um exemplo é um relatório que revela informações particulares de uma pessoa que não são de interesse público.
Casos particulares exibem combinações desses três conceitos, com evidências de que a ocorrência de um é acompanhada pelos outros, seja em plataformas diferentes ou em sequência, como parte de uma estratégia sofisicada de desinformação por agentes específicos.
“O termo propaganda não é sinônimo de desinformação, embora a desinformação possa servir aos interesses da propaganda. A propaganda é geralmente mais explicitamente manipuladora do que a desinformação, tipicamente porque trafega em mensagens emocionais em vez de informativas”.
Vamos a alguns tipos de Informação incorreta, desinformação ou má -informação:
A sátira e a paródia podem ser consideradas como uma forma de arte. No entanto, em um mundo onde as pessoas cada vez mais recebem informações por meio de seus feeds sociais, há confusão quando não se compreende que um site é satírico.
Conexão falsa é quando títulos, imagens visuais ou legendas não suportam o conteúdo. O exemplo mais comum desse tipo de conteúdo é de manchetes click-bait (quando imagens ou legendas são usadas para dar uma certa impressão que não é apoiada por texto).
Contexto falso é uma das razões pelas quais o termo fake news é inútil, pois conteúdos genuínos são frequentemente vistos sendo reciclados fora de seu contexto original. O conteúdo é até verdadeiro, mas o contexto o torna falso.
Conteúdo enganoso existe quando há um uso enganoso de informações para enquadrar problemas ou indivíduos de determinadas maneiras cortando fotos ou escolhendo citações e estatísticas seletivamente.
Conteúdo impostor, onde jornalistas têm suas assinaturas em artigos que não escreveram ou logotipos de organizações são usados em vídeos ou imagens que não criaram.
Conteúdo manipulado é quando o conteúdo genuíno é manipulado para enganar. Sejam frases falsas inseridas em meio a declarações verdadeiras, ou fotos manipuladas digitalmente.
O público em geral, e os jornalistas em especial, precisam examinar separadamente os “elementos” da “desordem da informação”: o agente, as mensagens e os intérpretes.
Por exemplo, as motivações do planejador que “cria” uma campanha de desinformação patrocinada pelo Estado é muito diferente daquelas dos trolls de baixa remuneração encarregados de transformar os temas da campanha em postagens específicas.
Por exemplo, um post de mídia social pode ser distribuído por várias comunidades, levando sua mensagem a ser captada e reproduzida pela grande mídia (operando sem exame minucioso) e posteriormente ainda distribuída para outras comunidades.
O exemplo do site que publicou uma história viral que o papa endossou o candidato presidencial americano, Donald Trump, é um dos mais famosos19. É um estudo de caso útil para se pensar sobre as diferentes fases da “desordem da informação”.
Lembrando que o livro está disponível no seguinte endereço:

unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Dennis Almeida
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!