, 28 tweets, 17 min read Read on Twitter
Hoje vou fazer uma #AulaFio extra sobre como verificar contas no Twitter. A base para a aula é o guia do @AfricaCheck a primeira organização independente de checagem de fatos do continente africano, referência mundial no combate à desinformação.

africacheck.org/factsheets/gui…
O Twitter pode ser um ambiente propício para a criação de contas falsas ou mesmo automatizadas (bots), pois requerem e divulgam poucas informações sobre o usuário do perfil, é mesmo estas podem ser fabricadas.
O Guia do AfricaCheck é um bom protocolo de como identificar contas falsas e bots e diminuir a nossa fragilidade diante desta arma de desinformação. Vamos ao guia...
Os falsificadores de perfis e as fazendas de bots geralmente começam uma conta para aproveitar uma história de última hora. Desconfie de uma nova conta que mal tenha twittado antes.
Uma ferramenta útil na detecção de fraudes é o Foller.me , que fornece uma visão profunda dos diferentes aspectos de qualquer conta no Twitter, como a atividade histórica das contas e quando é mais ativa.
Outro dado que o Foller.me fornece é a relação entre seguidos e seguidores. Esta atividade ajuda a determinar se a atividade de uma conta é humana ou semelhante a bot, que costumam ter uma razão baixa na relação seguidores/seguindo.
Procure por padrões estranhos como perfis com horários estranhos de postagem ou que nunca param. Desconfie dos perfis que ficam inativas por longos períodos antes de subitamente “acordar” e enviar uma enxurrada de tweets, apenas para ficar em silêncio novamente.
O próprio site dá a dica: “humanos costumam dormir.”
Para usar o site é simples. Digite a @ que você deseja verificar e clique em “analisar”. Você encontrará uma explicação simples ao lado de cada seção que explica como analisar as informações fornecidas.
Outra ferramenta é o Botometer que ajuda você a farejar essas contas robotizados. Ele examina a conta no Twitter e procura comportamento semelhante a um bot. Isso inclui não gerar conteúdo original e apenas retuitar e compartilhar os tweets dos outros.
botometer.iuni.iu.edu/#!/
Uma pista interessante é quando uma conta tem muito poucos seguidores, mas regularmente recebe um alto número de retweets quando eles tweetam. Desconfie deste tipo de engajamento.
Mas saiba que essas ferramentas não são perfeitas. Quando uma pessoa de verdade não tem um avatar e uma biografia apropriados no Twitter, ou se eles são pessoas que raramente tweetam ou apenas retweetam, eles podem ser classificados como um bot.
Use essas ferramentas apenas como uma indicação, em vez de confirmação absoluta, de que uma conta é um bot. Se quer ter certeza, precisa se esforçar.
O Botometer verifica se um usuário é um bot, ou quantos de seus seguidores ou contas eles seguem são bots. Pressione Enter e um gráfico semelhante ao velocímetro mostrará o que a ferramenta descobriu.
Quanto menor a pontuação, menor a probabilidade de uma conta ser um bot, enquanto pontuações mais altas indicam que a conta pode ser um bot.
As ferramentas compartilhadas até agora fazem o trabalho pesado, mas não são um substituto para sujar as mãos e fazer algumas dessas verificações manuais:
Quem está twittando? É essencial verificar a credibilidade da fonte de um tweet antes de compartilhá-lo. É de uma pessoa ou publicação crível, um jornalista ou apenas um membro do público?
Ou é de uma conta de paródia ou de um comediante? Paródias muitas vezes afirmam que são uma em sua biografia, mas às vezes não. Se um site ou blog estiver listado na biografia, confira. (Abraços @SuperCaruso )
A conta tem um sinal azul? Uma forma infalível de verificar uma conta - especialmente as de pessoas famosas - é verificar se há uma marca azul ao lado do nome. Este tick significa que o Twitter verificou que eles são quem eles dizem ser.
Pesquise o perfil. Verifique se a pessoa está ativa em outras plataformas de mídia social. Seja cauteloso se você não puder encontrar muito sobre eles - a abertura é um sinal de credibilidade.
Dica: as pessoas geralmente usam o mesmo nome ou manipulam as plataformas. Então, procure por seu nome de perfil sem o sinal @. Inspecione a linha do tempo. Quais foram os tweets anteriores da conta sobre? Mas cuidado, faça isto como verificação. Não torne-se um stalker.
Pergunte-se se a pessoa pode saber com credibilidade sobre o que está falando. Desconfie de um engenheiro falando de Teoria da História e de historiadores palpitando sobre a viabilidade técnica de turbinas aéreas. Ou investidores dando pitacos sobre política e churrasco.
Procure pelo contexto. Se alguém compartilhar algo estranho e sua localização estiver disponível , verifique se ela corresponde às informações que estão sendo twitadas. Desconfie se a localização do tweet for São Paulo, por exemplo, mas o post é sobre um incidente em no Rio.
Procure por tweets relacionados. Se alguém estiver twittando sobre um grande evento como uma explosão em Paris, outros também vão twittar sobre isso. Então, se você não consegue encontrar outros tweets sobre o incidente, algo está acontecendo.
Monitore os acompanhamentos . As pessoas costumam postar tweets de acompanhamento, às vezes com fotos e vídeos, quando são testemunhas oculares de um evento. A verificação cruzada com outras fotos ou vídeos de uma cena ajudará você a verificar se o tweet é em primeira mão.
Confira os seguidores. É barato e fácil de comprar seguidores falsos. Seja cauteloso quando um perfil tiver muitos seguidores, mas muitos tweets em idiomas diferentes.
E finalmente, use o bom-senso. Seu comportamento padrão deve ser não compartilhar um tweet a menos que você tenha certeza de sua credibilidade.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Dennis Almeida
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!