, 25 tweets, 5 min read Read on Twitter
Há algum tempo atrás, essa conta reportou que MB e CB já não falavam a mesma língua. O que antes era algo velado tomou grande proporção e passou a ser do conhecimento de todos. Quer saber como chegou a esse ponto? Sigam esse Thread, que vai ajudar a entender a situação do clube.
Aviso 1: A Thread vai ser longa e cheia de revelações. Então, pegue a sua pipoca, e venha comigo.

Aviso 2: Não tenho fonte oficial para revelar. A opção de acreditar ou não no que está sendo exposto é sua.

Vamos lá:
1 - Se enganam os que acham que a situação é nova. A treta começou antes mesmo das eleições, em razão do desconforto do MB com a exigência do CB em ter ampla autonomia no futebol e aprovação no CDel da transferência das funções designadas ao VP de futebol para a VP Geral.
Celso é rato velho na política tricolor e conhece a (má) fama de Mário sobre descumprir acordos. As exigências tinham o intuito de impedir seu desligamento no futuro e dificultar a interferência do presidente no futebol.
MB aceitou por entender que a perda do 2º elemento do malfadado Triunvirato poderia ter consequências trágicas à sua eleição. Aos que tem boa memória, na época houve, inclusive, boato de que o CB estava perto de abandonar o barco. Na época, ainda não tinha acordo com EOs e DEM.
2 - CB tbm engoliu algumas. Ponto de discordância entre os cabeças da chapa: Contratação de Fred. Enquanto MB usava isso como bandeira de campanha, CB não escondia de ninguém sua insatisfação com o retorno do jogador, a quem chama de "Traidor", e considera caro e velho.
3 - Um momento de tensão ocorreu no dia da vitória nas eleições. Tentando passar a imagem de unidade, Mário convidou CB para participar da coletiva. Mas ficou extremamente contrariado com as primeiras declarações dadas por Celso,cobrando resultados do Fernando Diniz. Explica-se:
CB desejava a demissão imediata de Diniz. MB combinou que o técnico ficaria, ao menos, até a parada da C. América. CB cedeu, mas deixou transp. sua contrariedade já em sua 1ª manifestação, o que repercutiu mal entre alguns apoiadores e com o próprio MB, que defende o técnico.
4 - Os desentendimentos chegaram em outro nível com a parada da C América. Celso queria a demissão do Diniz logo após a partida contra a Chapecoense, indicando que traria Abel de volta ao comando técnico. Mário, usando sua prerrogativa de presidente, segurou a demissão de Diniz.
5 - O episódio teria se tornado a primeira grande discussão entre os mandatários, tendo o CB reclamado abertamente de interferência do presidente no futebol, acusando-o de não cumprir o pactuado. Mário, entretanto, teve amplo apoio do grupo político de sustentação nessa decisão.
6 - Uma segunda derrota para Celso Barros: Sandrão. Celso nunca escondeu de ninguém o apreço por Sandrão e seu desejo que fosse o Diretor Executivo de Futebol, cargo ocupado pelo Angioni. Celso via na parada da C. América o momento ideal para implementar mudanças.
MB, porém, nunca se mostrou disposto a abrir mão de Angioni, de quem é amigo e defensor. CB sugeriu a contratação como Auxiliar. Mas esbarrou na situação salarial. MB sinalizou que não havia condição de onerar o clube ainda mais para um cargo desnecessário. CB ficou contrariado.
CB entendia que Mário já havia contratado diversos apoiadores e que o futebol era de sua autonomia e ele teria direito de trabalhar com os profissionais que quisesse. A situação esta sobrestada. MB já teria cedido, mas sem abrir mão de Angioni, o que não agrada CB.
7 - Com a situação cada vez mais desconfortável, Mário se viu obrigado a ceder em 2 caprichos de CB. Nenê e WN foram exigências do ex-patrocinador. MB era contra, mas acabou sendo convencido. Diniz deu aval para a contratação de Nenê. Mas a contrat. do WN foi 100% bancada pelo CB
8 - O tom de cobrança de CB, perante o grupo e imprensa foi outro ponto de atrito. MB já havia solicitado ao CB que não expusesse o treinador e houve muita insatisfação do elenco pelo tom e pela forma de cobrança apresentada pelo Celso Barros, especialmente ao interpelar Diniz.
A resposta de MB, alguns dias depois, via imprensa, apoiando Diniz, mais do que uma resposta para a imprensa foi encarado internamente como uma resposta ao Celso, que se sentiu desautorizado. Com a atitude, MB ganhou o apoio de Diniz e elenco, que questiona os métodos do CB.
9 - A sequencia de resultados ruins deu força ao Celso Barros, que jogava a responsabilidade ao Mário, pela escolha de manter Diniz e pela falta de investimentos no Futebol. (Mário teria negado pedido de contratação de um zagueiro indicado pelo CB por valores altos).
10 - A derrota para o CSA caiu como uma bomba na cabeça do MB. Celso aumentou a pressão e apoiadores do presidente passaram a pedir a saída. Acreditando na promessa de CB, Mário demitiu o Diniz e tinha em Abel seu plano A, B. C...Z.
A negativa de Abel e a complicada negociação com Dorival expôs CB. Mário queria Jair Ventura. Mas Celso impôs a contratação de O. O.. Internamente a escolha é encarada como tentativa do CB em retomar o controle, já que o Oswaldo seria fechado com CB e afeito a suas sugestões.
A contratação de Oswaldo teve uma repercussão extremamente negativa entre os apoiadores do Mário, especialmente a TC, que passou a questionar o excesso de autonomia e os métodos do Celso Barros.
11 - Celso, no entanto, fala abertamente aos seus apoiadores e interlocutores que a situação ruim é culpa do Mário, que demorou demais para tomar a decisão de demitir o Diniz e segura os investimentos no futebol.
12 - A derrota para o Avaí caiu como uma bomba na situação. Os apoiadores do Mário cobram medidas de contenção contra Celso Barros. Apoiadores do Celso Barros acusam Mário de ter boicotado a atuação de Celso à frente do Futebol. (o que é burrice, pois o Mário é prejudicado).
13 - A Venda do Pedro foi outro fator. CB era contra pelos valores envolvidos. A transação foi capitaneada pelo Mário. Celso se recusou a participar, e reclamou do enfraquecimento do elenco. MB alega que o clube não tem mais receitas até o fim do ano e não haveria como fechá-lo
14 - O elenco tem rusgas com CB e O.O. é visto como a voz do Celso à beira de campo. Não repercutiu bem a entrevista de O.O. sobre Ganso ontem. MB tenta colocar panos quentes na situação.
15 - Uma reunião pós jogo varou a madrugada, em uma tentativa dos mandatários conseguirem falar a mesma lingua. Mas as cobranças foram fortes de lado a lado, principalmente por um suposto descumprimento de promessas de campanha ao grupo do Celso, na divisão dos cargos.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to FLU-VERDADE
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!