, 22 tweets, 3 min read Read on Twitter
Bolsonaro acaba de indicar Augusto Aras para PGR.
Segue abaixo uma pequena thread sobre Augusto Aras e quem realmente ele é.
Bolsonaro escolheu hoje o subprocurador-geral Augusto Aras, ex-aliado do PT, para o comando da PGR (Procuradoria-Geral da República), cargo máximo do MPF (Ministério Público Federal).
É a primeira vez desde 2001 que um presidente da República descarta os nomes da lista tríplice eleita pela Associação Nacional dos Procuradores da República.
A indicação ainda precisa ser aprovada pelo Senado, em data ainda não definida.
O mandato da atual procuradora-geral, Raquel Dodge, termina no dia 17.
Caso o Senado não decida sobre Aras até essa data, quem assume interinamente é o vice-presidente do CSMPF (Conselho Superior do Ministério Público Federal), Alcides Martins.
Aras era o mais cotado para a vaga. Ele chegou a ser recebido pelo presidente por cinco vezes nos últimos meses.
Seu favoritismo só foi ameaçado quando exposto por bolsonaristas, que o identificaram como um representante da esquerda.
Em 2013, Aras deu uma festa para o núcleo duro do PT com 80 pessoas e presença de José Dirceu e Rui Falcão, então presidente da legenda. A festa serviu para lançar o livro do ex-deputado petista e amigo de Aras, Emiliano José, com relatos sobre a luta contra ditadura militar.
Amigos de Aras na Bahia disseram ao UOL estarem "estupefatos" com a aproximação do subprocurador com Bolsonaro e estranham suas recentes declarações alinhadas ao conservadorismo.
"Ele nunca foi assim, até devido a história do pai, Roque Aras, ex-presidente do MDB na Bahia e com uma história muito forte de militância política" disse um petista
Num discurso em 2008 na Câmara, o subprocurador-geral Augusto Aras, um dos cotados por Jair Bolsonaro para assumir a PGR, fez uma defesa enfática dos movimentos sociais, entre eles o MST.
Aras disse que o MST é "importante para a sociedade brasileira" e que esse" movimento social trouxe maior politização às comunidades operárias e trabalhadoras”. Sob muitos aplausos.
Em 2016, em sessão ordinária do CSMPF, Augusto citou Che Guevara como um ”pensador latino-americano que ousou sonhar com liberdade”.
André Guedes: “Se for confirmado isso, meu mais sonoro VTNC” “Eu tô fora”.
Leandro Ruschel: “Se Bolsonaro tivesse uma ideia do estrago produzido na sua base de apoio pela indicação de um esquerdista pró-establishment à chefia da PGR, creio que não teria feito tal escolha. Nunca vi tanta gente afirmando que estava encerrando o seu apoio ao presidente”.
Kuster: “Não podemos aceitar Augusto Aras”.
Flavio Gordon: “O fato de ter indicado o petista e anti-lavajatista Augusto Aras é, para mim, um sinal inequívoco de que o presidente se coloca contra a Lava-Jato, traindo sua agenda de campanha. Uma vergonha, talkei?”.
Fim.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Warlen Miiller
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!