, 11 tweets, 2 min read Read on Twitter
1/ Autocrítica sobre segurança pública

A recente tragédia no Rio, com mais uma criança morta em ação policial, deveria levar todos, na esquerda e na direita, a reavaliar suas posições e colocar segurança pública no topo de nossas prioridades. Por exemplo ...
2/ A maioria de nós economistas heterodoxos trata a segurança pública como questão secundária, focando em crescimento econômico, emprego e redução de desigualdades, com base na hipótese de que isso irá atenuar a violência e reduzir criminalidade no “longo prazo”.
3/ Sim, vários estudos que demonstram que redução de desigualdade também diminui violência e criminalidade, mas ao falarmos somente isso, nós heterodoxos nos aproximamos do que tanto criticamos nos ortodoxos: que é preciso ter paciência, que a solução virá no “longo prazo”.
4/ Milhões de brasileiros simplesmente não podem esperar o “longo prazo” na segurança pública. Milhões de pessoas vivem sob risco constante de violência, seja por parte do crime, seja por parte de ações policiais mal planejadas ou executadas.
5/ Assim, a esquerda em geral, e os economistas heterodoxos em particular, devem colocar a melhora da segurança pública como item emergencial da agenda, tão importante quanto aumentar emprego, preservar meio ambiente e melhorar saúde e educação.
6/ Precisamos de alternativa imediata à atual política de “atirar primeiro e perguntar depois” de alguns governantes. Isso envolve mais recursos para segurança pública, mas também outras questões como mais inteligência e planejamento no combate ao crime organizado.
7/ E também precisamos reavaliar nossa política de enfrentamento das drogas (repressão e prisão vs legalização e tratamento), que também é ponto de debate em outras democracias ocidentais. A questão é complexa, sem solução fácil, mas merece discussão por aqui.
8/ No caso da polícia, há vários exemplos no mundo de como mudanças nos sistemas de incentivo e penalização podem melhorar a segurança pública e diminuir violência policial. Precisamos achar/desenvolver o mais adequado para nossa realidade.
9/ Nesse processo precisamos ouvir e aprender com a realidade dos policiais, que correm risco de vida no dia-a-dia, além de poderem ser forçados a participar de esquemas de violência e corrupção. Acredito que a maioria é honesta e bem intencionada, mas em um sistema disfuncional.
10/ Voltando para minha área, nós economistas falamos bastante que reformas estruturais são urgentes, na previdência, tributação, folha de pagamento, etc. Elas são realmente urgentes, mas a questão da segurança pública não pode e nem deve ficar em segundo plano.
11/ Nada do que escrevi é novo para especialistas em segurança pública, mas nós economistas devemos nos engajar mais na análise de um problema urgente que aflige milhões de pessoas. Não dá para esperar o longo prazo e "atirar primeiro e perguntar depois" não é a solução. FIM
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Nelson Barbosa
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!