, 11 tweets, 2 min read
My Authors
Read all threads
1/10 Sobre esquerda e nossos desafios: faltam teorias de meio. Como superar o ressentimento político e conseguir alinhavar relações pensando um futuro de Vitória em cima das elites nacionais? Eu chamo de tomar café como prática...
2/10 Os anos de petismo causaram ao menos dois tipos de simulacro de representação. Do petismo pra cá: sectários, não sabem construir nação. De cá para o petismo: conciliadores, não possuem programa estratégico para o povo. A comunicação inconciliável precisa de cura..
3/10 Para mim a ponte está longe das lideranças, próximo da ação direta das bases petistas. Se considerarmos a tomada de meios de produção uma das ações mais concretas da esquerda, então precisamos concordar que foram as bases petistas quem mais fizeram isso nos últimos 20 anos..
4/10 Seja o MST, os povos de reservas extrativistas, pescadores artesanais ou quilombolas, os setores mais organizados destes são eleitores, filiados ou simpatizantes do PT. Quase todas as lideranças de base - do dirigente de brigada ao coord. de assentamento - há queixas ao PT..
5/10 Quando partimos dessas queixas e adentramos no trabalho de base deles, percebemos que apesar da fidelidade eleitoral ao projeto petista, poucos não fecham conosco na radicalidade e rebeldia. Isso é simples: diferente do burocrata, este povo enfrentou jagunço..
6/10 Se somarmos aos indígenas rebeldes (com muito mais zanga do PT e com razão) e os grupos de ação em periferia, temos um leque de resistência poderosa com gente e experiência de luta. Daí basta superar a divisão na classe, eis a teoria do café...
7/10 A princípio há muitas razões que nos separam, entretanto uma boa parte são simulacros. As elites nacionais possuem uma tradição de construção de intriga para impedir rebelião. Isso vai da divisão dos pretos na senzala at o uso das guerras tradicionais indígenas..
8/10 Não se pode desmerecer uma elite que manteve um país/continente unificado apesar de multiétnico. Eles sabem criar a treta. Cabe-nos portanto ir até os companheiros e tomar um café. Saber os limites de nossa aliança e se as ações que pensamos podem ser constituídas...
9/10 apesar de fulano ou cicrano ir fazer campanha para tal e qual. Até onde podemos ir taticamente com tal território? Até onde seguimos estrategicamente com outro? Só que não se faz aliança pela internet, nossos povos ancestrais precisam se olhar e fazer acordo..
10/10 E para que a aliança seja real, precisamos fazer por e fazer com o outro. Então os mutirões, a troca de tecnologia social e até mesmo o comércio entre territórios é essencial para que a aliança seja feita. Romper a fragmentação e o isolamento. É isso.
@lahermanne veja aqui
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Bizuí da Bahia

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!