My Authors
Read all threads
O #MPRJ, por meio do GAECO/MPRJ, com apoio da CSI/MPRJ e em parceria com a Delegacia de Homicídios, realizou hoje (03/10) a operação “Submersus” para cumprir cinco mandados de prisão (cont.)
contra o policial militar reformado Ronnie Lessa, sua esposa, Elaine Pereira Figueiredo Lessa, e outras três pessoas acusadas pelo crime de obstrução de Justiça.
Os agentes também cumpriram vários mandados de busca e apreensão em endereços no Centro, Zona Sul e Zona Oeste da cidade.
Segundo a denúncia do GAECO/MPRJ, Elaine, seu irmão, Bruno Pereira Figueiredo, José Márcio Mantovano, vulgo “Márcio Gordo”, e Josinaldo Lucas Freitas, vulgo “Djaca”, atuaram para impedir e embaraçar a investigação que apura a participação de uma organização criminosa (cont.)
nos homicídios da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
Ronnie e Élcio, atualmente reclusos no presídio de Porto Velho, foram presos em março deste ano na operação “Lume” e são processados por serem os executores dos homicídios da vereadora e do motorista, e da tentativa de homicídio de uma assessora de Marielle.
De acordo com as investigações, na madrugada do dia 13 de março, um dia após a operação que culminou na prisão de Ronnie e Élcio, um carro com quatro ocupantes tentou acessar o imóvel alugado por Ronnie, no Pechincha, com o objetivo de retirar seus pertences do local.
Na ocasião, os ocupantes do veículo foram impedidos de entrar no prédio pela administração do condomínio.
No mesmo dia da operação, o GAECO/MPRJ cumpriu mandado de busca e apreensão em outro endereço vinculado a Ronnie, no Méier, apreendendo farto material bélico e centenas de peças para montagem de armas de fogo de grosso calibre, armazenadas em caixas de papelão.
Na tarde do último dia 13 de março, Bruno conduziu “Márcio Gordo” até o apartamento de Ronnie e, de lá, o denunciado retirou uma grande caixa com pertences, como mostram as câmeras de segurança do condomínio, retornando em seguida ao veículo conduzido por Bruno.
Na manhã seguinte, “Márcio Gordo” entrou no estacionamento de um supermercado da Barra da Tijuca com seu veículo para dar continuidade a trama criminosa, lá se encontrou com “Djaca” e retiraram de um outro veículo caixas, bolsas, malas e rumaram para destinos diferentes.
“Márcio Gordo” seguiu para local ignorado, “Djaca” se dirigiu para a colônia de pescadores do Quebra-Mar da Barra, (cont.)
onde alugou os serviços de um barqueiro e atirou todo o conteúdo retirado do apartamento de Ronnie ao mar, sendo possível identificar armas de grosso calibre e peças para a montagem de armas.
No apartamento no Pechincha, agentes do GAECO/MPRJ e policiais civis encontraram um torno de bancada, duas chaves para montagem de fuzis, (cont.)
uma ferramenta utilizada no torno e caixas de papelão semelhantes as encontradas no imóvel do Méier, denotando que o local também era utilizado como depósito de armas pelo denunciado.
A arma utilizada por Ronnie para executar Marielle e Anderson até hoje não foi localizada pelos investigadores.
Através das condutas que obstruíram os trabalhos desempenhados pelos investigadores, Elaine, Bruno, “Márcio Gordo” e “Djaca” responderão pelo crime de obstrução da Justiça, com pena prevista de três a oito anos de reclusão.
Já Ronnie irá responder por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, com pena prevista de três a seis anos de prisão.
Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 19º Vara Criminal da Capital. #MarielleFranco
#AndersonGomes
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Ministério Público do Rio de Janeiro

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!