Vi hoje a entrevista do @carlosgpinto no @naosabeestar e gostei da regência à #Slovakia Durante a tarde, nem de propósito, tive, uma vez mais, a resposta ao comentário do @ahahhahahahahhh sobre não haver uma corrida de portugueses a emigrar para a #Slovakia.
Não há, mas hoje, mais uma vez, em pleno supermercado (pq falava em português com a minha filha) conhecimkais 1 jovem casal portugês (são de Castelo Branco) q para cá se mudou em Janeiro deste ano!
Eu vivo em #Bratislava desde 2010. Quando cá cheguei éramos, em #bratislava, cerca de 1 dezena de portugueses (isto sem contar com estudantes de Medicina e Erasmus). Nos últimos anos o crescimento foi tremendo, em especial de jovens recém licenciados
Hoje há mais de 200 Portugueses em Bratislava, na sua larguíssima maioria jovens a trabalhar em multinacionais. Tiveram aqui uma oportunidade a não tiveram em PT! E pq? Pq o ambiente de negócios atrai cada vez mais IDE para a #Slovakia e estas empresas procuram gente capaz!
Na sua maioria trabalham em multinacionais de serviços, ou em centros de serviços internos ou de apoio a clientes. São competentes, bem formados, dominam normalmente 1 ou 2 línguas além do Português, são ambiciosos e bien profissionais (não sou eu q o digo, são as empresas)
Outro facto interessante é q estão entre os q mais depressa progridem nas empresas e em mts casos já se mudaram para outras paragens pelas mesmas empresas!
Se é verdade q há 10 anos os salários eram bem mais baixos, hoje já não é assim. O salário médio na região de Bratislava era, em 2017, de 980 EUR! Não é difícil imaginar q estes portugueses ganham na sua larguíssima maioria mais q o salário médio!
De facto o salario médio em Bratislava já deve ser superior a 1000 EUR em Bratislava neste momento. spectator.sme.sk/c/20771210/ave…
Para se perceber a dinâmica do mercado de trabalho na Eslováquia, são diversos os Billboards publicitários na cidade q anunciam empresas a recrutar e as condições q oferecem!
Perguntam: então isso ruim paraíso! Não, obviamente q não é. Tem mts coisas em q tem ainda q melhorar, em q está atrás de Pt, mas o facto é q tb essas estão hoje mt melhores q há 9 anos atrás.
Mas, em quase 10 anos, o salto é absolutamente impensável para Pt e q as condições são para o q ainda esta “atrasado” recupere desse atraso os próximos anos!
Nota final: o IRS o IRC e o IVA são de 20% (no IVA há taxa de 6% para alguns bens). Não há 1 único banco público. A maioria dos bancos são Estrangeiros! Nas empresas em q o estado ainda tem participações a gestão é do parceiro privado. O estado está no CA mas n na gestão
Há um seg de Saúde universal (semelhante à ADSE), não há grandes lista de espera para consulta e exames (sim, os hospitais são piores q os Portugueses em termos de condições e infrastructura), as autoestradas (mt menso q em Pt) são praticamente gratuitas (paga se 50 EUR/ano)
Em conclusão: não é um paraíso, mas pra um recém licenciado oferece mt melhores perspectivas q Pt, tem um crescimento q devia envergonhar o governo de Portugal, e liberal na economia e com resultados visíveis, e continuam a chegar portugueses como acima referi
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Barão de Pressburg 🇵🇹🇸🇰🇫🇷🇺🇦🇪🇺
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!