, 15 tweets, 3 min read
Vamos falar um pouco sobre isso aqui.

Eduardo Bolsonaro diz que "o que faz um país forte não é um estado forte, são indivíduos fortes".
Ok, esse é o capítulo 1 do Manual do Fascismo, com o poder personalizado em um indivíduo (Mussolini, Hitler, Vargas no Estado Novo).
Depois: ninguém culpou Bolsonaro pelo óleo no Nordeste. Ele é culpado pela demora do governo em reagir ao desastre. São coisas diferentes.
Sobre o fogo da Amazônia: ele não é culpado. Mas sua falta grotesca de política ambiental o torna, sim, cúmplice pelo que aconteceu.
Em tempo: isso não é perseguição pessoal, porque o mesmo pode ser dito a respeito do Temer. E foi dito.
A diferença é que Temer não censurou nem tentou censurar nenhum órgão do governo que apontou o aumento de queimadas em seu governo.
Por fim, ele sugere um novo AI-5. Se as instituições estivessem funcionando como deveriam - e como o governo diz que estão - ele teria que explicar essa declaração hoje mesmo na justiça, porque isso tem um pezinho e meio no golpe de estado.
Essa é a segunda ameaça ao estado democrático que esse deputado faz nessa semana. O recado já está dado: o monstro está crescendo e vendo até onde consegue ir. É hora de barrar. É hora de acabar com o monstro, antes que ele fique grande demais.
Porque, para mim, a estratégia é clara. O clã não tem força política hoje para dar um golpe. Então estão jogando essas sementes por aí, para ver se essa ideia ganha apoio popular no meio da militância, para repetir o que aconteceu em 1964, quando boa parte do povo apoiou o golpe.
Então, fica uma dica aqui. A hora que rolar uma Marcha da Família com Deus pela Liberdade (aliás, palavras muito usadas pelo governo atual), compre uma passagem para qualquer país e saía do Brasil em no máximo 10 dias.
Um golpe pode até não acontecer, mas as declarações que este deputado vem dando - e os acontecimentos das últimas semanas - mostram que esse assunto é sim, pauta recorrente entre o clã e seus aliados. Isso está no horizonte deles.
Ah, uma última dica: se você ver alguém no Twitter pedindo AI-5, golpe, militares no poder e essa coisa toda, denuncie. As pessoas são influenciáveis e (por causa de tudo o que estou falando aqui), essa ideia não pode se espalhar, especialmente agora.
O @leopenaroz colocou que eles podem estar forçando, testando, ameaçando para provocar algo como o que aconteceu nas ruas do Chile. É um ponto fodido de inteligente. Seria outra estratégia para mobilizar a direita (e aí, o exército).
Porque nesse caso não seria golpe, mas sim um autogolpe, pois eles já estão no poder. E todo autogolpe precisa de um motivo. Hitler fabricou o incêndio do Reichstag e se deu direitos totais; Vargas criou o Plano Cohen e pariu o Estado Novo. (continua)
Aqui, eles podem estar tentando forçar o povo às ruas para "terceirizar" o seu próprio incêndio do Reichstag, ou, numa alternativa menos ambiciosa, simplesmente criar um clima de tensão que favoreça o golpe. Mas, de novo: o golpe está no horizonte.
"Rob, você está completamente errado, é exagero seu".

Olha, eu nunca tive problemas em estar errado. Mas, dessa vez, eu realmente QUERO estar errado e apenas sendo paranoico.
Muita gente vindo apontar que os "indivíduos fortes" que o deputado diz vai justamente contra a ideia de fascismo. Alguns questionaram, outros, claro me xingaram.
O problema é que ele não está falando do povo, mas sim do pai e dos ataques que ele vem sofrendo.
Então, quem quiser conversar sobre isso, estou aqui, como já fiz algumas horas atrás. Quem vier xingando, vai ser block, porque não tenho saco nem idade pra isso.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rob Gordon

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!