My Authors
Read all threads
Existe um termo na História que é o "trabalho compulsório". Trabalho compulsório são as formas de trabalho obrigatório que foram impostas aos homens ao longo da história. Veja que nada tem a ver com trabalho pago ou não pago. Havia trabalho compulsório pago, por exemplo. (segue)
Da escravidão (a forma mais conhecida de trabalho compulsório) às formas da américa pré-colombiana (como mita, repartimiento e encomienda), o conceito de "trabalho compulsório" serve para podermos colocar num mesmo lugar todas as formas de obrigar o ser humano a enriquecer outrem
Muita gente confunde e acha que "trabalho escravo" é o mesmo que "trabalho não pago". Isto é um tremendo erro. Existiam escravos que recebiam pelo seu trabalho.
Tanto na Grécia e antiga Roma (em que professores eram comumente escravos), até o Brasil colônia, escravidão se conceitua pela propriedade do escravo e não por ele ser pago ou não. O homem que é uma mercadoria, nos termos do filósofo Achille Mbembe ...
Na Idade Média, a forma mais conhecida de "trabalho compulsório" foi a servidão. A moral da igreja obrigava ao trabalho mas não concedia ao senhor feudal a propriedade do homem. A "propriedade" era de Deus. Assim, o senhor feudal poderia forçar a trabalhar mas não matar.
No século XX, várias formas de trabalho compulsório subsistem, basta ver que o Brasil (e outros países) ainda lutam contra trabalho análogo ao escravo ... Ocorre que no século XXI criou-se uma nova forma de trabalho compulsório, agora pela precarização.
A chamada "uberização" é a forma contemporânea da servidão ... uma forma de trabalho compulsório. O ser, que necessita sobreviver, têm suas condições de trabalho restritas até praticamente o violentar-se da forma que for.
E se hoje não há chicotes, há aplicativos em telefones celulares ... e se hoje não há feitores, há a polícia ... e se hoje a Igreja católica já não apoia esta violência ... eles criaram toda uma gama de igrejas para convencerem estes pobres trabalhadores a se humilharem
Dos "coachs" aos pastores evangélicos neopentecostais da prosperidade ... todos são co-autores do crime continuado de humilhação e superexploração da vida humana ... e não é à toa que ambos (o coach e o pastor) enriquecem, enquanto seus alvos empobrecem, adoecem e morrem.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fernando Horta

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!