, 18 tweets, 3 min read Read on Twitter
Desde o século XIX, a partir dos trabalhos de Darwin, que não se consegue imaginar o termo "humanidade" sem o termo "evolução" unido. Até a segunda guerra mundial, inclusive, acreditava-se que o caminho sem volta das nossas sociedades era o "progresso".
Era inconcebível a ideia de "civilização" sem associada ao "progresso". As guerras quebraram a noção de que nossa civilização tivesse como caminho inafastável o progresso. Este foi o mal que atingiu o mundo no período posterior às guerras.
Como imaginar que seres humanos "racionais", dotados de pensamento lógico, ciência, cultura, religião e etc. pudessem ser responsáveis pelos morticínios das guerras? Impensável.
O princípio civilizatório básico era a reprodução dos nossos meios de vida com a melhora (no sentido de otimização de recursos) da nossa existência. Após as guerras, com as imensas pesquisas científicas, a ciência passou a ser esperança de inovação e transformação.
Mais do que simplesmente melhorar, a ciência do século XX prometia transformar. Aí entra o pensamento conservador, modulando tudo o que fosse "muito desviante". Era preciso aprimorar e não revolucionar. Marx é perigoso e Edmund Burke seria o caminho.
Contudo, nunca abandonamos a ideia da superioridade instrínseca da humanidade e seu "destino" evolutivo. Mesmo na literatura, sempre que pensamos no fim da nossa civilização ele se dá através de cataclismos.
É sempre uma força externa que nos faz retroceder, piorar ou esquecer. Um fato imprevisível de força estupenda ... Isto porque o homem - pensa-se - deixado em seu próprio destino tende a "evoluir" sempre.
Aqui quero chamar a atenção para uma coisa. Nos últimos 20 anos estamos esquecendo e "involuindo". Esquecemos que a Terra é redonda. Esquecemos que o direito básico inalienável do ser é a vida. Esquecemos que diferenciação social gera injustiça e violência. Esquecemos ...
A civilização capitalista do século XX entra em colapso em todas as perspectivas que venhamos a considerar. Estamos destruindo o planeta, acabando com as civilizações, ignorando direitos humanos ... Nos reduzimos a animais consumidores apenas!
Toda a ideia de "liberdade" ficou circunscrita e aprisionada à "liberdade de mercado" nos últimos anos. "Cidadão" deixou de ter sentido. "Ser humano" virou inicio de piada ... Estamos colapsando e aplaudindo o absurdo. E não foi necessário nenhuma força externa. Nenhum cataclismo
Apenas o capitalismo.
Como Marx, aliás, disse que aconteceria ...
"A burguesia, pelo rápido melhoramento de todos os instrumentos de produção, pelas comunicações infinitamente facilitadas, arrasta todas as nações, mesmo as mais bárbaras, para a civilização." Marx, o Manifesto comunista.
"Mais ainda: na mesma medida em que aumentam a maquinaria e a divisão do trabalho, na mesma medida sobe também a massa do trabalho, seja pelo acréscimo das horas de trabalho seja pelo acréscimo do trabalho exigido num tempo dado, pelo funcionamento acelerado das máquinas, etc."
"A concorrência crescente dos burgueses entre si e as crises comerciais que daí decorrem tornam o salário dos operários cada vez mais oscilante; o melhoramento incessante da maquinaria, que cada vez se desenvolve mais depressa, torna a sua posição na vida cada vez mais insegura"
"De tempos a tempos os operários vencem, mas só transitoriamente. O resultado propriamente dito das suas lutas não é o êxito imediato, mas a união dos operários que cada vez mais se amplia."
"Ela é promovida pelos meios crescentes de comunicação, criados pela grande indústria, que põem os operários das diversas localidades em contacto uns com os outros."
O operário torna-se num indigente e o pauperismo desenvolve-se ainda mais depressa do que a população e a riqueza. Torna-se com isto evidente que a burguesia é incapaz de continuar a ser por muito mais tempo a classe dominante da sociedade (...)
"e a impor à sociedade como lei reguladora as condições de vida da sua classe. Ela é incapaz de dominar pq é incapaz de assegurar ao seu escravo a própria existência no seio da escravidão, porque é obrigada a deixá-lo afundar-se numa situação em que tem de ser ela a alimentá-lo."
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Fernando Horta
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!