My Authors
Read all threads
🧙‍♂️| As características diferenciais da Escola Austríaca de Economia. |

Antes de tudo é importante esclarecer que escola, nesse contexto, não se refere a uma instituição acadêmica, mas a um modo de pensar, uma técnica de análise, um programa de pesquisa.
Esclarecida a questão, vamos seguir adiante.

Quais são as características distintas essenciais da Escola Austríaca de Economia?

Bem, essa é uma questão bem complicada de se responder por dois motivos:
1 - Praticamente todos os economistas de vertente austríaca discordam em algum ponto;

2 - Alguns dos princípios que eram tipicamente austríacos se tornaram mundialmente parte da economia ORTODOXA.
Contudo ainda existem alguns princípios muito importantes e próprios da E.A.

São eles:
1) O Individualismo Metodológico.

Na explicação dos fenômenos econômicos que temos de voltar para as ações dos indivíduos; grupos ou "coletivos" não podem agir se não por intermédio das ações de membros individuais.
2) O Subjetivismo Metodológico.

Na explicação dos fenômenos econômicos temos de voltar para o julgamento e escolhas feitas por indivíduos, com base em todo o conhecimento que têm ou acreditam ter e quaisquer que sejam as expectativas que tenham sobre acontecimentos externos
e, sobretudo, as consequências das próprias ações.
3) Gostos e Preferências.

Valorações subjetivas de bens e serviços determinam a demanda, para que os preços sejam influenciados pelos consumidores (reais e potenciais).
4) Os Custos de Oportunidades.

Os custos com que os produtores e outros agentes econômicos calculam e refletem as oportunidades alternativas que devem ser previstas; como serviços de produção são empregados para uma finalidade, todos os usos alternativos devem ser sacrificados.
5) O Marginalismo.

Em todos os modelos econômicos os valores, os custos, as receitas, a produtividade... são determinadas pelo significado da última unidade adicionado ou subtraído do total.

Tenho THREAD SOBRE:
6) A estrutura de produção baseada em tempo e consumo.

Decisões de poupar refletem "preferências temporais" referentes ao consumo em um futuro imediato, distante ou indefinido, e os investimentos são feitos esperando um maior retorno, caso os processos de produção sejam mais...
demorados.

Essas declarações enigmáticas são, receio, significativas apenas para aqueles que têm um conhecimento considerável na teoria econômica. Certamente, este não é lugar para discorrer sobre a análise econômica, mas devo acrescentar que o sexto princípio -
a respeito da "teoria austríaca do capital" - foi rejeitado por alguns dos austríacos mais proeminentes, dentre eles, o próprio Carl Menger, o fundador da escola.

Dois princípios importantes definidos pelo ramo misesiano na E.A devem ser acrescentados à lista:
7) A Soberania do Consumidor.

A influência que os consumidores têm sobre a demanda efetiva de bens e serviços e, pelos preços que resultam em mercados competitivos livres, sobre os planos de produção dos produtores e investidores, não é atingível apenas pela ausência
total de interferência do governo nos mercados e sem restrições à liberdade de vendedores e compradores para seguir o seu próprio julgamento sobre as quantidades, qualidade de produtos e serviços.
8) O Individualismo Político.

Só quando os indivíduos tiverem uma plena liberdade econômica será possível assegurar a liberdade política e moral restrições à liberdade econômica levam, cedo ou tarde, a uma extensão das atividades coercitivas do estado para o plano político,
minando e, por fim, destruindo as liberdades individuais essenciais que as sociedades capitalistas foram capazes de alcançar no séc XIX.
9) A Metodologia Austríaca.

Uma das características mais fortes da epistemologia da Escola Austríaca é a ideia de que as ciências sociais precisam ser conduzidas com objetivos e métodos distintos daqueles utilizados pelas ciências naturais, porquanto não devem utilizar o método
indutivo daquelas ciências, mas sim modelos gerais de análise das complexas interações sociais, que possam servir de base para a dedução de conclusões que têm, entretanto, pouca utilidade para prever com precisão os resultados precisos de situações particulares.
Esses resultados não podem ser verificados por meio de experimentos controlados, mas podem ser negados (falsificacionismo) pela observação dos fatos.

Portanto, os austríacos rejeitam veementemente o método positivista nas ciências sociais e, portanto, na economia.
Para Mises, as "leis" econômicas devem ser logicamente deduzidas de axiomas anteriores, de modo que — assumindo que as suposições iniciais sejam verdadeiras — as conclusões alcançadas sejam tão válidas quanto qualquer resultado na geometria euclidiana.
É impossível induzir a ação de um indivíduo, já que é impossível isolar todas as variáveis da ação.

A praxeologia se baseia no axioma fundamental de que indivíduos agem, ou seja, no fato primordial de que indivíduos participam de ações conscientes visando objetivos escolhidos.
Uma vez que a praxeologia inicia com um axioma verdadeiro, A, todas as proposições que podem ser deduzidas desse axioma têm que ser verdadeiras, pois se A implica B, e A é verdadeiro, então B tem também que ser verdadeiro.
OUTRAS BASES DA ECONOMIA AUSTRÍACA:
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with O Mago Libertário

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!