, 22 tweets, 5 min read
My Authors
Read all threads
Ontem, chegou de surpresa a notícia de que o Bonsucesso não vai jogar a Copa do Brasil em 2020: desistiu da disputa sem avisar ninguém. Todo mundo só ficou sabendo porque a CBF divulgou os potes pro sorteio de amanhã. Parece estranho e realmente é.
Só por jogar a CdB, o clube já embolsa R$ 500 mil. Pra quem está na 2ª divisão do Carioca, isso é uma fortuna. Então, por que a desistência quando o mais racional aponta para montar um time e jogar, mesmo caindo logo na primeira fase? A resposta: o Bonsucesso, hoje, é uma zona.
Pra jogar a Copa do Brasil, é preciso ter, entre outras exigências pedidas, jogadores cumprindo contratos há pelo menos três meses da disputa, exatamente pra afastar times "aventureiros". O Cesso foi campeão da Copa Rio em agosto, escolheu a Copa do Brasil e dispensou todo mundo.
Rola uma história de que só uma pessoa do grupo gestor atentou pra esse detalhe, mesmo com a Copa do Brasil sendo prioridade absoluta na hora de escolher a competição nacional (o campeão da Copa Rio escolhe CdB ou Série D). Optou-se por dispensar todo mundo e a conta chega agora.
A questão é que o Bonsucesso não se pronunciou oficialmente - nem no dia, nem até agora - sobre os reais motivos da desistência. Se não tem time e ninguém treinando, claro que não joga mesmo. Mas ninguém do clube ou da gestão botou a cara pra dizer algo aos sócios ou à torcida.
O 2019 do Bonsucesso foi todo nebuloso. Em abril, eu fui à Teixeira de Castro saber informações sobre a pré-temporada. Faltava um mês pra Segundona e nada de notícia; ninguém sabia de nada, quem era jogador, técnico, nadinha. E depois eu soube que não queriam mesmo que soubessem.
Lá chegando, o então gestor me viu, fez um telefone sem fio pro vice-presidente, que me chamou na sala dele e disse que eu não podia fazer imagens ou registrar algo porque "não tinha nada oficial". Nem discuti porque quem diz isso não entende que jornalista tá lá é pra trabalhar.
Depois, mais calmos, eles foram explicando que não queriam divulgar nada porque isso ainda dependia de "algumas questões". O grupo tinha vários jogadores rodados no futebol do Rio. Detalhe sempre bom de lembrar: faltava por volta de um mês pro começo do campeonato.
Fui identificando: quem comandava o futebol era um grupo que tinha acabado de trabalhar no Mageense, campeão da Quartona no ano anterior. O técnico era inclusive o mesmo: Maurinho (aquele do 1º de abril). O time fez alguns jogos-treino e o gestor até me passou alguns reforços.
Tudo isso mudou em 12 de abril, plena Sexta-Feira Santa. Sem aviso oficial, o então grupo gestor abandonou o Bonsucesso. Uma discussão entre o grupo e Marcelo Salgado, uma espécie de "gestor principal", teria sido o motivo. Maurinho foi demitido e 18 jogadores, dispensados.
A maior surpresa veio quando soube que já havia um novo técnico. Luciano Quadros assumiu a equipe já na segunda-feira seguinte, trazendo vários atletas e uma comissão técnica inteira. Um novo grupo de gestores tomou o comando e foi com ele que o Cesso começou a temporada.
Com a bola rolando, sucesso total. Quatro jogos, quatro vitórias e o melhor começo de campeonato em anos para o Bonsucesso. Aí, um dia depois da vitória sobre o Friburguense, Luciano Quadros recebe uma proposta do Sampaio Corrêa, então lanterna da Segundona. Aceita e vai embora.
Ninguém entende nada. O Bonsucesso emite uma nota oficial em tom de alfinetada: "Nossa história é rica e mais do que centenária, as pessoas passam e o Bonsucesso FC fica". Vale lembrar que o anúncio de Luciano veio num domingo à noite e a proposta do Sampaio seria "irrecusável".
O Cesso contrata um novo técnico a toque de caixa (Emanoel Sacramento) e segue invicto por mais oito jogos. Luciano Quadros tira o Sampaio da lama, colocando o time na briga pelo acesso e até eliminando o tradicional America da Copa Rio. Mas o Bonsucesso de 2019 é só surpresa.
Exatamente um mês depois da troca, já com o Sampaio Corrêa em condições de brigar para subir, Luciano Quadros teria recebido uma nova proposta do Bonsucesso, esta bem melhor... E voltou pro Bonsucesso, deixando o Sampaio da noite pro dia. Reestreou num jogo da Copa Rio.
Como se nada tivesse acontecido, o Bonsuça postou assim, no Instagram, a notícia do retorno de Luciano. E, com ele, o time seguiu ganhando, ganhou a Copa Rio e só perdeu o acesso à primeira divisão para o America, perdendo em dois jogos.
A parada é que, nesse meio de caminho, os sócios e os torcedores mais próximos do clube tiveram razões pra ficarem insatisfeitos. O Estádio Leônidas da Silva ficou fechado o campeonato inteiro e o jogo decisivo contra o Goytacaz foi transferido para Saquarema, campo do Boavista.
A boa relação entre o grupo gestor e o Boavista - onde alguns dos membros já tinham trabalhado - ajudou nisso, mas a torcida não curtiu, já que não contava em ter que ir tão longe no jogo mais importante da temporada. No fim, o Cesso ganhou por 1 a 0, com gol aos 51 do 2º tempo.
Na Copa Rio, como falei, o Bonsucesso foi o campeão e escolheu a Copa do Brasil, que começa antes mas dá mais dinheiro. Mesmo que jogasse uma vez só, o time embolsaria meio milhão. Mas, aparentemente, não cumpriu os requisitos e desistiu. A torcida só ficou sabendo ontem.
Vale lembrar que esse mesmo torcedor e sócio do Bonsucesso não vê jogos em Teixeira de Castro desde 2014. O clube ficou sem presidente por cerca de três anos após a descoberta de irregularidades numa eleição. A Justiça nomeou Marcelo Salgado como uma espécie de "interventor".
Só em 2017 é que o Bonsucesso elegeu um novo presidente: Ary Amâncio. Mas Salgado, que é empresário e investidor principal, é quem segue dando as cartas no futebol do clube. Nem ele, nem os gestores terceirizados deste ano comentaram, até agora, sobre a desistência.
Ainda por cima, quem herdou a vaga do Bonsucesso na Copa do Brasil foi o Boavista, terceiro na Copa Rio. Ao Bonsucesso, resta jogar a Segundona a partir de maio, sem saber com que time e com quais gestores. Certo, porém, é que o futebol será terceirizado de novo.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Gabriel Andrezo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!