, 12 tweets, 2 min read
My Authors
Read all threads
Acho que tive hoje uma ideia semi-original sobre o sentido da vida. Junta ideias de filósofos como Susan Wolf e Desidério Murcho com um pouquinho de economia. Estava pensando mais a respeito, desde que vi o Pewdiepie homenageando youtubers muito jovens que morreram em 2019.
O que diz o Desidério, interpretando as ideias de Wolf, é que o sentido da vida é uma "entrega ativa a projetos de valor". A morte desses youtubers é especialmente deprimente, prima facie, porque não parece ter muito valor o que eles faziam.
O senso comum contém a ideia de que o trabalho é bom e o ócio é ruim. Por mais que haja um estigma, ser youtuber é um trabalho. Quem já tentou ser, sabe que demanda tanta dedicação quanto qualquer outro trabalho. Então não é verdade quer ser youtuber é ser ocioso.
O senso comum contém a semente da formulação do Desidério: a dedicação (entrega ativa) e os projetos (trabalho). Fica faltando "valor". Que valor tem comentar temas fúteis para uma audiência, ou limpar o chão para quem te despreza, ou se confinar num cubículo 8 horas por dia?
Valor intrínseco não parece ter. No entanto, aqui entra a parte econômica. Mas não para reduzir valor ao econômico. Minha ideia é: se você participa do mercado, é uma engrenagem num sistema que mantém milhões de pessoas afastadas da pobreza, da fome, do sofrimento e da morte.
Ao pensar em vidas de valor, é consensual que são valiosas vidas doadas por pessoas que fazem atos heroicos para poupar outras vidas. O mercado poupa inúmeras vidas do sofrimento e da extinção. Assim, o senso comum está vingado, e esses youtubers não viveram totalmente em vão.
Percebam que não estou alegando que devemos viver de qualquer jeito, contanto que estejamos trabalhando, pois não importa o que fazemos nossa vida terá valor automático. Digo outra coisa: que, quando participamos, estamos contribuindo para algo que em última análise tem valor.
Então consegue algum valor mínimo para a própria vida quem se dedica a alguma coisa na imensa rede de trocas que temos. A boia que nos mantém flutuando, com relativo conforto agora nos anos 2020, num Cosmos imenso e indiferente a nós.
P.S.: Se comecei o ano pensando, comecei o ano bem.
Esse tema causa muita ansiedade. Conceder que há uma definição potencialmente objetiva de sentido da vida é arriscar afirmar que algumas vidas valem mais que outras. Ou, o que seria mais preciso, que há modos melhores de viver que outros (o que é menos controverso de se dizer).
Quase todo mundo acredita que há modos melhores de viver que outros. Se não, não criticaria nem se irritaria com quem vive mal, perde tempo, faz crueldade e age como parasita, nem se entristeceria com a hipótese de os niilistas terem razão. Que é a que pretendemos derrubar.
Não pretendo que isso ajude a dar grande conforto a quem sofre por essas mortes. Ainda são uma enorme perda de potencial humano. Creio que pensar a respeito com cuidado, no entanto, nos ajuda mais que promessas de vida após a morte sem qualquer evidência.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Eli Vieira

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!