, 15 tweets, 5 min read
My Authors
Read all threads
Uma voz negra se levantou durante a ditadura, clamando o Orgulho que assombrava os militares. Com sua estética artística e suas letras com mensagens poderosas ele se tornou um dos maiores nomes no nosso panteão de heróis pretos. Acompanha na thread a história de Tony Tornado
Antônio Viana Gomes nasceu praticamente na pós abolição, 1930. Época que o desamparo lançava negros às ruas e o governo acreditava na imigração para branquear a população brasileira, o garoto se lançou com 11 anos para o RJ e trabalhou basicamente engraxando sapatos
Se alistou no exército que se mostrou a única porta para a ascensão na sociedade brasileira - vários oficiais do exército estavam comprometidos a promover uma educação que suprimisse a consciência étnica no país.
Nos anos 60 ele acabou saindo do exército e começou sua carreira musical, ganhou o apelido Toni Checker, imitando o Chubby Checker no programa “Hoje é dia de Rock”, também ficou conhecido pela imitação do Little Richard
Toni foi escolhido pelos dentes em um teste para viajar o mundo com o grupo “Brasiliana”, viveu alguns anos na Europa fazendo shows, mas quando o contrato acabou resolveu ir com a cara e a coragem para os EUA, lá, as coisas ficaram feias.
Viveu no Harlem bem na época que os pretos estavam queimando com o bairro. Lutou contra a pobreza e também contra a imigração, para sobreviver trabalhou com traficantes armados e até se tornou cafetão, protegendo mulheres que trabalhavam nas noites.
Toni ganhou grana, mas também estava se alimentando da musicalidade negra na raiz, o Soul Music de James Brown e o empoderamento estético do movimento Black Power foram absorvidos pelo cantor que fingia trabalhar em um lava carros para despistar a polícia.
Não demorou muito para que seu sucesso no Harlem chamasse a atenção. Foi preso e deportado para o Brasil. Adotou o nome Johnny Bradfort e, aqui, encontrou muitos negros ainda reproduzindo estereótipos que a sociedade impunha e alisando o cabelo.
Em 1970, disputou com Gonzaguinha e Ivan Lins no Festival Internacional da Canção e saiu vitorioso com a música BR3 ao lado do Trio Ternura. Já com nome Tony Tornado, seu visual extravagante parecia ser uma afronta, logo inventaram que sua música era uma apologia às drogas.
Junto com o Movimento Black Rio, Tony Tornado, Gérson King Combo, Tim Maia, Cassiano e uma galera deram o ritmo da época conhecida como a “Primavera Black”. Impactando o imaginário e alimentando o Orgulho Negro brasileiro através da dança e das letras. Todos pagaram seu preço.
Em um episódio dramático, um ano depois de vencer o Festival Internacional da Canção, Tony volta sobe ao lado de Elis Regina e ergue seu punho (como os Panteras Negras Americanos) durante a música “Black is beautiful”.
40 mil pessoas vaiaram quando o cantor saiu algemado. Outros nomes do movimento foram considerados subversivos por levantar a “Bandeira negra”. Os relatórios da comissão da verdade mostram que os Militares acusaram os Djs e músicos de promover “segregação”
Tony entrou para TV, fez dezenas de filmes e participações sem fim. Quando pensar nos heróis do povo negro, não devemos apenas celebrar os grandes nomes americanos, alguns dos nossos “Panteras”, Malcom, Garvey… sobreviveram em uma luta contra o próprio governo.
Obrigado, Tony Tornado, você libertou o orgulho em muitos de nós✊🏾
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Ale Santos

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!