, 11 tweets, 3 min read
My Authors
Read all threads
Curiosidades do Japão: dia 31/01/2020
Pediram para eu falar um pouco sobre os hafu (mestiços do Japão) e esse é um conceito bem complicado pq ele não necessariamente bate com o que nós entendemos por mestiços aqui no Brasil.
Hafu, termo que veio do inglês half é a palavra mais usada no cotidiano de muitos japoneses (especialmente descendentes). Mas, como essa palavra implica “metade de um japonês” ela foi considerada descriminatória. E desde a década de 90 se tenta usar daburu (doble, c/ 2 raizes)
Outros termos usados para se referir ao tema é konketsu (混血- literalmente mistura de sangues) e ainoko (criança do encontro). Esse último chegou a ser usado por um breve período no Brasil para se referir a crianças amarelas+brancas.
Todos esses termos (c/excessao de konketsu q e o termo usado por alguns sociólogos) não podem ser traduzidos por bi(multi)racial. Mas está mais próximo de binacionalidade.
Existem casos mais próximos do que no ocidente chamamos de biraciais como becky e a crystal mau.
Mas tem casos que no ocidente não seriam tradicionalmente vistos como casos de biracialidade. Como a Watanabe Naomi (que o lado materno é taiwanês) ou a Oshima Yuko (que o lado materno e coreano-americano).
Pelos padrões ocidentais elas seriam “multiétnica” e não birraciais
Outro problema é que mestiços de povos “japoneses” não são considerados daburu nem socialmente nem legalmente. Então japoneses+uchinas e japoneses+ainu não são considerados daburu.
Porém, japoneses+descendente de japoneses para alguns é considerado hafu, para outros não.
Em 2006 o ministério da saúde e trabalho identificou que 3,2% dos japoneses são daburu. A grande maioria sendo de filipinos e chineses, seguido de coreanos e em seguida demais nacionalidades.
Esse dado só é diferente em okinawa, onde chineses e estadosunidenses são a maioria.
Apesar da existência de movimentos sociais e políticas educacionais de inclusão de daburu, ainda existe muita descriminação, já que muitos consideram eles como “falsos japoneses” ou “japoneses incompletos” (a ideia de hafu q comentei acima)
No outro extremo tbm vemos muita a fetichizacao de daburu na mídia. Apresentados como o “melhor dos dois mundos” e discursos de q “querem filhos mestiços” (muito semelhante ao q tbm ouvimos aqui no Brasil)
Para quem tem curiosidade sobre o tema existe o documentário “hafu: the mixed-race experience in japan” de 2013 dirigido por megumi noshikimura e Lara perez takagi.
Eu não vou aprofundar mais pq esse tema é polêmico e eu ainda tenho pouca leitura sobre ele. Mas meu curiosidade cat está aberto e quem tiver mais recomendações de leitura/filmes eu aceito (se eu lembrar de mais coisas eu coloco aqui depois)
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Seu Prof de JP

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!