My Authors
Read all threads
Quando Dilma assumiu, em 2010, o Brasil produzia 10.141 empregos por dia. Quando saiu, em 2016, o país passou a gerar 7.353 desempregados a cada 24 horas. Em 6 anos, o Brasil aumentou sua taxa de desempregados em 71,87%, colocando mais de 11 milhões de pessoas na fila do emprego.
Em 2010, o Brasil tinha 59,6% da sua força de trabalho com carteira assinada. Em apenas 6 anos, essa taxa despencou para 49%. Os efeitos dessa depressão econômica, tão indiscutivelmente violenta à população, ainda estão presentes no nosso dia a dia.
Em 127 anos, considerando 30 mandatos presidenciais, a reeleição de Dilma gerou o terceiro pior desempenho econômico da história.
Entre 2011 e 2016, a renda per capita global cresceu a uma taxa média anual de 3,4%. A nossa avançou 0,2%.
Nos 36 anos anteriores nós crescemos 2,7%.
Foi nesse cenário de recessão que os aplicativos de entrega surgiram e se popularizaram. Desde então, 5,5 milhões de brasileiros já utilizaram eles em algum momento como fonte de renda.
Entre os entregadores, 58,7% já trabalhavam com entregas antes.
No total, há 38,4 milhões de brasileiros na informalidade. A renda média mensal desse grupo é de R$ 1.312. Quase 80% dos entregadores de aplicativos ganham mais do que isso. 56% dos motoristas de aplicativos assumem receber entre 2 a 5 salários mínimos.
Antes de compartilhar a foto de um desses trabalhadores, apontando o dedo para a precarização de sua condição, é preciso questionar os incentivos que não permitem a ele maior segurança legal no trabalho. E isso implica em necessariamente rejeitar ideias econômicas estúpidas.
Os aplicativos não são doenças, mas sintomas de um país com baixa produtividade, baixa escolaridade, alta carga tributária sobre o trabalho formal, alta carga de protecionismo e ressaca de um governo responsável por gerar a mais longa série de retrocesso econômico da história.
Defender as mesmas ideias econômicas que geraram tamanho retrocesso, desemprego e informalidade, e ao mesmo tempo protestar contra a precarização de trabalho dos aplicativos, é tão coerente quanto levantar a bandeira do fim das vacinas e reclamar do aumento das doenças.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rodrigo da Silva

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!