My Authors
Read all threads
1/ Perguntam o que tenho a dizer sobre a fala de Guedes ontem, das domésticas.

Existe uma velha máxima que diz: “Quem fala demais dá bom dia para cavalo.” Qualquer autoridade exposta como estão alguns ministros, obrigada a falar todo dia, vai pisar na bola.
2/ Especialmente se for noviço na área da política e, ATENÇÃO, se não tiver uma espécie de anestesia cognitiva por parte dos críticos.
3/

É claro que a fala de Guedes não é crítica a empregadas domésticas, assim como a fala dos parasitas não era crítica a policiais, bombeiros, enfermeiros e tantos outros servidores públicos de respeito.
4/ Ele fez uma metáfora sobre qualquer pessoa ter acesso a viagens ao exterior, criando uma impressão de que as coisas estavam sob controle aqui no Brasil, com Real forte, quando não estavam. E levando dólares para o exterior, quando poderiam gastar aqui no Brasil.
5/ E ELE DIZ ISSO NA SEQUÊNCIA DA FALA, que foi evidentemente cortada.

No mundo dos negócios a susceptibilidade aos termos é muito diferente do mundo da política.
6/ Para fechar um negócio engolem-se sapos que jamais seriam engolidos num discurso de uma autoridade para a população. Guedes fala do jeito que se fala nesse mundo, pragmático, sem dominar o discurso político. E então, “parasitas” e “domésticas” derrubam disjuntores.
7/ Mas só porque estão na boca dele. Na boca de Lula, não aconteceria nada, pois seus críticos estão cognitivamente anestesiados pela combinação “metalúrgico humilde, semi-analfabeto, que atingiu o sucesso”. Ele pode dizer o que quiser. Vou poupar você de exemplos.
8/
Paulo Guedes é “banqueiro rico, da elite”, qualquer coisa que disser será minuciosamente destrinchada para virar escândalo. Aconteceu o mesmo com FHC.

E toda a proposta sobre a qual ele trata se perde na discussão daquilo que ele não quis dizer.
9/ Não dá nem para discutir as qualidades dos projetos.

Guedes, assim como vários outros integrantes do governo Bolsonaro, está na curva do aprendizado sobre o que é falar num ambiente político. Ele foi infeliz? Claro que foi.
10/ Deixe-me repetir, como todas as letras:

A fala de Paulo Guedes foi infeliz? Claro que foi!
11/

Mas o foco que colocaram nas manchetes, nas citações sobre domésticas, parasitas, AI5 e outras falas, desvia a atenção para coisas que não mudam nada nas vidas de ninguém, nem das domésticas e dos parasitas. E que nem de longe são o mais importante nas falas dele.
12/

Foco naquilo que ele diz e que pode impactar profundamente nossas vidas, como as propostas de reformas, de redução da máquina estatal, de desburocratização, de abertura do mercado.
13/ É isso que fará com que no futuro as empregadas domésticas possam voltar a visitar a Disney e os parasitas sejam eliminados do serviço público. O resto é histeria dos que discutem o chantilly e não o bolo.

Viu só? Outra metáfora para incomodar os estressados.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with luciano pires

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!