My Authors
Read all threads
Não escrevi mais sobre o corona porque não vejo nada que mude o que eu expliquei há algumas semanas: não dá para ter certeza do impacto ainda, mas o potencial de danos não-lineares ainda está aí.

A coisa fica ainda mais confusa porque não temos ainda análises confiáveis.
Com a mudança dos critérios de diagnóstico, a opacidade do governo chinês e a possível falta de equipamentos suficientes de teste torna impossível ter certeza da magnitude da coisa.

Além disso, nesse tipo de evento, há uma distância enorme entre o pior e o melhor cenário...
... ou seja, as coisas podem variar de "sob controle" a "ruim" a "horrível". Normalmente os eventos não variam tanto e nossa mente é ruim em calcular riscos com alta variabilidade ao longo do tempo.

Um analogia simples: o próximo carnaval pode ter uns 10% a mais ou a menos de...
... de acidentes de carro, mas dificilmente terá 50% a mais ou a menos de acidentes. E certamente não terá 300% a mais.

No caso de epidemias, esse tipo de efeito não-linear é possível. Pouca coisa separa 1,000 mortos de 100,000 quando o efeito é multiplicador.
Mais não-linearidade: a partir de certo número de infectados, os sistemas de saúde podem ser sobrecarregados e as pessoas podem morrer por OUTRAS causas, até mais simples, pela falta de cuidados básicos.
E mais: há um ponto onde o número se torna tão grande que a economia para. E há um ponto onde a parada da economia provoca crises financeiras e recessões.

Há também um momento onde as crises se tornam tão violentas que o governo perde o controle da situação -- especialmente...
... se for um governo autoritário, que já deve estar reprimindo vários focos de insatisfação constantemente.

Além disso, há efeitos não-lineares de longo prazo: assim como HIV e ebola, isso pode aumentar permanentemente o risco humano, se tornando um problema cíclico.
Por fim, não sabemos as consequências de longo prazo da infecção. Será que as pessoas ficam imunizadas e perfeitamente saudáveis ou com sequelas permanentes?
Diante de tantas incertezas, a única atitude racional é ser desproporcionalmente cuidadoso: os governos devem monitorar com todos os possíveis afetados e restringir ao máximo a circulação de pessoas, enquanto prepara o aumento da capacidade do sistema de saúde.
Nisso aí o Taleb está certíssimo: melhorar tomar todas as preocupações e não dar em nada (o que é possível), do que correr atrás do prejuízo depois que o caos estiver instalado (o que também é possível).
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Lucas Mafaldo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!