My Authors
Read all threads
É quase Carnaval, mas ainda queremos falar do que ameaça a #Amazônia. Dessa vez não vamos ficar só no Brasil. Hoje mostramos o que está acontecendo em todos os NOVE países amazônicos.

Vem comigo, @_camillacosta, nesse fio. Com licença @girolatino, hoje o passeio é aqui
Aqui está a segunda parte do nosso especial sobre a #Amazônia, para começo de conversa. Perdeu a primeira? Link no final do fio! bbc.in/2P2faoE
Vamos lá. Sim, o Brasil é responsável pela maior parte da #Amazônia, mas vizinhos como Equador e Colômbia têm algumas das regiões mais importantes e biodiversas do bioma. E outros, como Guiana, têm obtido resultados positivos com suas estratégias de conservação.
Todos os países têm desafios parecidos, mas em graus diferentes. De um modo geral, a grilagem de terras, a expansão das fronteiras agropecuárias, a mineração e a extração descontrolada de madeira são consideradas os principais responsáveis por especialistas e por alguns governos
Mas a questão não é transformar em VILÃS as atividades econômicas na #Amazônia. "Se tivermos clareza do que fazer, podemos buscar empreendimentos que façam sentido, que gerem cadeias produtivas com a população e ajudem na conservação”, disse Natalia Hernández, da @gaiaamazonas
Mas o que temos hoje em muitos casos, segundo Hernández, "são discursos contraditórios dos governos e obras que contribuem com o desmatamento, mas não resolvem os problemas reais das pessoas que vivem na #Amazônia". Vem ver, em 01 tuíte, o que está acontecendo em cada país:
Na #Bolívia, a expansão da produção de soja e da criação de gado nos últimos anos fez com que a região de Santa Cruz fosse a mais afetada pelos incêndios de 2019, em que quase 2 milhões de ha de floresta foram perdidos. No GIF abaixo dá pra ver essa expansão entre 2008 e 2018.
No #Brasil, dados mostram que o desmatamento voltou à tendência de crescimento desde 2014. E especialistas atribuem isso a mudanças nas políticas de conservação e ao enfraquecimento de órgãos ambientais. O GIF mostra a Floresta Nacional do Jamanxim, no Pará, de 2004 a 2018.
Na #Colômbia, o acordo de paz com as Farc fez aumentar a grilagem de terras na #Amazônia. Com a retirada do grupo paramilitar, o Estado ainda luta para controlar as invasões. Vejam como aumentam as "clareiras" nos cantos do GIF, entre 2011 e 2018, no Departamento de Meta.
Pensam que o dendê causa desmatamento só na Ásia? O #Equador é o segundo maior produtor de dendê da América Latina, e são essas plantações as que mais ameaçam o bioma amazônico lá, segundo os especialistas. Mas novos projetos de mineração legal também estão causando polêmica.
Na #GuianaFrancesa, território da França, é o garimpo que causa dor de cabeça. E a maior parte dos garimpeiros são brasileiros que cruzam a fronteira. Uma equipe da BBC chegou a ir até lá e acompanhou uma operação.
Pouca gente fala da #Guiana, mas ela está prestes a se tornar um dos países mais ricos da região, e já tem uma estratégia de manejo florestal que garante que sua taxa de desmatamento seja uma das mais baixas da região. Isso com mais de 95% do país coberto pela #Amazônia.
No #Peru, o garimpo, principalmente em volta da Rodovia Interoceânica, que liga o país ao Brasil, criou imagens impressionantes como a do GIF abaixo. A "mancha" que aumenta entre 2007 e 2018 é um enorme enclave de mineração ilegal, onde chegaram a viver cerca de 5 mil pessoas.
Para quem quiser começar do começo, a primeira parte do nosso especial está aqui: bbc.in/2uNmMoq
Não deixem de ler!
Ficamos por aqui! Obrigada por acompanharem o nosso fio. Quem gostou bate palma, compartilha, pode até se fantasiar de BBC News Brasil no Carnaval, vai que cola! 😬
Era tanta informação que me esqueci de dois países 🤦🏻‍♀️
Ainda não acabou, não! Voltem aqui para saber um pouco mais.
O #Suriname é pequeno, mas é o 10° no mundo em produção de ouro proporcional ao território. Mas isso é só a produção legal. O garimpo atualmente é responsável por 73% do desmatamento da #Amazônia no país.
E na #Venezuela, a queda nos preços e na produção de petróleo vez com que o governo de Nicolás Maduro criasse o Arco Mineiro do Orinoco, o que provocou protestos de opositores e ambientalistas. Eles dizem que a empreitada tem um efeito devastador nos estados amazônicos.
Agora vai, falei de TODOS os países amazônicos. Leiam nossa reportagem para saber mais. E obrigada novamente por chegarem até aqui!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with BBC News Brasil

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!