, 11 tweets, 4 min read
My Authors
Read all threads
Os horrores de Auschwitz contados pela única pessoa nascida no Brasil a sobreviver ao campo de concentração.

Aos 91 anos, Andor Stern nos recebeu após ser homenageado com um bar mitzvah 'tardio' em uma sinagoga de São Paulo.

Conheça a sua história no FIO 👇
Antes de mais nada, aqui você pode ver o vídeo COMPLETO do relato de Stern sobre os horrores que viveu na 2ª Guerra Mundial. Lembrando que, em 27 de janeiro, a libertação de Auschwitz por tropas soviéticas completa 75 anos:
Mas por que Stern celebrou seu bar mitzvah só aos 91 anos? Aos 13, época tradicional do rito de passagem judaico, ele fugia da perseguição nazista na Hungria, onde morava.

Mais tarde, ele se tornaria o único brasileiro nato a sobreviver ao campo de concentração de Auschwitz
Filho de imigrantes judeus, Andor Stern nasceu no bairro do Bixiga, em São Paulo, em 17 de junho de 1928. Em Auschwitz, onde foi parar com a família após a ocupação nazista na Hungria, ele seria conhecido pelos números "83892", que continuam tatuados em seu braço.
"Está vendo aquela fumaça lá? Tua família está saindo de lá - seus avós, teus tios, tua mãe", escutou o adolescente pouco depois de chegar ao campo de concentração, onde sua mãe, avós, tios e tia grávida foram levados à câmara de gás. Ele foi poupado — e forçado a trabalhar.
Para resistir à dor e desumanização, Andor desenvolveu mecanismos de sobrevivência. Para driblar a fome, que sentia "como uma chave de fenda" na barriga, ele pensava na mãe: sua tristeza por perdê-la era a única coisa que conseguia sentir com mais intensidade do que a dor.
"Uma mesma bacia de noite é penico e de dia é o prato em que você come. E você come como cachorro, porque não tem garfo nem faca", conta Stern.

"Você aceita a sujeira, a imundície. E você perde a condição de ser humano. Só o que pensa é na fome. Você vira um zumbi."
Com a aproximação de tropas soviéticas, os nazistas começaram a retirar prisioneiros de Auschwitz. Stern foi um dos transportados, primeiro a Varsóvia e depois ao campo de Dachau. Até que, em abril de 1945, o campo foi libertado pelo Exército dos EUA. Ele estava livre.
Relembre aqui a história dos dois homens que conseguiram escapar de Auschwitz-Birkenau e alertaram o mundo sobre a máquina de matar do nazismo bbc.com/portuguese/ger…
E veja o vídeo em que Andor Stern nos conta sua história, de seus dias de sofrimento enquanto prisioneiro ao retorno para sua terra natal, com visão de mundo repleta de sabedoria e gratidão pelas coisas simples da vida: "No Brasil, você se sente abraçado".
Se preferir, leia o texto da @PaulaIdoeta, autora desta reportagem com Andor Stern: "A vida foi generosa comigo" bbc.com/portuguese/int…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with BBC News Brasil

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!