My Authors
Read all threads
Bom, vamos lá. Com calma e ponderação dentro do possível. Repito aqui o que disse ano passado: tivesse eu o desprazer de estar na pele deste senhor que preside a Liga/SP, teria tomado o microfone no meio da apuração para renunciar ao cargo. Ia embora pra minha casa envergonhado.
Escola de samba tem esse nome porque é... de samba! O samba é o principal. É o protagonista. O resto é acessório. Pelo segundo ano seguido todas as escolas tiraram notas máximas. E os critérios seguem os mesmos. Parte dos jurados também. Não é acidente. É projeto.
Esse é o projeto da Liga. Desvalorizar completamente os quesitos fundamentais do carnaval - samba-enredo, harmonia, evolução - para que tudo seja decidido no “detalhe”. Projeto de eliminar a subjetividade do que se vê pra considerar apenas o tecnicismo do irrelevante.
NADA do que você, espectador, vê na avenida ou na TV está de fato em julgamento. NADA. O que decide o carnaval é o detalhe irrelevante. Isso é muito triste e escancara a total inaptidão que essa Liga patética tem na gestão de um desfile de escolas de samba.
Perdi as contas de quantas vezes falei isso: essa é a pior gestão da história do carnaval de São Paulo. Que vá pro inferno a “estrutura”, a “live do ensaio técnico”, a “festa do CD”, a “organização do ensaio técnico”. Isso tudo só pode ser elogiado se houver respeito à festa.
Escolas tradicionais tiveram que escolher entre definhar ou se adaptar a esse modelo pra sobreviver. As novatas foram estimuladas a ignorar fundamentos básicos do que é ser escola de samba pra alcançar o sucesso. Que diabo de carnaval é esse?
Fiz toda essa reflexão porque eu acho que a gente não pode analisar o resultado sem ter isso muito claro. Esse é o ponto de partida fundamental pra que se fale em mérito. É preciso entender o tamanho do buraco. Feito isso, serei breve ao analisar o resultado.
Águia de Ouro, Mancha Verde, Mocidade Alegre e Tatuapé fizeram por onde estar entre as cinco primeiras. A ordem ali é no detalhe. Mas foi justo. O difícil de entender é a Vila Maria. Mesmo com esses critérios de julgamento eu não consigo conceber esse 5º lugar. Bizarro.
O 6º lugar da Dragões é meio pesado mas não seria de todo injustificável se houvesse uma escola melhor no lugar da Vila Maria. Rosas, Império e Tom Maior na zona da marola também está dentro do esperado, ainda que especialmente as duas primeiras pudessem ter alcançado algo mais.
Nessa zona intermediária destaco por um lado a boa colocação da Barroca, que permaneceu confortavelmente no grupo. Por outro, o 11º lugar da Gaviões obviamente tem muito do desastre na comissão de frente, mas chama atenção pelos descontos em fantasias. Surpreendente!
Parece tentador imaginar que de novo o péssimo trabalho de ateliê derrubou a escola. Todo ano isso. A ver as justificativas. No mais, X-9 e Pérola Negra são justas rebaixadas, mas achei o julgamento da Pérola Negra muito pesado. Não era pra tudo isso.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Leonardo Dahi

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!