My Authors
Read all threads
O governo vem soltando comunicados conflitantes sobre o #COVID19, às vezes desacreditando órgãos especializados

Atacar a #Ciencia ñ é burrice, é projeto.

Trata-se da disputa entre 2 dinâmicas: uma opera na deliberação democrática e outra opera na mobilização de redes.

Fio:
O diálogo de bairro tem meios de influenciar a política pública local, regional e nacional. Existem mecanismos p/ cidadãos se organizarem, discutirem e escalarem suas demandas p/ o poder público. Conforme cresce, consenso político vai escalando e mobilizando grupos e instituições
O nosso modelo de Estado pressupõe o debate livre e aberto. Segmentos da sociedade confrontam informações e ideias livremente. Conforme o consenso é construído, vai penetrando as diversas esferas níveis do governo, através de instituições permeabilizam o aparato estatal.
A informação é essencial para o debate e ela é diretamente ligada a meios de produção de consenso e conhecimento. Ela é inerentemente controversa, mas temos meios de gerar acordo e estabelecer pontos de diálogo. A informação é cumulativa chegamos a consensos de tempos em tempo.
A produção de informação é o papel de agência especializadas, universidades, mídia e institutos de pesquisa.
Por isso que terraplanismo é engraçado e preocupante ao mesmo tempo, ele desconstrói o conenso, o óbvio.
tab.uol.com.br/noticias/redac…
Nesse ponto, a @tatiroque delinou bem o movimento negacionista nessa matéria.
Os pontos de diálogo estão sendo, um a um, fragilizados.
A ciência climática, as ciências naturais e mesmo a história.
piaui.folha.uol.com.br/materia/o-nega…
Com base em informações, conseguimos discutir e decidir. A @yaso tem soltado argumentos em favor de abertura maior de dados e de conhecimento científico e mostra que o governo tem tentado privar a sociedade de informações
O @dadourado também explica que há investida autoritária, por exemplo alterando a Lei de Acesso a Informação por meio de decreto e usando outros mecanismos para impedir a circulação de informações de saúde
A agenda autoritária desmantela as instituições, mas não é anárquica. Ela destrói o modelo deliberativo, mas tenta o fazer favorecendo outro modelo de mobilização social, um que o Bolsonaro já se colocou em posição privilegiada há anos: o modelo de mobilização de redes
O @RMafei e @conradohubner têm discutido e demonstrado como os inúmeros movimentos do governo têm apontado para uma investida autoritária. Castells mostra que a construção e fortalecimento dessas redes acarreta no fim das instituições, a interface do Estado com a sociedade.
A sociedade hiperconectada é composta de níveis diferentes de redes sociais. A mobilização não se dá por meio de lei, organização de deliberação. Ela se dá por meio da capacidade de certas redes e atores serem centrais a essa cadeia e influenciaram as redes mais periféricas.
O trabalho do @Jgb_santos (abaixo), da @ninocasan (no @inctdd), assim como publicações do @marcoamarelo têm apontado justamente isso. O forte investimento na dinâmica de redes do governo atual, buscando se tornar o mais central possível na coordenação da informação e mobilização.
A @letcesar tem estudos importantíssimos descrevendo o ataque ao sistema de peritos e dissecando uma estratégia populista.
Acrescento que na dinâmica de redes o governo fortalece como produtor de informações, que ele solta a partir posição privilegiada.
academia.edu/42077568/Como_…
Assim, o governo nos priva da informação por uma questão clara: ao alvejar a ciência e fontes confiança, ele enfraquece o modelo democrático de deliberação, impedindo o debate. Ganha força então uma estrutura de comunicação de redes que o governo atual vem fomentando há tempos.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with 𝗖𝗮𝗶𝗼 𝗖. 𝗩. 𝗠𝗮𝗰𝗵𝗮𝗱𝗼

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!