My Authors
Read all threads
Nas últimas 24h adicionamos gráficos no Painel #covid19 do Brasil.IO: dos mais simples, como qtd. de casos confirmados e óbitos, até outros que nos permitem analisar o excesso de óbitos por estado. Segue o fio 👇 #opendata
No último tweet: em azul, casos confirmados acumulados e novos; em vermelho, óbitos acumulados e novos.
Abaixo: causas de óbitos registrados em cartório (@ArpenBrasil). Os gráficos estão disponíveis tanto a nível nacional, quanto estadual - abaixo, o gráfico de óbitos para SP.
Temos também um que compara os óbitos totais entre 2019 e 2020 agrupados em 3 grandes grupos: #covid19 (suspeitos e confirmados), outras causas respiratórias e outras causas naturais não externas. Repare que a barra azul tem pouca variação, enquanto verde e vermelho crescem:
E por fim, excesso de óbitos (2020 - 2019) por semana. Estados com + casos de #covid19 tendem a ter excesso positivo, ou seja, mesmo com as mortes evitadas pelo isolamento (como acidentes de carro) o saldo final é de + óbitos que em 2019. Exemplo: São Paulo (vermelho = ruim).
Nota: as 2 últimas semanas não são exibidas pois os cartórios demoram aprox. 14 dias para consolidar os dados completamente. Exibí-las causaria a falsa sensação de que os óbitos estão diminuindo, o que não é verdade (infelizmente a qtd. de novos óbitos por dia está aumentando).
Olhar para os óbitos é olhar para o passado: se aumentaram hoje é porque o contágio aumentou há semanas atrás, mas excesso de óbitos negativo não significa que podemos afrouxar o isolamento (só poderemos pensar nisso quando passarmos do pico e testarmos massivamente a população).
Os gráficos estão disponíveis em: brasil.io/covid19/ e são atualizados sempre que atualizamos o #dataset COVID-19 (várias vezes ao dia).
Inscreva-se em nosso canal no @Telegram pra receber as últimas novidades mais rapidamente: t.me/brasil_io
Obrigado @otavio_ranzani @PauloLotufo @capyvara pelas sugestões/conferências. =)

O Brasil.IO disponibiliza dados de interesse público em formatos + acessíveis gratuitamente desde 2018. Contribua: apoia.se/brasil.io #crowdfunding #opendata #ddj
O exemplo que citei para diminuição é de morte não natural e os dados falam apenas de naturais; o correto seria citar alguma afetada pelo isolamento, como bronquiolite infantil (crianças não estão indo às escolas). Os dados continuam corretos. Obrigado pelo toque, @gurovitz.
O link correto para a campanha é: apoia.se/brasilio
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Álvaro Justen

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!