, 17 tweets, 10 min read Read on Twitter
Apesar de muito se falar sobre a #vazajato (VJ) na Internet, esse conteúdo não chega a boa parte da população e é ótimo que esteja na TV aberta (@rodaviva: ). Porém o tempo de @ggreenwald e dos espectadores poderia ter sido melhor aproveitado, segue o fio:
Diversas perguntas (intencionalmente ou não) preparam o terreno para que o espectador acredite num cenário falacioso (isso vai ser mais efetivo em quem não acompanhou a VJ de perto desde o começo), criando pré-indisposição com o trabalho de @ggreenwald (independente da resposta).
Da mesma forma q existem péssimos títulos de notícias tb existem péssimas perguntas, q influenciam tendenciando o entendimento. E qto + visibilidade o trabalho tem, maior o impacto dessas mentiras. Em época de #fakenews #posttruth #deepfakes, jornalistas deveriam evitar isso.
E se o objetivo era levar a VJ para a população que consome TV, faltaram perguntas sobre o que foi publicado - em vez disso, focaram no método/legalidade/etc. (nesse caso, trocar a roda por uma aula de jornalismo seria mais efetivo).
Tb parece que algumas perguntas foram combinadas, como se entrevistadores e entrevistado estivessem explicando algo p/ o público q teve o 1o contato com a VJ no @rodaviva. Isso diminui a credibilidade. Percebi principalmente nas 1as perguntas de @gabrielmasca e @anacampos_cb.
P/ resolver essa questão (de não parecer que as perguntas foram combinadas) creio que uma introdução mais robusta sobre a VJ (incluindo as críticas a ela) seria melhor: passaria mais credibilidade e contextualizaria o público (aumentando as chances das perguntas serem melhores).
No restante do fio citarei falácias que identifiquei (a maior parte delas são yourlogicalfallacyis.com/loaded-question e yourlogicalfallacyis.com/appeal-to-emot…). Sugestões de como contornar esses problemas são bem-vindas (por exemplo: dinâmicas para entrevistas que evitem falácias). ;)
09:04 () @lilian_tahan cita a qtd de condenações e $ recuperado pela LJ; em seguida pergunta o legado da VJ como se as 2 coisas fossem comparáveis e se a VJ precisasse recuperar $ público.
13:24 () @andregui001 insinua que a intenção do @TheInterceptBr com a VJ é de libertar Lula e que o fato de procuradores celebrarem a morte de familiares do investigado não é de interesse público (como se não mostrasse o viés).
39:34 () @andregui001 cria um declive escorregadio ao comparar vazamentos ilegais com publicações jornalísticas, levando o público a crer que o trabalho é antiético e ilegal. Será que desconhece tecfront.blogosfera.uol.com.br/2019/06/12/e-i… e conjur.com.br/2015-out-16/jo… ?
44:54 () @anacampos_cb compara as corrupções (combatida pela LJ e combatida pela VJ), como se tivéssemos que escolher entre uma e outra, apelando para a emoção do público qnd ameaça que faltará $ na saúde/educação/infraestrutura se a LJ for atacada.
46:12 () @gabrielmasca continua o apelo à emoção perguntando se Glenn concorda com a absolvição dos condenados na LJ. Isso não tem a ver com o trabalho jornalístico e reforça (intencionalmente ou não) a ideia errada de q a VJ é contra o combate à corrupção.
54:31 () @DanielaLima_ pergunta qual o saldo da VJ (quantidade de condenados que seriam libertados caso as decisões da LJ sejam anuladas por conta da VJ).
01:14:03 () @anacampos_cb fecha (com a 4a pergunta) o apelo à emoção, perguntando se @ggreenwald teme que a VJ possa atrapalhar condenações futuras (fazendo com que essas pessoas escapem da LJ).
Nesse @rodaviva contei um total de 4 perguntas apelando à emoção, insinuando que a VJ seria contrária ao combate à corrupção (essa ideia leva a crer que entre a LJ e a VJ é melhor escolher a LJ, fazendo os fins justificarem os meios).
No começo, a estratégia dos contrários à VJ foi de reforçar a ilegalidade dos vazamentos, sugerido que o @TheInterceptBr tenha cometido esses atos; a nova é a de mostrar que mesmo com ilegalidades é melhor ter a LJ (senão corruptos serão soltos).

Mentiras contadas muitas vezes.
Por algum motivo (bug no player?) os tempos das 3 primeiras citações estão incorretos. Os corretos são: 08:09, 12:29 e 35:35.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Álvaro Justen
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!