Exemplo de luta: ribeirinhos conquistam o direito de retornar à beira do rio Xingu, de onde foram expulsos por #BeloMonte! A UHE, que faz 5 anos hoje, acumula desastrosos impactos socioambientais. Saiba como os ribeirinhos viraram o jogo contra a usina: 👇🏾🧶

📸 @FabioNasciment_
Uma das principais dívidas de #BeloMonte é o reassentamento incompleto das 300 famílias ribeirinhas que foram expulsas de suas casas nas beiras e margens do rio Xingu para dar lugar ao reservatório da usina.
Removidos para Altamira, distantes do rio e das condições para garantirem seu modo de vida, os ribeirinhos lutaram para ter seus direitos respeitados e, principalmente, voltar para seu território, nas margens do Xingu.

📽️ @FabioNasciment_
Os ribeirinhos se organizaram e, em 2016, criaram o Conselho Ribeirinho. A articulação teve papel fundamental no reconhecimento das famílias deslocadas, na defesa de seus direitos e na construção de uma proposta territorial que permitisse a reconstituição do seu modo de vida.
“O retorno ao rio é a garantia da vida”! Após anos de luta, os ribeirinhos conquistaram o direito ao Território Ribeirinho, às margens do Xingu. A proposta foi aprovada pelo Ibama em 2019 e é inédita na história da construção de hidrelétricas no Brasil.
isa.to/3kY5IQA
À revelia da obrigação imposta pelo Ibama de executar o reassentamento, a Norte Energia se recusa a cumprir a condicionante e ribeirinhos ainda aguardam a finalização do reassentamento. A luta continua!

📸 @FabioNasciment_
Resistência e inspiração descrevem a trajetória do Conselho Ribeirinho. Conheça e divulgue essa história! O filme #VoltaGrande já está disponível no @videocamp: bit.ly/CurtaVoltaGran…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with socioambiental

socioambiental Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @socioambiental

25 Jun
Dezenas de lideranças indígenas perderam suas vidas para a #Covid19. Eram sábios, guerreiros e guardiões das memórias de seus povos, que lutaram incansavelmente pelos direitos e sobrevivência dos seus. Não esqueceremos! ✊💚🌳

Segue o fio!

#VidasIndígenasImportam
Artista e ex-pajé Desana, Feliciano Lana traduziu as paisagens do Rio Negro e as narrativas do seu povo em desenhos e pinturas inconfundíveis. Versátil e generoso, foi um dos principais artistas plásticos indígenas do Brasil. Conheça: isa.to/2T2Xonp
📸 Juliana Radler/ISA
Grande líder e guerreiro Munduruku, o cacique Vicente Saw tinha um compromisso com a defesa do seu povo e dos rios e florestas. “Um pai, sempre alegre, mesmo nas dificuldades, como nós Munduruku fazemos,” diz nota de pesar da Associação Indígena Pariri.
📸 Letícia Leite/ISA
Read 7 tweets
25 Apr 19
Agora em Brasília! Com rezas e cantos indígenas marcham pacificamente rumo ao STF. Crianças, homens e mulheres participam da primeira grande marcha do #ATL2019.

📸 Oswaldo/ISA
Cerca de quatro mil indìgenas chegam agora ao STF para sensibilizar a corte em favor dos direitos indìgenas, contra todo e qualquer retrocesso.

📸 Mídia Ninja

#ATL2019 #DireitosIndígenas #ResistênciaIndígena #TerraLivre
A demarcação de suas terras é garantia de sobrevivência dos índios, de suas culturas e dos seus modos de vida. Em frente ao STF, em Brasília, milhares de indígenas pedem aos ministros:

📸 Kamikia Kisedje

#ATL2019
Read 14 tweets
14 Apr 19
Viva o Xingu! Há 58 anos era demarcada a primeira grande Terra Indígena do Brasil: o Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso. É muita história e resistência, entre desafios e vitórias dos 16 povos indígenas que fazem parte do Território Indígena do Xingu (TIX). Segue o fio!
O TIX engloba o Parque Indígena do Xingu e mais três Terras Indígenas: Pequizal do Naruvôtu, Wawi e Batovi. Os 16 diferentes povos dessas áreas vivem em união e reconhecem tudo como uma só região, o Território Indígena do Xingu.

📸 Rio Xingu. | Fernanda Ligabue/ISA
O Parque Indígena do Xingu foi a primeira grande Terra Indígena demarcada no Brasil , na gestão Jânio Quadros. Foi homologado em 1961 para proteger um importante complexo cultural, numa região estratégica do ponto de vista ecológico.
📸 Acervo Villas Bôas
Read 25 tweets
31 Mar 19
[Índios na ditadura - a thread]

O golpe militar completa hoje 55 anos. As páginas dessa história são manchadas de sangue indígena. Nesse período, mais de 8,3 mil índios, de pelo menos 10 etnias, foram mortos pelo governo ou vítimas da sua omissão. #DitaduraNãoSeComemora!
A Comissão Nacional da Verdade, que investigou os crimes da Ditadura Militar, estima que 8.350 indígenas foram mortos pelo Estado ou por sua omissão. Mas esse número pode ser ainda maior.

📸 Guarda Rural Indígena: treinados para realizar repressão nas aldeias. | Funai
A ditadura não escolheu etnia na hora de executar. Foram pelo menos 1.180 Tapayuna, 118 Parakanã, 72 Araweté, mais de 14 Arara, 176 Panará, 2.650 Waimi Atroari, 3.500 Cinta Larga, 192 Xetá, mais de 354 Yanomami, 85 Xavante de Marãiwatsédé.
Read 18 tweets
8 Mar 19
LÁ VEM THREAD! EM PAUTA: MULHERES DA FLORESTA

O futuro é feminino, do campo e da mata! 💁🏾 Nesse #DiaDaMulher, inspire-se com essas mulheres fortes que transformam o mundo ao redor delas:

📸 Mulheres Kisêdjê colhem pequi na aldeia Aldeia Ngôjwêrê (MT). | Rogério Assis/ISA

#8M
Mais forte que pimenta! No Alto Rio Negro (AM), o trabalho das mulheres Baniwa dá origem ao produto que é sucesso no Brasil e no mundo: a Pimenta Baniwa. Confira: isa.to/2lwHFvv

📸 Carol Quintanilha/ISA

#DiaDaMulher #8M #ElaMeInspira
#MulheresEmpreendedoras! Raimunda Rodrigues é cantineira e fez crescer como nunca a produção da miniusina da comunidade Rio Novo, na Reserva Extrativista Rio Iriri (PA). Conheça seu trabalho:

📸 Lilo Clareto/ISA

#DiaDaMulher #8M #ElaMeInspira
Read 12 tweets
1 Mar 19
O povo Waimiri Atroari não vai mais ficar calado! Pela primeira vez na história, lideranças contaram para a Justiça detalhes tenebrosos das violências sofridas durante a construção da rodovia BR-174, na ditadura militar. Siga a thread e conheça essa história 👇🏾

📸 Paul Lambert
Tiros, esfaqueamentos, degolações, massacres, doenças. Em matéria publicada ontem (28/02) pelo @MPF_PGR, os indígenas detalham as atrocidades que enfrentaram na mão dos brancos.
isa.to/2SycnCB
Em 1972, antes da abertura da estrada, a Terra Indígena Waimiri Atroari abrigava 3.000 índios, segundo a Funai. Menos de 10 anos depois, sobreviveram apenas 350.
socioambiental.org/pt-br/noticias…
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!