#OIBR3 #OIBR4 COMO FICA A OI APÓS A VENDA DE ATIVOS

É muito comum o questionamento sobre "o que sobra da Oi após vender seus ativos?" e "o que será da Oi após esses eventos?"

Vou tentar ajudar esse público sendo um pouco mais didático/simplista. Compartilhem!!

Segue..(+)
1) A venda de ativos é parte de um amplo processo de reestruturação da Oi para adequar sua estrutura de capital (dívida, capacidade de investimentos) para que ela se foque em seu principal negócio - infraestrutura e serviços de Telecom/Internet de natureza fixa (ex: banda larga)
2) A infraestrutura fixa por intermédio da fibra optica é o grande alicerce para a ultra banda larga nas residências, para prover conectividade e soluções a empresas e também para prover internet móvel 5G (sim, fibra é um pilar essencial de uma arquitetura 5G)
3) Como analogia, pense em uma rede de fibra optica como se fosse uma rede de água. Assim como temos grandes tubulações e canos levando água a diversas casas, a fibra optica leva dados para residências, para empresas e também para todo tipo de torre/site de telfonia celular
4) Conforme a demanda por consumo de dados aumenta (ex: vídeos, reuniões online, streaming de youtube/netflix/etc...) esses "canos de dados" precisam suportar uma maior capacidade, na forma de planos de dados maiores (ex: 200/400Mbps ou 1Gpbs)
5) Com isso podemos concluir que uma infraestrutura de fibra optica é essencial para a grande maioria das necessidades de conectividade, sendo portanto essencial para a nossa atualidade.
6) Porque a Oi se destaca nesse cenário e quer se focar nisso? Porque contruir uma ampla rede de fibra em nível nacional requer MUITO investimento e um BOM tempo. E a Oi atualmente tem a MAIOR e mais capilar rede de fibra do país, MUITO acima do segundo player. Enorme vantagem!
7) Observe a figura abaixo: vejo muita gente olhando apenas para o curto prazo (vermelho) e eventualmente para o médio prazo (azul). Mas vejo poucos olhando para o grande valor que se projeta no longo prazo (verde)
8) Então aqui eu já começo a sintetizar: A Oi quer se tornar o maior player de infraestrutura, serviços e soluções para telecom, internet e todo tipo de experiência digital associada a conectividade, seja de clientes pessoa física, empresas ou fornecendo para outros players
9) A Oi vai se desfazer de seu principal ativo de fibra optica? NÃO, de forma alguma. A InfraCo terá um novo sócio para possibilitar uma rede neutra e muito mais investimentos/expansão da rede. Para isso, é evidente que uma parte do negócio precisa ser vendida ao sócio.
10) O percentual da InfraCo que ficará com o sócio ainda não é sabido, está em negociação. Mas já sabemos que o sócio não terá mais de 51% da InfraCo. Consequentemente, a Oi continuará com no mínimo 49% dela. O novo sócio terá o controle da InfraCo, viabilizará o conceito de...
..."rede neutra" (eliminando conflitos de interesse e tornando a infra atrativa para qualquer player), trará muito mais poder de investimento, praticamente duplicando a meta inicial, agora planejando cobrir 32 milhões de casas com fibra no segmento residencial.
11) A Oi portanto terá participação relevante na InfraCo (a maior rede de infraestrutura atualmente) e irá prover todo tipo de serviço/plataforma/experiência digital em seus clientes alvo. Resumo completo na figura abaixo:
12) No segmento residencial, Oi/InfraCo irão levar toda a infraestrutura e serviços necessários para viabilizar "casas conectadas": Ultra Banda Larga, Streaming, Reuniões online, EAD, Jogos Online, IPTV, dispositivos diversos conectados (Iot)
13) No segmento empresarial, Oi/InfraCo irão levar toda a conectividade de alta performance e serviços/soluções.
14) No segmento de atacado, Oi/InfraCo irão levar capacidade de dados para outros provedores, sejam grandes ou pequenos/regionais, principalmente aqueles que não possuem backbone/backhaul (lembra da analogia das grandes tubulações de água?). Esse segmento também pode viabilizar..
...modelos de franquias (outras empresas usando a marca, a infra e até mesmo os produtos/pacotes da própria Oi). Além disso, a rede móvel 5G irá depender (muito) dessa infraestrutura para viabilizar o escoamento de dados de telefonia celular nas torres/sites/small cells.
Caso queira saber mais sobre a operação de atacado, deixo esse post aqui:
Caso queira saber mais detalhes sobre a separação estrutural que a Oi está fazendo (com a criação da InfraCo), deixo esse post:
smallcaps.com.br/a-nova-oi-estr…
E caso você ache que os satélites de baixa órbita irão tornar a fibra optica obsoleta, sinto lhe informar, mas essa não é a realidade. Deixo um post bem detalhado aqui:
Espero ter ajudado! Um grande abraço!
Ah, recomendo também uma boa leitura da apresentação recente da Oi no evento Apimec:
oi.com.br/ri/download_ar…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with DicasInvest

DicasInvest Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @DicasInvest

12 Jan
#OIBR3 #OIBR4 AINDA É CEDO PARA EU SER "NORMAL"

Confesso que eu tentei, estudei durante meses em busca da diversificação. Mas 13 anos trabalhando com Telecom e estudando a Oi desde 2019 falaram mais alto: voltei a ficar 100% em Oi - 88% OIBR3 e 12% OIBR4, aproximadamente.
(+)...
Não recomendo o que eu faço a ninguém! Além disso, tenho plena noção dos riscos sistêmicos a que estou exposto: o risco do imprevisível, do não planejado, o risco de não ter calculado tudo corretamente ou não conhecer/não considerar todas as variáveis envolvidas!
Mas estou diante de uma oportunidade que considero única e que norteia meus estudos e meus investimentos desde 2019: um dos maiores cases de turnaround vigentes!
Eu tentei buscar a diversificação e deixei todos os rastros dessa busca em meu twitter. Mas, na prática, não adiantou!
Read 12 tweets
6 Dec 20
#OIBR3 VALUATION
MINHA visão APROXIMADA de Valuation com base no que está se desenhando para ativos, operações, dívidas e acordos recentes na AGC e Anatel (fig. 1). Partindo disso, acrescento uma análise de sensibilidade de um provável aumento no valuation da InfraCo (fig. 2) (+)
Para as premissas do valuation, as observações já constam na figura 1. Em resumo, assumi os números atuais para os ativos em negociação + premissas bem conservadoras para as operações da ClientCo e imóveis. Para as dívidas, considerei o valor de face do balanço do 3T20 e...
...as perspectivas de abatimento dessas dívidas de acordo com o aditamento do PRJ aprovado na AGC. No caso da Anatel, assumi o recente acordo + depósitos judiciais que serão usados para abatimento. Sabemos que essa dívida pode melhorar com a nova lei prestes a ser sancionada.
Read 5 tweets
4 Dec 20
Abrir chamado para a @B3_Oficial é FRUSTRANTE!!
A dúvida: Porque as ações #OIBR3 ainda não voltaram a ser aceitas como garantia para Termo/Short (pois até início de 2020 eram aceitas)??
Uma questão de competência exclusiva da "Camara B3" e olha a resposta que recebo: (+)
Fui tentar entender sozinho esse processo de "elegibilidade" dos ativos para aceitação como garantia.
1) Manual de Administração de Risco B3: b3.com.br/data/files/A2/…
Neste manual, constam os critérios de elegíbilidade, como por exemplo a figura abaixo:
2) Os parâmetros que definem as variáveis "m1, m2, p1...etc" dos critérios acima, eu encontrei neste lugar: b3.com.br/pt_br/produtos…

Destaco na figura abaixo:
Read 7 tweets
9 Nov 20
#OIBR3
1) Propostas vinculantes pela fatia fibra até dia 16. Não sei se chega tão rápido mas se chegar melhor.
2) Novamente se fala em pagar 20xEBITDA na transação, o que a meu ver levaria a InfraCo a um valuation de cerca de 40bi, seria transformacional.
exame.com/exame-in/quem-…
Image
Image
Read 4 tweets
1 Nov 20
#OIBR3 Tive acesso a uma live recente entre o management da Oi e Analistas/Gestores. Trago alguns destaques daquilo que entendi, notamente em relação à fibra e dívida. Reforço que é a minha leitura dos fatos e eu posso estar equivocado em algum ponto.
Segue (+)...
- Perspectiva de fechar o ano com mais de 2 milhões de clientes fibra.
- Cerca de 15 programas de transformação ocorrendo na empresa, abrangendo as vendas de ativos, separação estrutural, digitalização da ClientCo, redução de custos e otimização das operações.
- Segundo Rodrigo Abreu, o uso de vídeo é um divisor de águas na percepção de qualidade e performance de uma banda larga e isso ficou ressaltado durante a pandemia.
- 80% em média dos clientes novos de fibra são clientes que vem de fora (não são migrados do legado Oi).
Read 16 tweets
22 Aug 20
#RANI3 UM POUCO SOBRE MINHA TESE EM IRANI PAPEL E EMBALAGEM
- Uma tese bastante ajustada à minha estratégia de ser acionista e fazer aportes graduais e constantes.
- Negócio de grande resiliência e pouco exposta a fatores cíclicos pois ~80% da sua demanda de papel e... (+)
...embalagens é para segmentos de alimentos e higiene.
- Nos próximos 6 anos, espera-se um aumento gradual na geração de caixa em função dos novos projetos que resultam em redução de custos e aumento de capacidade.
- Segundo relatório do BTG, o EBITDA pode mais do que dobrar...
...nos próximos 6 anos, com crescimento gradual ano contra ano.
- O aumento gradual do EBITDA gerará uma contração no múltiplo EV/EBITDA em relação aos pares, criando um potencial de upside relevante no médio/longo prazo.
- O meu investimento gradual portanto pode me trazer...
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!