Em agradecimento e respeito a meu grande amigo de jornada na Oi, trago uma réplica aos seus pontos, acreditando ser útil para o bom debate. Ressalto que ainda estou confiante de que a Oi trará uma apresentação mais completa ressaltando toda a potencial geração de valor. Segue 1/n
1 - 20bi é ~10x EBITDA anual projetado da InfraCo em 2022. Muito baixo, metade do que vimos em transações recentes com negócios de potencial até menor. Pra mim, é como se a Oi "postergasse" o valuation para o leilão, assumindo que novos players vão olhar para o edital e, assim...
...como estou observando aqui, irão identificar que o valuation está baixo. O acordo com o BTG, mais do que valuation, foi muito importante para traçar o gigantesco projeto de vários anos e o BTG se estrurou melhor pra isso. Nada melhor que um leilão competitivo agora, espero.
2 - IRUs não deveria fazer tanta diferença, não é um case de "real estate", o proponente está comprando uma empresa que tem uma capacidade de geração de caixa no tempo, é isso que gera valor. E vai gerar valor tendo-se ou não a propriedade direta da fibra, da mesma forma.
3 - Globenet seria incorporada à InfraCo, mas nada foi dito sobre desoneração da ClientCo, que é quem tem os contratos. Um ponto que, melhor esclarecido, pode ajudar na compreensão de geração de valor. Positivo: Globenet será claramente incorporada abaixo do valor de mercado
4 - Ponto positivo sobre a dívida da InfraCo para ClientCo. Embora ainda não esteja claro quem é que vai quitar o novo empréstimo ponte que ainda será emitido. Espero que o proponente assuma isso, ai teremos a confirmação do ponto positivo.
5 - Concordo que pra Oi é fundamental ter o sócio na InfraCo para justamente impulsionar a ClientCo como uma líder em fibra varejo. Mas, novamente, não tira a preocupação de que, neste momento, a venda da InfraCo esteja sendo feita bem abaixo do que poderia.
InfraCo está em pleno processo de expansão, daqui a alguns anos deverá quase que quadruplicar sua geração de caixa, então precisa ser negociada a múltiplos mais altos. Se a Oi ficar somente com 42% da InfraCo, terá somente a parcela correspondente de toda essa evolução, então o..
...valor de venda da fatia hoje precisa fazer sentido.
Aguardo ansiosamente por mais informações, para que fique mais claro toda a geração pontencial de valor do projeto como um todo. E espero realmente que o leilão tenha competição.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
#OIBR3 OI E BTG
Ainda estou digerindo os dados da negociação divulgados e buscando respostas com o RI, fora que o projeto detalhado da InfraCo (investimentos, contratos com a ClientCo) ainda não é público. Mas gostaria de ressaltar alguns pontos.
Segue (1/n):
1) Posso não ter gostado de alguns itens da negociação, enquanto outros me geram dúvidas, mas isso não pode se confundir com a minha visão da tese de investimento. Veja bem, sou acionista desde 2019 e trabalho na área de Telecom, já vi muita coisa nesse período, altos e baixos.
2) Após um longo período de reestruturação, agora que a Oi tem na mesa um negócio firme, vinculante, amplamente negociado e acordado com o BTG, os últimos muros que a empresa tem pra vencer são duas grandes aprovações regulatórias (CADE e Anatel, da Móvel e da InfraCo).
Não é uma análise trivial, a Oi fará uma audio conferência amanhã para explicar os detalhes.
Minha primeira impressão é um misto de satisfação e preocupação. Satisfação pois é um projeto de infraestrutura.. (1/n)
...monumental e é fundamental que a Oi tenha um sócio nessa empreitada.
A preocupação está no fato de que, nos termos fechados, há uma grande diluição da Oi no capital da InfraCo. Como é uma oferta que servirá de base para o leilão, a InfraCo continuou avaliada perto do mínimo.
Então pro negócio fazer sentido, ao menos na minha opinião de agora, a Oi precisa receber novas propostas no leilão. A impressão é que o valor da InfraCo forçosamente ficou baixo sabendo-se que vem competição pela frente. Vou aguardar os próximos passos para emitir nova opinião.
#OIBR3 4T20
Um resumo do que entendi até agora: é bom ver a Oi tendo lucro líquido no trimestre, mas cumpre-me ressaltar que esse lucro não tem relação com o operacional, trata-se de lançamento contábil não recorrente, aparentemente um reflexo dos lucros contábeis futuros...(1/n)
...que já são previstos como resultado das vendas de ativos. Também contribuiu para o lucro uma redução das despesas financeiras pela queda do dólar naquele trimestre. A Oi ainda é muito impactada (positiva ou negativamente) pela variação cambial. no 4T20 o impacto foi positivo..
...mas no 1T21 provavelmente será negativo e eu penso que uma melhora consistente de fato só virá com a redução brusca da dívida, algo que já deve ser endereçado após a conclusão da venda de ativos. Enquanto isso, me resta torcer para o cenário macro contribuir para a queda do...
Como dito recentemente, resolvi ficar 100% posicionado na Oi, já que na prática eu estava apenas "fazendo de conta" que estava diversificando o patrimônio mas só uns ~10% estava em outras empresas. Mês volátil, mas fundamentos em ordem!
Hoje em uma das conversas eu emiti a opinião abaixo:
A volatilidade nos preços é algo que sempre mexe com nossos ânimos. Sempre bate aquela dúvida do tipo "-será que os outros estão sabendo de algo que não estou?". E de tanto vivenciar períodos voláteis (muito piores até) hoje em dia eu me sinto bem mais tranquilo.
Yield geral de 0,64% (7,64% se projetado um ano à frente), vs 0,69% do mês anterior, onde tive alguns ganhos não recorrentes. Patamar acima de 0,6% já me deixa bastante satisfeito, dado a carteira equilibrada com 25 FIIs!
Segue..(+)
=== RESUMO
Yield de 0,64% representa, por exemplo, um ganho mensal de 640,00 para cada 100 mil investidos (3200,00 para 500mil)
Se compararmos com aluguéis de imóveis tradicionais, considero uma renda bastante satisfatória e acredito que até difícil de replicar no tradicional.
Por conta disso já me sinto bem satisfeito com o nível de maturidade da minha carteira até aqui, estando certo de que ainda há muito para aprender. Mas a proposta de alta diversificação com 25 FIIs e 5 frentes/setores, está me dando bastante segurança e conhecimento.
#OIBR3#OIBR4 COMO FICA A OI APÓS A VENDA DE ATIVOS
É muito comum o questionamento sobre "o que sobra da Oi após vender seus ativos?" e "o que será da Oi após esses eventos?"
Vou tentar ajudar esse público sendo um pouco mais didático/simplista. Compartilhem!!
Segue..(+)
1) A venda de ativos é parte de um amplo processo de reestruturação da Oi para adequar sua estrutura de capital (dívida, capacidade de investimentos) para que ela se foque em seu principal negócio - infraestrutura e serviços de Telecom/Internet de natureza fixa (ex: banda larga)
2) A infraestrutura fixa por intermédio da fibra optica é o grande alicerce para a ultra banda larga nas residências, para prover conectividade e soluções a empresas e também para prover internet móvel 5G (sim, fibra é um pilar essencial de uma arquitetura 5G)