#OIBR3 OI E BTG
Ainda estou digerindo os dados da negociação divulgados e buscando respostas com o RI, fora que o projeto detalhado da InfraCo (investimentos, contratos com a ClientCo) ainda não é público. Mas gostaria de ressaltar alguns pontos.

Segue (1/n):
1) Posso não ter gostado de alguns itens da negociação, enquanto outros me geram dúvidas, mas isso não pode se confundir com a minha visão da tese de investimento. Veja bem, sou acionista desde 2019 e trabalho na área de Telecom, já vi muita coisa nesse período, altos e baixos.
2) Após um longo período de reestruturação, agora que a Oi tem na mesa um negócio firme, vinculante, amplamente negociado e acordado com o BTG, os últimos muros que a empresa tem pra vencer são duas grandes aprovações regulatórias (CADE e Anatel, da Móvel e da InfraCo).
3) Ou seja, é a reta final de um amplo programa de reestruturação que tende a colocar a empresa em outro patamar, com dívidas muito menores e um horizonte de crescimento à frente, por anos. Uma empresa de crescimento/expansão.
4) Isso é motivo suficiente pra eu continuar acionista da empresa por no mínimo mais 2 anos, que é um horizonte mais simples de enxergar, enquanto eu ainda tento amadurecer o quanto irá evoluir uma empresa "asset light" de varejo e soluções e sócia da InfraCo.
5) Ainda continuo otimista com minha meta de 6,00 por ação em 2023. As ações da Oi são conhecidas como alvo de especulação, baseada em eventos. Mas já tem muitos grandes investidores posicionados. E agora que os eventos estão ocorrendo, a tendência é uma troca saudável de...
...base acionária: saem especuladores e entram investidores de longo prazo, interessados em crescimento. Alguns ainda devem aguardar as últimas incertezas passarem, para se posicionar. Entre as últimas aprovações e saída da RJ, a transformação pode ser grande.
6) Ainda estou esperançoso de que o processo competitivo da InfraCo traga proponentes para o leilão e isso aumente a geração de valor conquistado até agora. O projeto é muito grande, dos maiores do mundo, outros da atualidade nem se comparam, mas o preço me parece muito atrativo.
7) Por outro lado, sou investidor, acionista. Posso ser otimista, mas não sou torcedor. Comemoro os bons eventos mas critico os ruins.
Não estou satisfeito com a negociação feita com o BTG. Fica a impressão de que o BTG jogou pesado pra pegar a maior parcela pelo menor preço.
8) Considerando o longo prazo, a Oi tem muitas dívidas pra passar por cima pra voltar a ser lucrativa. Está a poucos passos de reunir os principais recursos, mas ainda não os tem na mão. Isso parece ter pesado contra e o BTG pode ter tirado como vantagem.
9) Como acionista, não consigo enxergar a Oi aceitando 3 bilhões hoje em uma oferta primária que lhe arranca um % de participação que pode virar 6, 9 bilhões nos próximos anos. Única explicação que vejo: ter garantia de caixa, para se der algo errado, por ex na venda da movel
10) Não houvesse todo um contexto de pressão por redução de dívida e saída da RJ, penso que a Oi teria estressado mais as negociações e aceitado vender menos do que fez.
11) Não concordo com a apresentação da Oi dizendo que os 20bi de enterprise value representam 18x EBITDA. Isso é uma visão de EBITDA passado, sendo que a data base do enterprise value é 31/12/2021, quando a Oi já terá uma outra capacidade de geração de caixa muito diferente.
Então na minha visão o correto é que quem está comprando algo no fim de 2021, está adquirindo uma capacidade projetada de geração de caixa. Em 2022 a Oi já vai estar gerando 2bi de EBITDA e isso dá 10xEBITDA para o EV de 20bi (múltiplo muito baixo).
12) Já com relação à diluição adicional de participação na InfraCo (de 49% para 42%), isso não me pareceu tão ruim, pois o equity aumentou. Então ter 42% de 22,3bi é algo próximo de ter 49% de 19,1bi. O que realmente prejudicou foi a primeira parcela primária na minha opinião.
13) Os outros pontos ainda estou digerindo. Então resumindo: A negociação com o BTG não me agradou, mas acredito que a Oi fez tudo o que podia, com todas as pressões que o contexto e o momento lhe impõem. Particularmente confio muito no management e isso é primordial.
A ClientCo é pouco explorada pelo mercado, mas acredito que ela tem um potencial enorme. Uma porque terá uma escala aburda nos contratos com a InfraCo, tende a crescer muito em número de clientes. E outra por toda a digitalização e pela Oi Soluções.
A ClientCo tende a ser uma empresa "asset light" com o tempo, com CAPEX baixo, boa taxa de crescimento nos próximos anos e um bom indicador de retorno sobre o capital investido, elementos atrativos para investidores com perfil de longo prazo.
Consideração adicional: A negociação com o BTG, independente de ser boa ou ruim, é fato que garantiu a Oi Client uma gigantesca avenida de crescimento, pois o BTG vai bancar um projeto de 20 bilhões nos próximos anos. Quem não tem idéia do tamanho do investimento, olhe o que...
...as empresas menores estão fazendo, o quanto elas estão investindo ou planejam investir.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with DicasInvest

DicasInvest Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @DicasInvest

12 Apr
Em agradecimento e respeito a meu grande amigo de jornada na Oi, trago uma réplica aos seus pontos, acreditando ser útil para o bom debate. Ressalto que ainda estou confiante de que a Oi trará uma apresentação mais completa ressaltando toda a potencial geração de valor. Segue 1/n
1 - 20bi é ~10x EBITDA anual projetado da InfraCo em 2022. Muito baixo, metade do que vimos em transações recentes com negócios de potencial até menor. Pra mim, é como se a Oi "postergasse" o valuation para o leilão, assumindo que novos players vão olhar para o edital e, assim...
...como estou observando aqui, irão identificar que o valuation está baixo. O acordo com o BTG, mais do que valuation, foi muito importante para traçar o gigantesco projeto de vários anos e o BTG se estrurou melhor pra isso. Nada melhor que um leilão competitivo agora, espero.
Read 9 tweets
12 Apr
#OIBR3 FR - OI ACEITA OFERTA DO BTG
Link: api.mziq.com/mzfilemanager/…

Não é uma análise trivial, a Oi fará uma audio conferência amanhã para explicar os detalhes.
Minha primeira impressão é um misto de satisfação e preocupação. Satisfação pois é um projeto de infraestrutura.. (1/n)
...monumental e é fundamental que a Oi tenha um sócio nessa empreitada.
A preocupação está no fato de que, nos termos fechados, há uma grande diluição da Oi no capital da InfraCo. Como é uma oferta que servirá de base para o leilão, a InfraCo continuou avaliada perto do mínimo.
Então pro negócio fazer sentido, ao menos na minha opinião de agora, a Oi precisa receber novas propostas no leilão. A impressão é que o valor da InfraCo forçosamente ficou baixo sabendo-se que vem competição pela frente. Vou aguardar os próximos passos para emitir nova opinião.
Read 4 tweets
29 Mar
#OIBR3 4T20
Um resumo do que entendi até agora: é bom ver a Oi tendo lucro líquido no trimestre, mas cumpre-me ressaltar que esse lucro não tem relação com o operacional, trata-se de lançamento contábil não recorrente, aparentemente um reflexo dos lucros contábeis futuros...(1/n)
...que já são previstos como resultado das vendas de ativos. Também contribuiu para o lucro uma redução das despesas financeiras pela queda do dólar naquele trimestre. A Oi ainda é muito impactada (positiva ou negativamente) pela variação cambial. no 4T20 o impacto foi positivo..
...mas no 1T21 provavelmente será negativo e eu penso que uma melhora consistente de fato só virá com a redução brusca da dívida, algo que já deve ser endereçado após a conclusão da venda de ativos. Enquanto isso, me resta torcer para o cenário macro contribuir para a queda do...
Read 8 tweets
19 Feb
#Ações MINHA CARTEIRA - PANORAMA EM FEV/21

Como dito recentemente, resolvi ficar 100% posicionado na Oi, já que na prática eu estava apenas "fazendo de conta" que estava diversificando o patrimônio mas só uns ~10% estava em outras empresas. Mês volátil, mas fundamentos em ordem!
Hoje em uma das conversas eu emiti a opinião abaixo:
A volatilidade nos preços é algo que sempre mexe com nossos ânimos. Sempre bate aquela dúvida do tipo "-será que os outros estão sabendo de algo que não estou?". E de tanto vivenciar períodos voláteis (muito piores até) hoje em dia eu me sinto bem mais tranquilo.
Read 17 tweets
17 Feb
#FIIs MINHA CARTEIRA - PANORAMA EM FEV/21

Yield geral de 0,64% (7,64% se projetado um ano à frente), vs 0,69% do mês anterior, onde tive alguns ganhos não recorrentes. Patamar acima de 0,6% já me deixa bastante satisfeito, dado a carteira equilibrada com 25 FIIs!

Segue..(+)
=== RESUMO
Yield de 0,64% representa, por exemplo, um ganho mensal de 640,00 para cada 100 mil investidos (3200,00 para 500mil)
Se compararmos com aluguéis de imóveis tradicionais, considero uma renda bastante satisfatória e acredito que até difícil de replicar no tradicional.
Por conta disso já me sinto bem satisfeito com o nível de maturidade da minha carteira até aqui, estando certo de que ainda há muito para aprender. Mas a proposta de alta diversificação com 25 FIIs e 5 frentes/setores, está me dando bastante segurança e conhecimento.
Read 19 tweets
13 Jan
#OIBR3 #OIBR4 COMO FICA A OI APÓS A VENDA DE ATIVOS

É muito comum o questionamento sobre "o que sobra da Oi após vender seus ativos?" e "o que será da Oi após esses eventos?"

Vou tentar ajudar esse público sendo um pouco mais didático/simplista. Compartilhem!!

Segue..(+)
1) A venda de ativos é parte de um amplo processo de reestruturação da Oi para adequar sua estrutura de capital (dívida, capacidade de investimentos) para que ela se foque em seu principal negócio - infraestrutura e serviços de Telecom/Internet de natureza fixa (ex: banda larga)
2) A infraestrutura fixa por intermédio da fibra optica é o grande alicerce para a ultra banda larga nas residências, para prover conectividade e soluções a empresas e também para prover internet móvel 5G (sim, fibra é um pilar essencial de uma arquitetura 5G)
Read 22 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!