#FIIs RECAPITULANDO OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
Conforme os meses vão passando e o meu aprendizado (teórico e prático) evolui, começo a desenvolver meu próprio método de investimento, algo mais alinhado à minha rotina e expectativas. É chegada a hora de compartilhar. Segue (1/n):
=== OBJETIVOS
1) Renda passiva: ter um patrimônio trabalhando pra mim, gerando renda e me exigindo relativamente pouco esforço na administração. Renda para ter independência, usufruir a vida, ter segurança, estabilidade, previsibilidade e uma futura aposentadoria.
2) FIIs é a resposta que encontrei para: previsibilidade, recorrência, baixa volatilidade e rendimentos atrativos para a finalidade de renda passiva. São os elementos que na minha opinião destacam os FIIs sobre outras opções como por exemplo empresas que pagam bons dividendos.
3) O que os FIIs NÃO são pra mim:
- estratégia de ganho de capital: apesar de possível, não é esse meu foco, isso eu faço com ações.
- Não se trata da busca pelo maior rendimento, mas sim do mais estável (com a menor oscilação), mais previsível e mais recorrente (no caso, mensal)
4) FIIs estão inseridos em um contexto maior, algo que eu chamo de "Unidades de Investimento". Por exemplo, com ações o meu objetivo é multiplicar o capital e à medida em que isso é atingido, parte dos ganhos vão para os FIIs me proverem o conforto da renda passiva.
=== ESTRATÉGIAS
1) Diversificação: FIIs são basicamente ativos geradores de fluxos de caixa recorrentes. Logo seu maior risco em uma carteira de renda é a interrupção desse fluxo de caixa. A primeira estratégia portanto é a alta diversificação em número de ativos e outros itens.
2) Variáveis da diversificação:
- Quantidade: mitigam o risco da interrupção de fluxo de renda
- Setores (ex: logística, escritórios, híbridos, FOFs/CRIs, Shoppings, etc). Mitigam o risco setorial
- Gestores: migitam o risco de uma gestão ineficiente em dado momento.
3) Carteiras setoriais: Minha carteira geral é criteriosamente dividida em "sub cateiras" de acordo com "setores/grupos" que julgo mais interessantes. Com isso posso avaliar o desempenho e também o grau de contribuição de cada setor na carteira como um todo.
4) Camadas estratégicas: Em uma carteira diversificada, se eu escolher apenas os "melhores" ativos (seja por liquidez, tamanho, qualidade, etc), essa carteira terá um retorno "modesto" pois evidentemente que, em condições normais, os melhores fundos são os mais caros.
Para que eu possa ter uma carteira que combine solidez e também retornos atrativos, minha proposta é combinar 4 camadas de ativos, trabalhando suas proporções conforme vai se desenhando o mercado. Explicações no print:
5) FOFs e FIIs de CRI: O entendimento que faltava para o meu aprendizado era ter um melhor posicionamento de estratégia para FOFs e CRIs. Esse entendimento eu tive com importantes contribuições no post abaixo:
6) Tudo isso me leva à carteira que tenho hoje e compartilho abaixo. À esquerda as cores indicando qual camada eu atribuí cada fundo. Destaque para a carteira de shoppings, onde eu criei meu próprio "multi ativos" compondo vários mono ativos que estão bastante descontados.
A carteira tem predominância em tijolo, alta diversificação (maior posição tem 7% e a maioria entre 3% e 5%) e camadas que criam um "mix" de risco/retorno. Nos últimos meses tenho obtido um DY mensal da ordem de 0,65%, o que representa 650,00 a cada 100 mil investidos.
Com as modificações recentes espero ainda melhorar esse DY. Considero um retorno interessante dado a exposição ainda modesta em FOFs/CRIs e uma posição em shoppings que atualmente não rende quase nada, sendo um preparo para um "yield on cost" alto no futuro.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with DicasInvest

DicasInvest Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @DicasInvest

16 Apr
#FIIs Tenho só 1 ano estudando FIIs e trago uma pergunta sincera e curiosa a vocês:
Como observo os FOFs e fundos de CRI gerando rendimentos acima da média, eu poderia ter uma carteira somente deles (ex: 5 FOFs e 5 FIIs de CRI). Quais seriam os riscos/desvantagens? Continuo (1/n)
1) O argumento da "dupla taxa" de adm e performance não me parece um problema, dado que os rendimentos até então mostrados são líquidos desses fatores.
2) Com 10 ou + FIIs eu teria uma diversificação razoável de gestores, mitigando o risco de emissões mal sucedidas/abaixo do VP.
3) Os FOFs investem grande parte do patrimônio em FIIs de tijolo, então essa carteira teria uma exposição razoável a ativos sólidos mais associados a valorização patrimonial (terrenos, localização, qualidade construtiva)
Read 9 tweets
14 Apr
#OIBR3 OI E BTG
Ainda estou digerindo os dados da negociação divulgados e buscando respostas com o RI, fora que o projeto detalhado da InfraCo (investimentos, contratos com a ClientCo) ainda não é público. Mas gostaria de ressaltar alguns pontos.

Segue (1/n):
1) Posso não ter gostado de alguns itens da negociação, enquanto outros me geram dúvidas, mas isso não pode se confundir com a minha visão da tese de investimento. Veja bem, sou acionista desde 2019 e trabalho na área de Telecom, já vi muita coisa nesse período, altos e baixos.
2) Após um longo período de reestruturação, agora que a Oi tem na mesa um negócio firme, vinculante, amplamente negociado e acordado com o BTG, os últimos muros que a empresa tem pra vencer são duas grandes aprovações regulatórias (CADE e Anatel, da Móvel e da InfraCo).
Read 20 tweets
12 Apr
Em agradecimento e respeito a meu grande amigo de jornada na Oi, trago uma réplica aos seus pontos, acreditando ser útil para o bom debate. Ressalto que ainda estou confiante de que a Oi trará uma apresentação mais completa ressaltando toda a potencial geração de valor. Segue 1/n
1 - 20bi é ~10x EBITDA anual projetado da InfraCo em 2022. Muito baixo, metade do que vimos em transações recentes com negócios de potencial até menor. Pra mim, é como se a Oi "postergasse" o valuation para o leilão, assumindo que novos players vão olhar para o edital e, assim...
...como estou observando aqui, irão identificar que o valuation está baixo. O acordo com o BTG, mais do que valuation, foi muito importante para traçar o gigantesco projeto de vários anos e o BTG se estrurou melhor pra isso. Nada melhor que um leilão competitivo agora, espero.
Read 9 tweets
12 Apr
#OIBR3 FR - OI ACEITA OFERTA DO BTG
Link: api.mziq.com/mzfilemanager/…

Não é uma análise trivial, a Oi fará uma audio conferência amanhã para explicar os detalhes.
Minha primeira impressão é um misto de satisfação e preocupação. Satisfação pois é um projeto de infraestrutura.. (1/n)
...monumental e é fundamental que a Oi tenha um sócio nessa empreitada.
A preocupação está no fato de que, nos termos fechados, há uma grande diluição da Oi no capital da InfraCo. Como é uma oferta que servirá de base para o leilão, a InfraCo continuou avaliada perto do mínimo.
Então pro negócio fazer sentido, ao menos na minha opinião de agora, a Oi precisa receber novas propostas no leilão. A impressão é que o valor da InfraCo forçosamente ficou baixo sabendo-se que vem competição pela frente. Vou aguardar os próximos passos para emitir nova opinião.
Read 4 tweets
29 Mar
#OIBR3 4T20
Um resumo do que entendi até agora: é bom ver a Oi tendo lucro líquido no trimestre, mas cumpre-me ressaltar que esse lucro não tem relação com o operacional, trata-se de lançamento contábil não recorrente, aparentemente um reflexo dos lucros contábeis futuros...(1/n)
...que já são previstos como resultado das vendas de ativos. Também contribuiu para o lucro uma redução das despesas financeiras pela queda do dólar naquele trimestre. A Oi ainda é muito impactada (positiva ou negativamente) pela variação cambial. no 4T20 o impacto foi positivo..
...mas no 1T21 provavelmente será negativo e eu penso que uma melhora consistente de fato só virá com a redução brusca da dívida, algo que já deve ser endereçado após a conclusão da venda de ativos. Enquanto isso, me resta torcer para o cenário macro contribuir para a queda do...
Read 8 tweets
19 Feb
#Ações MINHA CARTEIRA - PANORAMA EM FEV/21

Como dito recentemente, resolvi ficar 100% posicionado na Oi, já que na prática eu estava apenas "fazendo de conta" que estava diversificando o patrimônio mas só uns ~10% estava em outras empresas. Mês volátil, mas fundamentos em ordem!
Hoje em uma das conversas eu emiti a opinião abaixo:
A volatilidade nos preços é algo que sempre mexe com nossos ânimos. Sempre bate aquela dúvida do tipo "-será que os outros estão sabendo de algo que não estou?". E de tanto vivenciar períodos voláteis (muito piores até) hoje em dia eu me sinto bem mais tranquilo.
Read 17 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!