Profile picture
Sabrina Fernandes @safbf
, 11 tweets, 2 min read Read on Twitter
É muito difícil ser economista de esquerda não pelo domínio da economia, que a galera manja muito, mas pela expectativa da esquerda que o economista de esquerda proponha tudo de forma revolucionária.

Então umas considerações:
O economista de esquerda pode ser revolucionário em mente, mas seu trabalho tem que ser no geral reformista. É sobre lidar com o que tá acontecendo hoje. Não basta falar olhando pra taxa de juros que tem que acabar os bancos. Pois o bancos continuam aí, o que fazer com a taxa?
A esquerda rechaça os economistas de esquerda por ficarem "trabalhando dentro do capitalismo" e aí tem dificuldade de compreender porque a direita propaga que a esquerda não entende de economia... A esquerda não deixa os economistas serem economistas.
O papel do economista de esquerda é lidar com o hoje e tentar ao máximo formular política econômica que arranque um pedaço do capital. E o do economista político é de pensar novas vias. Mas não faz sentido esperar que os economistas de esquerda substituam os partidos.
É o partido que tem que ser revolucionário. É o partido que tem que organizar as massas. É o partido que tem que mediar a dialética da economia hoje e a do amanhã. É o partido que tem que inclusive valorizar os economistas políticos pra pensar a economia comunista.
Marx (MARX) no Manifesto Comunista era um líder político. Marx no Capital era um economista e no capítulo sobre o dia de trabalho fala da importância da carga horária reduzida. Hoje se um economista fala disso mas não fala de revolução a cada 10 segundos, é reformista.
Valorizemos e deixemos nossos economistas de esquerda serem economistas. A gente precisa deles pensando economia e não preocupados em serem aceitos no clubinho.
O que eu mais vejo é gente querendo caçar carteirinha de esquerdista dos economistas da MMT que não demonizam a dívida.
E aí nem ouvem os caras explicarem as críticas embasadas que eles tem da venda da auditoria da dívida pública como panacea econômica.

Isso só me lembra da paz que foi quando eu transicionei de economista pra socióloga quando o assunto é esquerda.
A direita vê a sociologia como ideologia e a economia como ciência. E a esquerda vê a sociologia como ciência e a economia como ideologia.
Mas ambas são ciências produzidas sob contexto. Enquanto a direita investe em economistas, a esquerda só aceita se repetem palavras de ordem.
Em suma: deixem os economistas de esquerda serem os cientistas que são pro papel que se propõem fazer. E foquemos no papel organizativo dos partidos pra falar e fazer revolução pra esses economistas terem o que fazer depois também.
O economista por mais revolucionário que seja tem que lidar com os bancos. Quem tem que acabar com eles é a organização revolucionária da classe.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Sabrina Fernandes
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!