Profile picture
MUITOinteressante @interessante
, 16 tweets, 3 min read Read on Twitter
Esta thread mostra um estudo sobre impacto da série ‘13 Reasons Why’ na visão de jovens brasileiros sobre o suicídio.
*O Centro de Valorização da Vida (CVV) dá apoio emocional e preventivo ao suicídio. Se você está em busca de ajuda, ligue para 188 (número gratuito) ou acesse cvv.org.br.
Lançada pela Netflix em março de 2017, a série 13 Reasons Why provocou debates na imprensa e na área médica sobre os possíveis efeitos de uma representação ficcional do suicídio em uma audiência predominantemente jovem.
Na série, a protagonista Hannah Baker grava áudios p/ seus colegas explicando porque tirou a própria vida - o bullying sofrido, a principal delas. Desde então, especialistas em saúde mental temem q jovens que assistem ao seriado imitem a personagem, por uma glamourização do ato.
Estudo da UFRGS analisou os impactos da série no Brasil. O fenômeno de reprodução suicida é conhecido como "efeito Werther" - referência à obra Os sofrimentos do jovem Werther, do escritor alemão Johann Goethe, que teria provocado um aumento nos suicídios no século XVIII.
Na época, os jovens eram encontrados sem vida vestidos como o personagem ou com um exemplar do livro em mãos. No caso de 13 Reasons Why, somam-se ainda questões atuais. Nas últimas décadas, o suicídio tem se firmado como a terceira causa de morte entre adolescentes no Brasil.
Realizado por pesquisadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o estudo analisou respostas de 21.062 adolescentes para entender até que ponto a série pode ter influenciado o pensamento e o comportamento dos consultados.
No levantamento UFRGS, adolescentes do Brasil e dos EUA com idades entre 12 e 19 anos, foram questionados sobre ideação suicida antes e depois de assistir aos episódios - e também sobre a forma como passaram a encarar o bullying após acompanhar a história de Hannah Baker.
Entre os adolescentes sem sintomas de depressão ou pensamentos suicidas antes de ver a série, 4,7% responderam ter passado a pensar mais em tirar a própria vida, um número considerado "preocupante" pelos autores do estudo.
Naqueles mais vulneráveis - depressivos que já cogitaram o suicídio anteriormente - o aumento foi ainda mais expressivo: 21,6% tiveram mais ideação suicida após 13 Reasons Why. Por outro lado, nesse mesmo grupo, 49,5% disseram ter menos pensamentos suicidas após ver a série.
Outro resultado que chamou atenção dos pesquisadores foi o impacto sobre o bullying. Dos mais de 21 mil adolescentes, 41,3% disseram já haver praticado bullying. Mas depois de ver 13 Reasons Why, 90,1% deles afirmaram ter passado a fazer menos bullying.
"O estudo indicou que os efeitos da série são predominantemente positivos, especialmente na questão do bullying. Mas os 4,7% das pessoas que não tinham histórico de depressão e que passaram a pensar em suicídio nos preocupou”, diz Cristian Kileing, coordenador do estudo".
O suicídio é uma das principais causas de morte da população jovem: a segunda na faixa etária entre 15 a 34 anos."Nada impede q se produza o conteúdo, mas com orientação, discutindo com profissionais, pais e professores sobre fatores de risco, prevenção, sinais de alerta".
Kieling tbm aponta onde 13 Reasons Why poderia ser melhor: "A série ñ mostra que existem formas de buscar ajuda e, além disso, detalha como Hannah se matou, o que ñ é recomendado". "Esconder o suicídio não vai fazer o problema desaparecer. Mas temos de ter cuidado ao retratá-lo”.
A Netflix incluiu um vídeo antes de cada episódio da segunda temporada de 13 Reasons, no qual os próprios atores fazem alertas de como procurar ajuda para os telespectadores que se sentiram abalados pelo drama de Hannah e de outros personagens.
Fonte e mais informações: muitointeressante.com.br/blog/o-impacto…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to MUITOinteressante
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!