Profile picture
MUITOinteressante @interessante
, 24 tweets, 6 min read Read on Twitter
Na manhã de 11 de setembro de 2001, dois aviões comerciais foram sequestrados no Aeroporto de Boston por terroristas da Al Qaeda, e instantes depois atingiram intencionalmente as torres do maior complexo comercial do planeta. Curiosidades sobre o atentado ao World Trade Center:
Há 17 anos, ocorria o atentado ao World Trade Center, imagem de como os dois aviões se chocaram com as torres:
Assim que os aviões colidiram e explodiram nas Torres Gêmeas, cada uma delas tremeu violentamente por cerca de quatro minutos.
Vídeo dos Naudet Brothers (cineastas Jules & Gedeon Naudet) que faziam um documentário sobre os bombeiros de Nova Iorque que acabaram registrando o primeiro avião - voo American Airlines 11 (92 pessoas a bordo) - atingindo a Torre Norte do WTC:
De acordo com o livro "102 Minutos - A História Inédita da Luta Pela Vida nas Torres Gêmeas”, dos jornalistas Jim Dwyer e Kevin Flynn, os prédios também entortaram a ponto de mudar a vista que as pessoas tinham de suas janelas.
Nos minutos seguintes, as torres voltaram um pouco para a posição inicial, mas não completamente.
Momento em que o Boeing 767-222 do voo 175 da United Airlines se aproxima da torre sul do World Trade Center, durante o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, em Nova York (Seth McCallister/AFP)
Voo 175 da United Airlines colide com a Torre Sul do World Trade Center, na Ilha de Manhattan, em Nova York, com 51 passageiros, nove tripulantes e os cinco sequestradores a bordo (Spencer Platt/Getty Images)
Vídeo compilação com 18 pontos de vista diferentes do impacto do segundo avião ao WTC:
Cerca de uma hora depois dos ataques, bombeiros na base da Torre Norte viram uma coluna de alumínio líquido vazando na lateral do edifício. Era o avião derretendo. Acredita-se que a temperatura nos andares diretamente atingidos pelo avião chegou a 1.000º C.
Homem se joga do alto de uma das torres do World Trade Center, na ilha de Manhattan, nos Estados Unidos (Richard Drew/AP)
Torre do World Trade Center desaba e cobre a Ilha de Manhattan de poeira e fumaça tóxica (Chang W. Lee/The New York Times/Divulgação)
Torre Sul do WTC desaba 57 minutos depois de ataque, na Ilha de Manhattan, em Nova York. O impacto dos desabamentos foi tão forte que desatou ondas de tremores na terra que foram detectadas por medidores a 500 km de distância. (Hubert Boesl/dpa/Corbis/Getty Images)
De acordo com engenheiros americanos que analisaram a violência da queda das torres, a nuvem de poeira tóxica, criada com os desabamentos, atingiu um raio de pelo menos dois quilômetros.
Isso ocorreu porque metade de um edifício é composta de espaço vazio, ou seja, ar. Quando houve as quedas, essa enorme quantidade de ar foi deslocada ferozmente para fora das torres.
Pedestres cobertos de poeira caminham próximos ao local do atentado terrorista ao World Trade Center (Amy Sancetta/AP)
Pedaços do corpo de um homem que se encontrava em um dos andares diretamente atingidos pelo primeiro avião, na Torre Norte, foram encontrados a cinco quadras de distância do World Trade Center (WTC).
Dos 2.753 mortos, apenas 289 corpos foram encontrados inteiros nos destroços das torres. Ao todo, mais de 21,8 mil pedaços de ossos , cartilagem, órgãos e pele foram compilados no Marco Zero (onde ficavam os prédios do WTC).
Mais de 6 mil desses fragmentos são tão pequenos que cabem em tubos de ensaio. A equipe de médicos que trabalha no reconhecimento dos restos mortais chegou a catalogar até 200 pedaços da mesma pessoa.
Oito crianças morreram nos ataques às torres. Todas estavam nos aviões que foram sequestrados. A mais jovem, Christine Lee Hanson, tinha apenas 2 anos. As três mais velhas tinham 11 anos.
Cerca de 20% dos americanos conheciam pelo menos uma vítima do 11 de Setembro.
Mais de 3 mil crianças ficaram órfãs de mãe ou pai no WTC.
O incêndio no Marco Zero durou 99 dias; ele foi totalmente extinto no 100º desde os ataques.
Fontes: New York Times, The New York Magazine, “102 Minutos - A História Inédita da Luta Pela Vida nas Torres Gêmeas”, dos jornalistas Jim Dwyer e Kevin Flynn, CNN, Associated Press e relatório da Comissão do 11/9, Veja, IG.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to MUITOinteressante
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!