Profile picture
wendi. @wen_di_yu
, 10 tweets, 3 min read Read on Twitter
a cobertura das eleições pelo jornalismo nacional parece feita pelo history channel, uma thread (não tão) curta e levemente irrelevante com um meme no final:
(1/10)
sabe os documentários sobre ETs do history channel? (se não sabe, pfvr vá ver. wendi criança amava)
então, eles partem de uma hipótese (e.g. será que aliens nos visitaram na antiguidade?) e automaticamente a tomam como verdade e premissa para outras hipóteses secundárias. (2/10)
JÁ QUE aliens nos visitaram na antiguidade, será que eles construíram as pirâmides? será que influenciaram culturas antigas? eram os deuses astronautas?
tudo isso baseado numa hipótese que, sem precisar provar, eles transformam em base pra toda uma argumentação. (3/10)
é um exercício de imaginação divertido, mas sem rigor científico ou jornalístico. todo o raciocínio é embasado puramente em convicções e saltos lógicos. indícios viram provas. crenças viram fatos. e um narrador distanciado amarra tudo com um tom impessoal e "objetivo." (4/10)
pra fortalecer isso eles chamam "especialistas" pra opinar, mas no geral são justamente quem também já crê na hipótese inicial. não tem discordância nisso porque se você refuta essa premissa todo o argumento cai por terra. o debate só ocorre sobre as hipóteses secundárias. (5/10)
vê aonde quero chegar?
é basicamente isso que o jornalismo pretensamente objetivo nacional tem feito na cobertura das eleições e nas entrevistas com os candidatos (basta ver as com Haddad, Boulos ou Ciro)
hipóteses contestáveis viram a base de toda uma lógica argumentativa.(6/10)
JÁ QUE a prisão do Lula é justa; JÁ QUE o PT não tem autocrítica; JÁ QUE investigado quer dizer réu e réu quer dizer condenado; JÁ QUE toda delação é verdade; JÁ QUE sem acordo com o centrão não se governa; JÁ QUE a crise é culpa da má-gestão econômica da esquerda
etc
etc
(7/10)
não dá pra ter um debate coeso se os dois lados não têm uma base em comum sobre a qual argumentar. os jornalistas e especialistas convidados já partem dessas premissas como verdade, os candidatos não. mas muitas das perguntas feitas precisam dessas hipóteses para funcionar.(8/10)
e aí dá nisso. pra responder direito e/ou não deixar a hipótese se consolidar como fato, o candidato precisa voltar para a base da questão e argumentar sobre ela, parecendo que tá fugindo da pergunta. a discussão se acalora. o debate fica travado, andando em círculos. (9/10)
enquanto isso, os âncoras são como o narrador no History: uma voz supostamente objetiva que enquadra tudo sob a lógica da hipótese inicial.

enfim, é isso. parabéns por ter lido tudo, fique com um meme.

e termino com um questionamento: seria o Temer um extraterrestre? (9/9)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to wendi.
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!