Profile picture
Diego Escosteguy @diegoescosteguy
, 17 tweets, 3 min read Read on Twitter
A fala dos dois candidatos ao JN é um começo. Mostra que o Brasil tem mecanismos de contenção a autoritarismos. Mas ambos e/ou seus aliados têm trajetória - em aspectos distintos - de desrespeito contínuo às normas democráticas. A cobrança precisa ser constante.
A obediência ao Estado Democrático de Direito não deveria ser uma questão para qualquer cidadão - quanto mais para aqueles que concorrem ao mais alto cargo da nação. Mas, infelizmente, se tornou.
Para mostrar seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, Bolsonaro e seus aliados precisam demonstrar respeito à imprensa e aos jornalistas - e mandar esse recado claramente a seus eleitores. Não transformar crítica em desqualificação, em achincalhe. Como o PT sempre fez
Para mostrar seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, Bolsonaro precisa pedir a seus eleitores que não incorram em ataques verbais e físicos contra quem pensa diferente. Sejam jornalistas, sejam eleitores do PT. O assassinato na Bahia é um episódio chocante.
Para mostrar seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, Bolsonaro precisa reconhecer o direito constitucional das minorias de serem protegidas de qualquer perseguição. De serem livres e terem sua dignidade preservada.
Para mostrar seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, Bolsonaro precisa reconhecer que o regime militar que se iniciou em 1964 foi uma ditadura - uma ditadura que suprimiu liberdades, torturou e matou. E condenar essa ditadura.
Para mostrar seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, Bolsonaro precisa reconhecer que direitos humanos são direitos fundamentais - e que nenhum agente do estado pode executar ou torturar alguém.
Para mostrar seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, Bolsonaro precisa reconhecer que qualquer pessoa só pode ser punida mediante um devido processo legal, com direito a recurso. Mesmo que seja acusado de crimes contra a vida.
Para mostrar seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, Bolsonaro precisa reconhecer definitivamente que, apesar de suas imperfeições, as urnas eletrônicas são confiáveis e a integridade das eleições não está em dúvida.
Para mostrar seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, por sua vez, Haddad precisa reconhecer que o impeachment de Dilma Rousseff não foi um golpe.
Para mostrar seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, Haddad precisa reconhecer que Lula foi condenado numa ação penal com direito à ampla defesa e mediante o devido processo legal. E que responde a outros processos que seguem os princípios do Estado de Direito.
Para mostrar seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, Haddad precisa reconhecer que discorda e condenada a expressão “eleição sem Lula é fraude”. Que Lula foi impedido de concorrer por previsão legal - e pode recorrer até ao STF, sem sucesso.
Para mostrar seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, Haddad precisa reconhecer que a Venezuela vive um regime autocrático, autoritário.
Para mostrar seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, Haddad precisa reconhecer que o PT subverteu os princípios constitucionais mais elementares por meio dos esquemas do mensalão e do petrolão, para se limitar aos dois mais conhecidos.
Para mostrar seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, Haddad precisa reconhecer que a propinocracia dos anos petistas permitiu aos candidatos do partido e a seus aliados comprados concorrer a cargos eletivos de modo desleal, com dinheiro sujo.
Para mostrar seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, Haddad precisa reconhecer que uma imprensa livre e profissional, ainda que incômoda, ajuda a alicerçar uma democracia - e rechaçar qualquer controle governamental dessa imprensa.
Essa lista não se pretende exaustiva. É somente uma sugestão para refletir.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Diego Escosteguy
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!