Profile picture
Diego Escosteguy @diegoescosteguy
, 12 tweets, 2 min read Read on Twitter
Perícia sugere que houve automutilação no caso da jovem que apareceu com uma suástica na barriga, em Porto Alegre. A polícia ainda investiga. A perícia e o caso no Rio - em que suásticas foram pichadas por opositores de Bolsonaro - mostram que é preciso ter cautela.
Cautela que muitos - especialmente Haddad e seus aliados - não demonstraram. Deram o caso como verdade estabelecida, como no episódio de Mourão. Exploraram politicamente suspeitas, alimentando o medo de uma vitória de Bolsonaro. E o associando ao nazifascismo.
Repito que não se sabe o que houve. Espera-se que a polícia e o MP determinem a verdade dos fatos. Não significa que não se pudesse - devesse - pedir uma investigação sobre o caso, demonstrando preocupação com a suspeita. Mas não se pode transformar suspeitas em verdade.
A exploração política e prematura desses dois casos açulou medos, na associação de um nascente neonazismo a Bolsonaro, mobilizando sentimentos de ódio ao candidato e, sobretudo, a seus eleitores.
A consequência mais danosa, a meu ver, não envolve o candidato Bolsonaro. Envolve seus eleitores. Por mais que alguns políticos e comentaristas façam firulas, esses eleitores foram associados ao nazismo. Tentou-se, assim, retirar-se a legitimidade da escolha deles.
A mensagem embutida foi: que tipo de pessoa você é se apoia um candidato neonazista, ou que espalha esse tipo de sentimento? A sentença moral já está definida: você é o anti-ser humano, que precisa ser varrido do mundo.
Esse tipo de radicalização é típico do PT, que passou, há anos, a aplicar a qualificação de fascista contra quem considera ser seus adversários. A condenação moral já está dada. Se você não concorda conosco, é um ser humano abjeto.
Ressalto que o caso ainda está sendo investigado, assim como outros. Houve episódios de violência e um assassinato - o mais notório na Bahia, como já falamos (testemunhas relatam a motivação política, apesar da negativa do criminoso). Mas não há “onda neonazista” ou algo do tipo.
Há um padrão preocupante nas principais suspeitas lançadas neste segundo turno: a ausência de base factual para muitas delas. Isso não impediu que Haddad transformasse toda suspeita ou acusação, independentemente das provas disponíveis, em verdades. Novamente: para provocar medo.
Quem vive de fatos, porém, não pode admitir a violação constante deles. A manipulação deles. Precisa apontar o que procede ou não - e quais as nuances do caso, se elas existirem. É como eu e muitos outros enxergamos o jornalismo. Cobrem isso de mim. Cobrem de quem vocês confiem.
Para quem me critica: vocês têm razão. Compartilhei a notícia no dia 10 sem frisar que se tratava de uma suspeita. Deveria ter tomado esse cuidado. Peço desculpas. Redobrarei a vigilância.
Não citarei todos os tuítes, mas reafirmo o que compartilhei (inclusive a maneira como tratei as suspeitas) e escrevi entre os dias 10 e 12, acerca de outros casos e da retórica de Bolsonaro e de seus aliados.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Diego Escosteguy
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!