Profile picture
The Intercept Brasil @TheInterceptBr
, 5 tweets, 3 min read Read on Twitter
1/5 Sabe aquele grupo de vizinhos ou de futebol que você tem no zap? Ele pode estar sendo monitorado por um marqueteiro. Na mão dele, suas mensagens passam a servir de matéria-prima para campanha eleitoral – a preço de banana. No zap dos políticos, seu número vale 9 centavos.
2/5 Usando programas de computador, marqueteiros analisam o comportamento dos integrantes do grupo para ver os assuntos quentes, analisar seu humor e emplacar mensagens de campanha criadas especialmente para atrair aquele público.
3/5 Cada usuário é catalogado de acordo com suas reações e ganha um dossiê individual. Com essas informações, a campanha cria novos grupos com temas específicos, como igreja, corrupção ou armas. É um experimento científico. E, mesmo sem saber, você pode já ser parte dele.
4/5 Sabendo como você pensa, os políticos ganham um canal imbatível para te persuadir. @jairbolsonaro que o diga. Sua agência produz conteúdo para ao menos 1.500 grupos. E, segundo a @folha, empresas pagaram ilegalmente pelo disparo de centenas de milhões mensagens a seu favor.
5/5 A repórter @amandafaudi testou um dos programas que monitoram eleitores. Nesse vídeo, ela mostra como funciona o software usado pela campanha de um político para distribuir mensagens personalizadas a mais de 100 grupos no WhatsApp. interc.pt/2q5rMi0
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to The Intercept Brasil
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!