, 27 tweets, 6 min read Read on Twitter
Bora entrar

1 LIKE = 1 CURIOSIDADE SOBRE O FEMINISMO, CONQUISTAS E FEITOS DAS MULHERES AO LONGO DA HISTÓRIA
A luta das mulheres contra a discriminação e o machismo é de séculos, no entanto a palavra FEMINISMO surgiu pela primeira vez na língua inglesa em 1890.
A história dos movimentos feministas modernos no ocidente é dividida em 3 “ondas”. A 1ª onda refere-se ao movimento desde o século XVII até o começo do século XX, que lidou majoritariamente com o sufrágio das mulheres, direitos trabalhistas e educacionais para mulheres e garotas
A 2ª onda feminista, datada das décadas de 1960-80, ampliou o debate para uma ampla gama de questões: sexualidade, família, mercado de trabalho, direitos reprodutivos, desigualdades de fato e desigualdades legais.
Já a 3ª onda do Feminismo começou no início da década de 1990 como uma resposta às supostas falhas da 2ª onda, mostrando sobretudo que as mulheres são de muitas cores, etnias, nacionalidades, religiões, e origens culturais e não apenas de brancas de classe média.
Há ainda a “4ª onda” potencializada pelo interesse no feminismo, iniciada por volta de 2012 e associada ao uso das redes sociais. Foi evidenciada pelos diversos relatos de assédio sexual e violência contra as mulheres.
Em 1893, a Nova Zelândia tornou-se o primeiro país do mundo a conceder direitos de voto para as mulheres. O projeto de lei foi resultado de anos de reuniões com as mulheres em vilas e cidades em todo o país. A líder do movimento pelo voto feminino foi Kate Sheppard.
No Governo da Espanha, do socialista Pedro Sánchez, dos 17 ministros, 11 são mulheres, incluindo pastas essenciais como Economia e Orçamento. O novo Presidente afirmou que sua gestão tem “comprometimento com a igualdade” de gênero e é um “claro reflexo do movimento feminista”.
Quem assinou o decreto de Independência do Brasil foi Maria Leopoldina, então princesa regente do Brasil, e não D. Pedro. Na ausência de Pedro, como chefe interina do governo ela convocou uma reunião com o Conselho de Estado e tomou a decisão, que foi comunicada a ele por carta.
No Movimento Sufragista, havia uma equipe de mulheres trabalhadoras que atuavam como guarda-costas para Emmeline Pankhurst e outras líderes do movimento. Elas protegiam as sufragistas fugitivas da prisão e em sua maioria eram lutadoras de jiu-jitsu.
A ascensão da Rainha Elizabeth I ao trono inglês foi um marco que ajudou a dissipar a crença de que a sociedade era fundada no governo do pai. Ou seja, o homem o chefe da família e de estado. O sucesso do Reinado de Elizabeth mostrou que as mulheres também podiam.
O GIRL POWER surgiu no fim dos anos de 1980, mas foram as Spice Girls que transformaram num fenômeno global, mostrando que mulheres podiam usar as expectativas da sociedade quanto ao comportamento feminino para derrubar o machismo e alcançar sucesso por meio da união feminina
Chiquinha Gonzaga foi a primeira mulher no Brasil a estar à frente de uma orquestra em 1885. Precursora do chorinho, Chiquinha compôs mais de duas mil canções populares, entre elas, a primeira marcha carnavalesca do país: “Ô Abre Alas”. Escreveu ainda 77 peças teatrais.
O icônico pôster WE CAN DO IT, hoje símbolo do feminismo, era na verdade uma propaganda interna para funcionários da indústria Westinghouse. A imagem foi produzida em 1943 e redescoberta na década de 1980, quando ganhou novo significado.
O 1º voto feminino no Brasil e na Am. Latina foi em 25 de novembro de 1927, no Rio Grande do Norte. Quinze mulheres votaram, mas seus votos foram anulados no ano seguinte. No entanto, foi eleita a primeira prefeita da história do Brasil: Alzira Soriano de Souza, em Lages – RN.
Em 1777, Sybil Ludington, uma menina de 16 anos, cavalgou por 40km para avisar milícias americanas sobre a invasão de tropas britânicas. Percorrendo mais que o dobro da distância de que muitos homens heróis da revolução. Ela se tornou heroína da Guerra de Independência dos EUA.
A cerveja é uma invenção feminina. Segundo a historiadora de cervejas, Jane Peyton, as antigas mulheres da Mesopotâmia foram as primeiras a desenvolver, vender e até mesmo beber cerveja.
A conexão wireless também foi criação de uma mulher: Hedy Lamarr, que também era atriz de Hollywood, desenvolveu uma tecnologia que permitia controlar torpedos à distância, durante a 2ª Guerra. Se hoje temos Wi-Fi e Bluetooth, agradeçamos a ela!
Maria Telkes foi pioneira em estudos e desenvolvimento de tecnologias de energia solar, ela se juntou a arquiteta Eleanor Raymond, para construir a primeira casa totalmente aquecida por energia solar em 1947. Surgiram assim os painéis solares.
O colete à prova de balas só existe graças à fibra Kevlar super-forte, usada para fazer os coletes. O material foi inventado pela química Stephanie Kwolek e é cinco vezes mais forte que o aço, e também tem cerca de 200 outros usos.
Algumas feministas, incluindo bell hooks, defendem que a “libertação dos homens” também deve ser incluída na luta feminista uma vez que eles também estão sujeito às pressões machistas e patriarcais impostas pela sociedade.
A pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz foi Malala Yousafzai. Ela foi condecorada em 2014, por seu trabalho promovendo o direito de educação para meninas.
Mães de recém-nascidos têm garantia de licença maternidade remunerada em 188 países. Apenas 9 países não, são eles: Suriname, Estados Federados da Micronésia, Palau, Nauru, Papua Nova Guiné, Ilhas Marshall, Tonga e... Estados Unidos!
Somente em 2018, ano passado, a Arábia Saudita começou a expedir carteira de motorista para mulheres. O país era o único do mundo que impedia mulheres de dirigir. Para se locomover de carro, elas precisavam contar com um motorista particular ou um familiar homem que as ajudasse.
A britânica JK Rowling é a pessoa que detém os recordes de maior tiragem, venda mais rápida e maior faturamento da história da literatura graças a série Harry Potter. É tida como a mais bem sucedida autora infanto-juvenil de todos os tempos
Uma lei de 1937 proibia mulheres de praticar esportes que não condissessem com suas condições físicas. Em 1979, quatro mulheres se inscreveram com nomes masculinos no Campeonato Sul Americano de Judô e o Brasil conquistou o título. Foi aí que o Governo decidiu revogar a Lei.
Apesar de mulheres ganharem menos que homens, a igualdade salarial entre pessias que exercem a mesma função foi aprovada pela Organização Internacional do Trabalho há exatamente 100 anos, em 1919. Mais um indicativo de que a luta é diária e o feminismo é mais que necessário!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to #AgoraÉQueSãoElas
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!