, 36 tweets, 5 min read Read on Twitter
1 curtida = 1 fato sobre interpretação de texto
1. Ler de maneira eficiente significa encontrar a medida certa entre saber ler as entrelinhas (fazer inferências) e não fazem extrapolações que desconsideram o que é possível afirmar com base no texto (e às vezes em conhecimento de mundo).
2. Hoje em dia é muito aceita a ideia de que ler não significa decodificar os sentidos de um texto, mas construir sentidos com base no que está escrito. A leitura é um ato ativo, não passivo. Cabe ao leitor calcular os sentidos possíveis de um texto.
3. Para quem já conhece o sistema alfabético, a mera decodificação do que está escrito é a primeira etapa de leitura, mas é superficial. É preciso também reconhecer referências a outros textos, ironias, sentidos implícitos, sugestões etc.
4. "O que o autor quis dizer" importa menos que o que foi dito de fato. As intenções escapam e ele pode ter planejado um sentido que não conseguiu construir. Por isso a interpretação precisa ser baseada na materialidade textual.
5. Ao mesmo tempo, identificar possíveis intencionalidades na construção de um texto é fundamental para um bom leitor. Basta pensar nas peças publicitárias, que não devem ser lidas como se lê uma notícia.
6. O objetivo de leitura influencia MUITO o modo como se lê. Quem lê para se divertir lê enxerga aspectos diferentes daqueles vistos por quem lê para aprender, por exemplo. Quem lê apenas para refutar um texto dificilmente o compreende, pois leu buscando "furos" para criticar.
7. Sobre o tópico 6: já experimentou olhar um relógio para checar se está atrasado para um compromisso e, 2 segundos depois, perceber que não sabe que horas são? Isso acontece porque a pessoa buscou a informação "estou atrasado?" e não a informação "que horas são?".
8. Quem não sabe não sabe que não sabe. Por isso, não basta ler muito para aprender a ler bem. A intervenção de um professor ou de um par mais competente é FUNDAMENTAL, porque nem sempre quem interpreta mal percebe que leu errado. Alguém precisa MOSTRAR ou ao menos discutir.
9. Leitura errada EXISTE. Um texto pode ter mais de uma interpretação, mas nunca infinitas. Há alguns sentidos possíveis para um mesmo texto, mas também há sentidos que NÃO têm sustentação. Sem esse papo de “respeite minha leitura”. (Sírio Possenti que disse, e eu reafirmo)
10. Ler envolve um processo contínuo de inferências, o que depende tanto das informações disponíveis no texto como de nossa própria bagagem. Esse conjunto contribui para que o leitor: a) encontre evidências para confirmar hipóteses; b) descarte inferências que não se sustentam.
11. Cada gênero textual deve ser lido de um modo diferente. Imagine a cena: na parede de um bar, está escrito “Compre Coca-Cola” e “Proibido fumar”. Como saber que um texto deve ser interpretado como uma ordem e o outro não? Gênero.
12. Existem tanto fatores linguísticos como fatores extratextuais que podem influenciar em uma interpretação errada. Vou começar listando alguns fatores EXTRATEXTUAIS:
13. OPINIÃO: Permitir que experiências, ideias individuais, conhecimento de mundo e crenças interfiram no processo de leitura a ponto de se sobreporem às possibilidades de construção de sentido presentes no texto.
14. LEITURA FRAGMENTADA: Quando o leitor se apega a um trecho do texto e ignora partes que o contradizem ou quando tira conclusões baseadas no título.
15. VIÉS DE CONFIRMAÇÃO: Quando o leitor se apega a informações que confirmam os próprios interesses, hipóteses, crenças e impressões e não é capaz de perceber o que é dito no texto de fato.
16. DIFICULDADE PARA DISSOCIAR PESSOA E DITO: Quando o leitor conhece o nome do autor e não consegue dissociar o texto da imagem que já tem dessa pessoa. Leva a interpretações erradas porque o leitor não consegue adentrar o conteúdo do texto.
17. Agora vou citar alguns tipos de fatores LINGUÍSTICOS e TEXTUAIS que podem levar a deslizes de interpretação de texto:
18. Desconhecer MECANISMOS DE IRONIA. Um mau leitor não identifica ironia onde tem e acredita ter visto ironia onde não há. E como uma parte da ironia consiste em dizer o contrário do que se pretende, imagine a interpretação de quem não sabe identificá-la...
19. Ignorar os efeitos de sentido gerados por CONJUNÇÕES e LOCUÇÕES CONJUNTIVAS (contudo, não obstante, porquanto, conquanto, à medida que, ao passo que, salvo se, todavia, ora/ora, tanto/como, por conseguinte, visto que, desde que, tanto/quanto, tanto mais...)
20. Desconhecer efeitos de sentido gerados por pontuação. Exemplo: instagram.com/p/BsnQRbWlh08/
21. Desconhecer efeitos de sentido gerados pela ordem dos elementos na frase. Exemplo 1: homem pobre / pobre homem. Exemplo 2: instagram.com/p/Bskojlolqmn/
22. Desconhecer figuras de linguagem, como eufemismo ou metáfora.
23. Desconhecer itens lexicais.
24. Equivocar-se com relação ao objeto de uma dada afirmação, trocando-o por outro.
25. Tomar a conotação como se fosse denotação.
26. Mudando de assunto, também não podemos deixar de falar em DESATENÇÃO, já que uma interpretação bem feita requer que sejam levados em conta uma série de aspectos do texto, aos quais o leitor precisa estar atento.
27. Fonte de problema grave para erros de interpretação de texto na internet: o fato de leitura e escrita andarem juntas. O leitor que está ávido para escrever o próprio comentário não lê com diligência, ignora pistas textuais e não entende o que leu.
28. A leitura requer movimentos constantes de ida e vinda. Isso significa que, ao terminar de ler um texto, ainda não terminamos. Um bom leitor questiona se entendeu bem o que leu, retoma partes do texto, levanta hipóteses, corrige a si mesmo, relê o texto quando necessário etc.
29. Não existe uma “autoridade suprema da interpretação de texto”: nem o autor, nem um professor, nem um avaliador. Professores de faculdades de Letras (leitores supostamente “autorizados”) discordam entre si. Análises rigorosas e coletivas podem ser a saída p/questões de provas.
30. Vários escritores, ao ler o próprio texto em provas de interpretação, discordaram da resposta. É preciso analisar caso a caso (o autor pode ter imaginado um sentido que não conseguiu expressar, ou a prova pode ter sido mal elaborada de fato). g1.globo.com/jornalhoje/0,,…
31. Um bom leitor fica atento à fonte da qual o texto foi retirado, pois isso dá indícios de como ele deve ser lido. Se uma fonte não for confiável, isso significa que as informações não são confiáveis. Não significa que a verdade é o contrário do que consta no texto. Cuidado!
32. Para a maior parte das pessoas, não existe uma "aquisição espontânea" das habilidades de leitura. Para que uma criança interprete bem, por exemplo, é importante fazer perguntas para guiar a leitura e, eventualmente, identificar qual habilidade específica a criança não domina.
33. Distinguir FATO de OPINIÃO é uma das habilidades mais relevantes para um leitor competente (e uma das mais difíceis para um leitor mediano).
34. Existe um modo de ler textos que também se verifica no modo de ler o mundo, que é o modo de quem corre para CONCLUSÕES PRECIPITADAS. Um bom leitor identifica quando não tem informações o suficiente para chegar a uma conclusão.
35. Um caminho para quem tem dificuldade de interpretar texto é recorrer à escrita: resumir parágrafo por parágrafo, reler o texto, reler os resumos e escrever em um parágrafo as ideias principais do texto. É cansativo, mas ajuda.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Português é legal!
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls (>4 tweets) are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!