, 18 tweets, 4 min read Read on Twitter
Deu vontade de dar meus 50 centavos sobre essa treta (meio ridícula inclusive) sobre a @Crunchyroll_PT os fansubs.
(acho que vai ser uma mini thread)
Vamos lá, todo mundo sabe que qualquer tipo de entretenimento no Brasil muito foi fomentado pela pirataria, tanto que ela já é meio que um aspecto cultural do país. E com animes isso não é diferente, na verdade isso é ainda mais impactante.
O crunchyroll, um serviço de streaming exclusivo que oferecia finalmente uma biblioteca realmente expressiva de desenhos começou a operar só no final de 2012, antes disso não existia muitas formas práticas de assistir animes oficialmente, diferente dos filmes que tinham TV a cabo
e um mercado de DVD e Blu-rays já consolidado, afinal quase tudo que saia em Hollywood ganhava uma versão em vídeo.
Já o público otaku (como eu odeio esse nome) tinha que se contentar com uns DVD's de Naruto e Dragon Ball e outros animes dublados.
Ou seja, a primeira vez que os fansubs que traduziam os animes de temporada simultaneamente tiveram de alguma forma sua "soberania" abalada foi há menos de 7 anos atrás, isso é muito pouco tempo, e eu acho que por causa disso ficou muito enraizado na cultura de animês que
o "correto" é a pirataria e sim, pirataria.
Antes de ser um 'trabalho de fã pra fã' uma 'porta de acesso para tesouros desconhecidos' etc, é um crime que teoricamente você (ou seu responsável) pode ser indiciado.
E esse que é o ponto, eu acredito que mesmo subconscientemente os consumidores de outras mídias ilegais já sabem que o que estão fazendo é errado, sabem disso e mesmo assim preferem isso a recorrer a serviços legais por qualquer motivo que seja.
Mas como o simulcast de animê de temporada oficial é algo tão recente eu acredito que essa ficha ainda não caiu para boa parte do público (e sejamos sinceros que o otaku médio também não é lá um exemplo de maturidade que consegue aceitar fatos contrários ao seu ponto de vista).
A questão é: antes desses fãs estarem fazendo um 'serviço' ou 'favor' ao público eles estão cometendo um crime, um que raramente é julgado mas que continua sendo um crime.
E eu não estou cuspindo no prato que comi ao falar disso, tenho total consciência de que se não fosse pelos fansubs provavelmente não teria consumido nem 95% do que vi de anime, e é um número maior ainda quando eu falo de mangás que tem ainda como a suprema maioria das coisas que
consumo advindas de scans, não acho errado a existência de fansubs e scans, pra mim se a pessoa não tem condições de consumir o produto pirateia mesmo porra, tu já não ia dar dinheiro pra eles mesmo. Eu mesmo só comecei a assinar o Crunchyroll no meio do ano passado.
Eu tenho consciência do que minhas ações representam, já o otaco médio teima em afirmar que o joãozinho fansub tem o real direito de distribuição de Boku no Hero não a empresa que pagou por isso.
Sobre a parte das ações que a crunchyroll fizeram para com os sites de fansub eu não corri muito atrás, tenho certeza que eles sabem que essas ações não vão parar com os fansubs (lembram quando diziam que a pirataria de filme ia acabar com o fim do megafilmes?) acho que isso é
mais uma 'demarcação de território' que qualquer outra coisa, você talvez se lembre um tempo atrás da JBC mandado tirar seus mangás licenciados dos leitores de scans 'do nada' e bem, não foi apenas uma epifania do Cassius naquela época de falar "é hj que eu acabo com a pirataria"
Acontece que poucos dias antes do ocorrido o mangás project (sério todo mundo sabe qual é o site não vou ficar falando por códigos) tinha começado a oferecer um plano pago de assinaturas para desbloquear certas features no leitor deles
na época ficou bem claro que a movimentação da JBC foi meio que um aviso, eles delinearam uma linha bem clara sobre até onde vai a vista grossa com as scans, foi tanto só um aviso que você pode voltar a ler novamente na maioria dos leitores todos os títulos licenciados pela JBC
Então é isso que eu acho que a Crunchyroll fez: eles delinearem alguma linha, meio que pra mostrar quem é quem manda. Eles sabem que não vão ganhar da pirataria, sabem que se fecharem todos os maiores sites eles só vão se fragmentar ainda mais ficando mais difícil impor limites.
Por isso que no fim eu deixo a mensagem de: aceita que dói menos, mas relaxa que você ainda vai poder ver seu Boruto (?) de graça.
(Inclusive baixem Gridman pra caralho pq não tem oficial no Brasil e é mto bom)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Genius Director Kojumbo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!