, 17 tweets, 9 min read Read on Twitter
OS RECUOS DO GOVERNO BOLSONARO

Seja por pressão de aliados, dos seguidores ou dos filhos, o governo Bolsonaro acumula uma série de recuos em dois meses.

Siga o fio e relembre os principais.
Os recuos iniciaram na transição, com a desistência da fusão de Ambiente e Agricultura. "Serão 2 ministérios, mas com uma pessoa para a defesa do meio ambiente sem o caráter xiita, como nos últimos governos", disse Bolsonaro.

bit.ly/2EGOoO3

Marcelo Teixeira/Reuters
Ainda em novembro, Bolsonaro primeiro havia dito que o ministério do Trabalho seria extinto, depois que manteria o órgão. Por fim, em dezembro, o governo confirmou que a pasta perderia o status de ministério e seria dividida em três.

bit.ly/2EFHjx3

📷 Folhapress
Logo no 1º dia de governo Onyx Lorenzoni descartou o decreto de aumento do salário mínimo no dia da posse. Mas o presidente resolveu assinar algumas horas depois o documento com reajuste --que foi de R$ 954 para R$ 998.

bit.ly/2EGOSDR

📷 Eduardo Anizelli/Folhapress
Ao exonerar 320 servidores da Casa Civil num processo de “despetização” do governo, Onyx paralisou o trabalho da Comissão de Ética Pública, que perdeu 16 de 17 funcionários. Dias depois, os servidores foram readmitidos.

bit.ly/2H90Xn0

📷 Pedro Ladeira/Folhapress
Em 4 de janeiro Bolsonaro anunciou o aumento da alíquota do IOF e a redução de uma das faixas do Imposto de Renda. Onyx Lorenzoni foi escalado para explicar que o presidente havia se enganado.

Temos uma thread que conta toda a história
⬇️⬇️

Onyx prometeu divulgar metas para os 100 primeiros dias, o que não aconteceu mesmo após duas reuniões de Bolsonaro com seus 22 ministros. Em 8 de janeiro, o general Augusto Heleno, do GSI, desmentiu a existência desse plano.

bit.ly/2INmVy8

📷 Pedro Ladeira/Folhapress
Em entrevista ao SBT, Bolsonaro considerou uma base militar americana no Brasil. O chanceler Ernesto Araújo confirmou a intenção na sequência. A ideia, que causa urticária ao alto oficialato, foi logo descartada.

bit.ly/2INnS9G

📷Marcelo Camargo/Ag. Brasil
Bolsonaro havia colocado dúvidas sobre a continuidade do acordo Boeing/Embraer fechado em dezembro. Mais uma vez, o general Augusto Heleno, chefe do GSI, desmentiu o presidente ao dizer que o governo não pensa em interromper o negócio.

bit.ly/2EDKFRa

📷 Divulgação
O presidente substituto do Incra revogou memorandos circulares do próprio órgão que haviam paralisado o programa de aquisição de terras para reforma agrária no país por terem sido “sem anuência da presidência do Incra".

bit.ly/2T7A36c

📷Divulgação
O MEC anulou as mudanças no edital de compra de livros didáticos que havia deixado de exigir das editoras referências bibliográficas e o compromisso com a agenda da não violência contra mulheres.

Também temos thread que explica melhor o que houve
⬇️⬇️
De novo o MEC: o ministério enviou a escolas do país email em que pedia para que alunos, professores e funcionários cantassem o hino nacional em frente à bandeira do Brasil e que o momento fosse gravado. Por fim, recuou.

bit.ly/2H6aD1z

📷Eduardo Anizelli/Folhapress
No mais recente dos recuos, após pressão nas redes e do próprio Bolsonaro, Moro revogou a nomeação da especialista em segurança pública Ilona Szabó como membro suplente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

bit.ly/2TpijCz
📷Bruno Santos/Folhapress
Ilona é contrária ao afrouxamento das regras de acesso a armas. O episódio causou desconforto a Moro, nomeado ministro com o compromisso de carta branca do presidente.

bit.ly/2TpijCz

📷Ueslei Marcelino/Reuters
Não foi o primeiro recuo de Moro, que já teve de ceder em temas como decreto de armas e caixa dois.

bit.ly/2Tkk1oR

📷Pedro Ladeira/Folhapress
A reforma da Previdência já foi palco de inúmeros recuos antes da proposta oficial. Com o anúncio de idade mínima de 65 (H) e 62 (M), Bolsonaro já acena para 60 no caso feminino. Isso surpreendeu a equipe de Paulo Guedes.

bit.ly/2XyQlDM

📷Pedro Ladeira/Folhapress
Fim da thread (ou não, se mudarmos de ideia).
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Folha de S.Paulo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!