, 8 tweets, 2 min read Read on Twitter
Sou tão vidrado em reuniões presidenciais que escrevi livros sobre três delas: Médici e Nixon (1971), Lula e Bush (2002) e Alfonsín e Sarney (1985). Se você quer entender como funciona e para que serve a diplomacia, estude como se monta uma operação dessas.
Bem planejadas, essas visitas podem transformar a posição do Brasil no mundo, dar prestígio ao presidente de plantão e redefinir os termos da ordem internacional do dia. Mal concebidas, elas machucam o presidente no curto prazo e afetam interesses brasileiros de longo prazo.
Estou em Washington esta semana para entender o que está em jogo e quais os maiores riscos na visita que Bolsonaro fará a Trump na semana que vem. Ainda tenho dois dias de conversas pela frente, mas já aprendi algumas coisas. Vai aqui uma síntese.
Para Trump, esta visita importa por causa da Venezuela. Ele está preocupado pelo tema porque sente que se a pressão contra o regime amainar nos próximos 60 dias, Guaidó afundará. Trump quer ouvir o que Bolsonaro está fazendo para manter a pressão. É assim que ele medirá êxito.
O gov brasileiro está prestes a cometer erro grosseiro: vincular Bolsonaro a Steve Bannon. Há um ano e meio atrás, isso faria sentido, devido ao papel de Bannon na campanha. Hoje, no entanto, é tiro no pé. Bannon está fora do jogo, exerce influência zero e é tido como traidor.
Colando-se a Bannon, Bolsonaro manda um péssimo sinal para Trump. E deixa perplexos todos aqueles funcionários do governo americano (e são muitos) que querem fazer a relação bilateral deslanchar.
O governo americano está dividido a respeito do possível apoio ao pleito brasileiro na OCDE. Tem ministérios aqui decididos a bloquear a menção às quatro palavras mágicas no comunicado final entre os dois presidentes. Mas tem ministros trabalhando como doidos esta semana a favor.
Apenas Trump poderá dirimir o conflito entre seus ministros nesse quesito. Por isso, para fazer acontecer, Bolsonaro terá de pedir o apoio de Trump de maneira explícita no almoço que vão dividir semana que vem. Sem isso, o tema morrerá.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Matias Spektor
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!